Introdução

726 36 2
                                    


 
Diariamente somos bombardeados com notícias que nos deixam alarmados e surpresos: violência, fome, preconceitos, crimes, exploração descontrolada dos recursos naturais, superaquecimento global...
São tantos os problemas que às vezes parece que alguma força divina nos abandonou nos deixando à mercê da bagunça toda que fizemos, dos problemas que nós mesmos criamos. Se a Terra está sob a regência do que alguns chamam de Deus, ele tem se mostrado extremamente ineficiente e incapaz de governar o mundo, que atualmente se assemelha à casa de uma família quando a mãe sai de férias e tudo fica a encargo do pai, tentando gerenciar o lar e os filhos ao mesmo tempo. Tudo vira um caos. Nosso planeta se encontra assim, caótico! Pessoas sem rumo, vidas sem objetivos, falta de ética. Essa é a assombrosa visão da sociedade contemporânea. O pai parece que não tem conseguido educar bem os seus filhos. Os valores que geralmente nos são transmitidos através da figura materna parecem que andam em falta. O motivo para isso é óbvio: o mundo tem crescido durante milhares de anos sem sua mãe, a Deusa. É hora de devolvê-lo à sua antiga governante!
A Wicca é uma das poucas religiões na atualidade, se não a única, que se propõe novamente a celebrar uma divindade feminina como Criadora de toda vida. Num momento onde sofremos seguidamente com as marcas que as religiões androcrásticas e heteronormativas nos deixaram, é compreensível que a Wicca seja uma das religiões que mais cresce no Ocidente. 
As pessoas não se satisfazem mais com as religiões corruptas e políticas, de visões ultrapassadas sobre o mundo, com os mesmos discursos vazios que deixaram de nos inspirar há tempos. A Wicca é uma resposta a toda esta falta de significado espiritual proporcionada ao longo dos tempos pelas religiões que não fizeram outra coisa a não ser explorar o mundo e os seres humanos. Por ser uma religião altamente individualizada e de característica celular, a Wicca tem se demonstrado uma religião perfeita ao homem moderno. Nela não há espaço para manipulações, joguetes políticos ou inadequação ao mundo contemporâneo. A Wicca é diferente para cada pessoa ou grupo. Tem sido assim desde o seu início e seguirá o sendo por muito mais tempo.
Mesmo assim, ela não escapa dos vícios da natureza humana. Nela, existem aqueles que ainda contaminados por séculos de patriarcado insistem em sustentar o discurso da verdade única e irrefutável. Diariamente nos deparamos com praticantes que em sua ortodoxia não economizam energia em soltar farpas naqueles que pensam diferente e desafiam sua falsa autoridade. Os que são acostumados a freqüentar listas de discussão, chats e comunidades na Internet estão mais do que habituados a ver isso seguidamente, num padrão repetitivo sem fim.
O mais triste é ver aqueles que iniciaram o seu caminho na Arte com sinceridade, exatamente por ela oferecer uma visão espiritual libertadora e diferente daquelas encontradas nas religiões convencionais, serem contaminados por tais pessoas e se transformarem exatamente no oposto daquilo que procuravam no início de sua busca pela Wicca. Uma frase mais do que apropriado a estas pessoas repousa nas sábias palavras de Victor Anderson, o fundador da Tradição Feri de Bruxaria: “Não se transforme naquilo que você rejeita!”
 
Em seu último discurso Doreen Valiente, uma das primeiras iniciadas de Gerald Gardner e considerada a Mãe da Wicca, proferiu as seguintes palavras
 
"Aos iniciados nos antigos Mistérios Pagãos era ensinado dizer 'Eu sou filho da terra e do céu estrelado e não existe parte de mim que não seja dos Deuses'. Se hoje em dia acreditamos nisto, então veremos que isto é não só verdade para nós, mas também para outras pessoas. Devemos, por exemplo, cessar as tolas discussões entre covens porque fazem coisas de maneira diferente do modo que nós o fazemos. Esta é a razão pela qual me separei de Robert Cochrane, porque ele queria declarar uma espécie de Guerra Santa contra os seguidores de Gerald Gardner em nome da Bruxaria Tradicional. Isto não teve sentido para mim, porque me    pareceu,       e ainda me      parece, que     como Bruxos, Pagãos         ou independentemente de como decidamos nos chamar, o que nos une é muito maior do que o que nos separa".
Dizia isso nos 60, durante os dias da antiga Associação de Estudo de Bruxaria, e o repito hoje. Entretanto, desde aquilo temos feito um grande progresso em minha opinião. Nos espalhamos literalmente por todo mundo. Somos um movimento criativo e fértil. Inspiramos a arte, a literatura, a televisão, música e a investigação histórica. Vivemos sob a calúnia e o abuso. E sobrevivemos à traição. Assim me parece que os 'Poderes Que São ' devem ter um objetivo para nós na Era de Aquário que entra. Que Assim Seja".
 
Doreen, como muitos ao redor do mundo, deu sua contribuição inestimável para a Arte se transformar naquilo que é hoje: uma religião sem fronteiras e que procura se manter distante dos vícios das religiões dominantes. Suas sábias palavras devem inspirar todos aqueles que no alto de sua ilusão se acham os proprietários da Wicca ou os únicos Wiccanianos verdadeiros.
Este livro é uma contribuição na luta, que muitos hoje estão travando ao redor do globo, para que você não se deixe manipular por tal tipo de gente. Esta obra é, ainda, uma resposta à quantidade de informações equivocadas e incoerentes que têm sido veiculadas na Internet e meio oficiais de distribuição literária sobre a Wicca e que tem confundido e mal orientado os que estão começando na Wicca agora. É um filho da Anarquia e por isso foi escrito para ser distribuído gratuitamente. Isso significa que pode compartilhá-lo livremente com amigos e outros praticantes da Arte, desde que sejam mantidos os créditos a mim e você não faça dinheiro com essa distribuição. Qualquer pessoa que estiver pagando para adquirir esta obra deve denunciar imediatamente esta violação de direitos.  Escrevi este livro para ser um presente a todos os leitores de minha obra mais conhecida, “Wicca- A Religião da Deusa”, que no próximo ano comemora seu 10º aniversário de publicação. A presente obra é minha maneira singela de agradecimento por termos sido fiéis companheiros ao longo destes 10 anos. Juntos ajudamos a construir a história da Wicca no Brasil, que está apenas em seu início.  Espero que este livro possa inspirar você a permanecer fazendo sua parte nessa construção continuamente.
Jung certa vez afirmou que um novo mitologema estava emergindo por meio de nossos sonhos, pedindo para ser integrado em nossas vidas: o mito da antiga Deusa que governou a terra e o céu antes do advento das religiões patriarcais. Negada e suprimida durante milhares de anos de dominação masculina, Ela reaparece num momento de intensa necessidade. 
Nossa mente está trazendo novamente a imagem da Deusa através de sonhos e insights que durante anos foram ignorados por nós. Embora não sejam objetos literais, essas representações simbólicas são reais, poderosas e agora emergem como configurações energéticas provenientes de níveis muito profundos do nosso mundo interior para proclamar o Retorno da Deusa!
O que dizíamos há 10 anos, hoje é realidade: a Deusa não está voltando, Ela já está aqui entre nós!
 
Que sejamos todos abençoados,  ~Claudiney Prieto.
 
Beltane, 09º ARD.
 
 

Wicca para TodosOnde histórias criam vida. Descubra agora