Terezinha de Jesus
De uma queda, foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos os três, chapéu na mãoTereza de Jesus tinha cinco anos quando descobriu a história de Joana D'Arc, sentia sabê-la nos genes. Seu pai possuía o DVD de algum dos filmes da biografia de Joana e já o assistira o suficiente para atuar melhor do que a atriz selecionada.
A menina amava as cenas de luta. Simplesmente achava incrível a habilidade de Joana na espada e como ela derrotava os ingleses. Na visão da criança, aqueles golpes eram obras de arte e a atriz soube representar com maestria a grandiosidade da guerreira.
Seu pai sorria diante dessa admiração. Era reconfortante saber que sua Terezinha tinha como referência uma santa, em vez de alguma celebridade infiel. Entretanto, percebeu que ela gostava mais das cenas de ação do que da causa religiosa. Por isso, presenteou a filha com uma espada de madeira. Afinal, era perigoso lutar com guarda-chuvas.
Tereza tinha um irmão dois anos mais velho, o qual era, geralmente, seu adversário enquanto fingiam ser espadachins. Aos poucos, parou de juntar-se a ela nas lutas. Não era a paixão dele, somente dela. E esse amor pelo esporte aumentou com o tempo.
Quando Tereza completou dez anos, seu pai a matriculou em uma academia de esgrima. Não era um esporte popular e só existia entre a elite, então não havia nenhuma nas proximidades. Mesmo assim, não desistiram. Seu pai mudou de cidade só para alegrar para sua linda. A partir dali, Tereza começou a treinar.
O esforço da mudança era pequeno para o pai diante do contentamento que a prática gerava na filha. Ele jurou fazer o impossível para agradar seus filhos adotivos, pois era uma dádiva divina conseguir duas crianças mesmo sendo solteiro. Ambos eram irmãos biológicos que não desejam se separar, tampouco o novo pai almejava tal distanciamento.
Era claro o quanto Tereza amava a esgrima. Felizmente, esse amor era correspondido. Talento com o florete, possuía de sobra. Assim como Joana, podia sentir a arma como uma extensão do seu corpo e fazer os passos de forma artística. Podia se dizer que a jovem também recebera uma dádiva divina. Ou assim pensava seu pai, o qual pedia bênçãos da santa nessa jornada. Pois sim, a menina queria casar-se com o esporte tornando-se profissional.
Rapidamente, destacou-se e oportunidades maiores surgiram. O pai estava felicíssimo com a realização do sonho da filha de ser uma esgrimista. Sempre se emocionava ao pensar que sua Terezinha estava se transformando na grande Tereza de Jesus. Seu irmão também estava orgulhoso e comumente dava um jeito de mencionar seu parentesco com a potencial campeã. Só tinham a agradecer pelo chamado da Santa Joana D'Arc enviado à jovem.
Obviamente, a glória não era a única composição da vida de um atleta. Os relacionamentos com esportes tinham altos e baixos, como os interpessoais. Conforme a jovem era considerada apta para participar de grandes campeonatos, vieram as cobranças. O caminho escolhido não permitia que fosse um amor gratuito. Isso porque o Brasil nunca teve tradição na esgrima, esporte pouco divulgado. Nesse contexto, ela era vista como uma esperança para atrair atenção.
A mídia esportiva brasileira não cobria suas lutas incríveis, mas aqueles que conseguiam acompanhar eram sempre elogiosos. Diziam que Tereza tinha uma missão enviada pelos Céus envolvendo a esgrima e isso a contentava muito. Ela nunca recebeu uma visita do Arcanjo Miguel, nem da Santa Catarina de Alexandria e muito menos da Santa Margarida de Antióquia. Mesmo assim, sentia-se especial com todas essas falas. Esses comentários eram como o esporte lhe fazia carícias.
Os problemas começaram quando chegou aos campeonatos internacionais. Tereza de Jesus era destaque em relação às brasileiras, porém, contra as adversárias estrangeiras, lutava de igual para igual. Os jornalistas europeus, nativos de onde o esporte era mais apreciado, contavam sua glória e alertavam as atletas do trabalho que teriam com ela. Tamanha expectativa tornava-se um peso quando ela não saía vitoriosa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Terezinha de Jesus {Conto}
ContoTereza é uma esgrimista em busca do profissionalismo, mas ela vai descobrir que viver do esporte não é tão fácil assim. Sorte que ela tem três cavalheiros para apoiá-la. 🎵 Baseado na música Terezinha de Jesus