Biografia dos Principais Nomes da Wicca

14 0 0
                                    


 
 
Gardner foi fundamental para o processo de construção e renascimento da Bruxaria Moderna. Ele passou mais de 30 anos no Extremo Oriente plantando chá no Ceilão e borracha na Malasia, onde de  1921 a 1936 foi agente alfandegário para o Governo Colonial Britânico. Tendo viajado o mundo desde muito cedo, conheceu diferentes culturas e expressões religiosas. O Ocultismo sempre o fascinou.
Depois de mudar para o Extremo Oriente, Gardner ficou muito interessado em Misticismo e até escreveu um manuscrito sobre as Keris e publicou os aspectos tradicionais de onde esses itens vieram. Uma das coisas tradicionais na Ásia é o Xamã arremessar uma faca.
Foi em uma de suas buscas por contrabanditas, enquanto trabalhava como oficial britânico, que ele tomou conhecimento da tribo Dayak e presenciou alguns de seus rituais xamânicos. Isso fez com que Gardner começasse a indagar-se se rituais parecidos poderiam ser encontrados em sua Terra natal, Inglaterra.
Em 1940, com o advento da Segunda Guerra Mundial, Gerald Gardner voltou para a Inglaterra e se mudou para uma área considerada sagrada, chamada New Forest.
Gardner era um naturista. O naturismo era a maior moda na Inglaterra em meados da década de 20 e 40. Campos naturistas apareciam em todos os lugares e um deles floresceu em New Forest que era um bom lugar para a prática.
Gerald Gardner começou a freqüentar este acampamento naturista regularmente e foi assim que ele provavelmente encontrou alguns dos primeiros ocultistas de New Forest.
Eles eram Rosacruzes, pois no condado de Christchurch e ao redor desta área havia o primeiro Teatro Rosacruz da Inglaterra, como foi nomeado. Assim, Gardner se envolveu  com o Teatro Rosacruz, em Greenwood e provavelmente foi lá que ele conheceu os membros do que ele nomeou como Coven de New Forest. As pessoas que ele conheceu eram membros de uma organização oculta chamada Sociedade de Crotona, que era Franco-Maçônica e Cristã Gnóstica. Muitas das práticas disponíveis às pessoas naquela época eram sobre Magia Cerimonial e Alta Magia. Gardner era um leitor ávido e havia muitos livros aparecendo e um deles era o "Deus dos Bruxos" de Margaret Murray e "O Culto das Bruxas na Europa Ocidental".
Atualmente, alguns subestimam o trabalho dela dizendo que não há evidência de sobrevivência do culto das Bruxas. Mas na época tais teorias eram comumente aceitas e Margareth Murray gozava de fama e prestígio. Provavelmente Gardner, como muitos outros, aceitou as teorias do Culto das Bruxas na Europa Ocidental sustentadas por Margareth Murray e acreditava profundamente que existia!
E quando ele se envolveu com a Sociedade de Crotona realmente acreditou que eles praticavam Bruxaria e que este era um grupo sobrevivente desta antiga Religião, os herdeiros e depositários deste antigo culto.
Gardner encontrou vários problemas pois certamente, voltando na década de 40, o termo "Bruxo(a)" não soava muito bem e então ele provavelmente foi expulso da Sociedade de Crotona pois os chamava abertamente de Bruxos e afirmava que o grupo era um dos poucos Covens sobreviventes da antiga Bruxaria.
Quando ele publicou seu primeiro livro, "High Magic's Aid", provavelmente já não fazia mais parte da Sociedade de Crotona e por isso afirmava que tinha sido impedido de divulgar os rituais das Bruxas pelo Coven onde tinha sido iniciado. Posteriormente alegou que sua expulsão do grupo se deu pelo fato de revelar mais do que deveria sobre seus rituais.
Mas ele acreditava que havia Bruxaria em algum lugar e então começou a criá-la por si mesmo e passou a redigir os primeiros rituais daquilo que se tornaria o Canon Wiccaniano, a primeira versão do Livro das Sombras. 
Gardner estava tão desesperado pelo reconhecimento do que  tinha começado a criar que foi até Aleister Crowley pedir para redigir alguns rituais para ele. Muitos ignoram que a Carga da Deusa, que é usada por muitas pessoas na Wicca hoje, têm origem não somente em Doreen Valiente (uma das primeiras Sacerdotisas de Gardner), mas também em Aleister Crowley, ao menos os versos deixados.
Certamente Gardner pagou a Aleister Crowley uma soma de dinheiro para escrever a Linha Wicca para a Ordo Templi Orientis, a Ordem de Crowley. Foi então que Gardner começou a criar o que ele estava buscando.
Quando chega a década de 60 as pessoas começam a rejeitar muitos dos valores existentes na Grã-Bretanha e passam a se interessar pelo Ocultismo novamente. É neste processo que um grande número de pessoas se junta ao Coven de Gardner e uma delas foi Doreen Valiente, que era extremamente culta e conhecedora dos diversos autores ocultistas correntes na época.
Doreen olha o material que Gardner tinha, pois ele possuía textos de diversos autores os quais havia pago, e percebe a influência deles nos escritos, incluindo Crowley. Ela então diz a Gerald que nada daquilo fazia qualquer sentido e de acordo com a "lenda" Gardner afirma a Doreen que ele tinha recebido os rituais fragmentados de seu antigo Coven e que teria usado as idéias e textos dos autores para preencher as lacunas. Ele solicita, então, a ajuda de Doreen que passa a colocar todos os textos em ordem e a adicionar sua própria poesia aos rituais Se podemos chamar Gardner de pai da Bruxaria Moderna, Doreen Valiente é a mãe. Ela é uma figura tão importante quanto Gardner!
Posteriormente ela se separou dele para fazer as coisas à sua própria maneira, como muitas de suas Altas Sacerdotisas, mas sua figura foi vital para conferir a Wicca grande parte dos seus textos e rituais que incluem não só a Carga da Deusa, mas também o Grande Rito Simbólico e a versão do Livro das Sombras Gardneriano atualmente em circulação.
No entanto, o mais importante em Gardner é que ele começou a fazer as coisas se moverem. Antes de Gardner para estar envolvido com o Ocultismo na Inglaterra você precisava ser da alta classe, ser rico e ter dinheiro. O que Gardner fez foi trazê-lo da alta classe para a classe média.
Gardner nunca chegaria a ver o impacto que suas idéias causariam no mundo. Retornando de suas férias a bordo de um navio, sofreu um ataque fulminante do coração em 12 de fevereiro de 1964. Foi enterrado um dia depois no porto seguinte na costa da Tunísia, em Tunis, num funeral onde esteve presente somente o Capitão do navio em que viajava
Quando Gardner sai de cena a Bruxaria, que mal acabava de ter renascido, talvez teria morrido não fosse o aparecimento de uma figura não menos controvertida que ele: Alex Sanders.
Quando Alex Sanders apareceu ele deu um outro passo na história da Wicca, levou o Ocultismo da classe média para a classe baixa, a operária.
Alex Sanders, o aclamado "Rei das Bruxas", viveu grande parte de sua vida em Manchester na Inglaterra e ficou muito interessado na Arte. Ele procurou uma Sacerdotisa Gardneriana, Patricia Crowther, que é uma das Grandes Sacerdotisas originais de Gardner, para iniciá-lo.
Patricia na mesma hora "não foi com sua cara" e o repudiou desde o início, se recusando a iniciá-lo. Há cartas que comprovam isso e que demonstram que Sanders tentou entrar no Coven dela numa época em que ele ainda não era Bruxo.
Em sua busca ele encontra uma das Sacerdotisas renegadas de Patricia Crowther chamada Patricia Kopanski, que o recebeu na Arte e o iniciou.
No entanto o que Alex Sanders reivindicava, e que não é fato, era que sua Avó chamada Bibby   tinha o iniciado quando ele era criança.
Segundo sua história lendária, um dia quando chegou em casa encontrou sua Avó nua na cozinha, realizando encantamentos ao redor de um caldeirão. Ela o chamou e então, totalmente nú no meio do Círculo, picou seu escroto com o athame e o início na Arte.
A história obviamente foi fabricada pois até Maxine, sua esposa, confirmou isso em certa ocasião em entrevistas e Bruxos proeminente iniciados por eles. Alex Sanders aparecia com lendas e mitos sobre si mesmo que não têm nenhuma base na realidade o que alguns consideram uma pena, já que ele era um homem  genial, talentoso e de conhecimento. 
Porém todo o seu conhecimento foi adquirido através de livros e trabalhos de outras pessoas a quem ele jamais deu crédito. Ele usava o trabalho das pessoas para ilustrar seus resumos e esta foi a tragédia de Alex Sanders. Os ensinamentos que ele fornecia eram, na maioria, trabalhos de outras pessoas e retirados de livros.
De muitas formas, o presente que ele nos deixou e que foi seu legado é ter aberto a Arte para tantas pessoas e também introduzir o aprendizado no processo de Treinamento. Nos tempos passados, de Gerald Gardner, não havia aprendizado dentro dos Covens. O Treinamento consistia unicamente em observar, memorizar e reproduzir o que era feito sem qualquer embasamento teórico ou filosófico. O Estudo da Arte nos Treinamentos Mágicos dentro dos Covens foi puramente fomentado por Sanders.
Este foi seu legado: ensinar a Arte para outros. Mas, o que ele ensinou muitas vezes está distante de ser Bruxaria!
Ele, assim como muitas outras pessoas que apareceram na Arte naquela época,  não estavam praticando Bruxaria ou Paganismo e sim um misto de Magia Cerimonial, com uma pitada de Folclore Pagão e um apanhado de Hermetismo, Cabala e outros sistemas para arrematar.
Isto tem tanta relação com a Bruxaria, quanto o Cristianismo teria: nenhuma!
Porém a Bruxaria estava apenas no início de sua redescoberta.
Opiniões sobre Alex Sanders variam consideravelmente. Ele foi chamado de Grande Mago, charlatão e Rei dos Bruxos. Seus iniciados, de toda forma, afirmam categoricamente que ele acreditava nos Deuses e especificamente na Deusa de todo o seu coração. A Deusa representava muito para Alex Sanders. Mas, apesar de todas as suas habilidades e fé ele nunca conseguiu fugir do fato de ser um "showman" durante toda a sua vida, desde o dia em que se tornou um Bruxo até o dia de sua morte. No entanto, sua influência e legado sobre a Bruxaria são inegáveis. 
Gerald Gardner e Alex Sanders representaram muito para a Bruxaria. Sem eles, a Wicca como a conhecemos hoje jamais existiria. E por isso eles devem ser bem lembrados por nós, pela abertura que foram responsáveis.
É fundamental para qualquer praticante da Wicca conhecer a sua história. Muitos são aqueles que hoje se dizem praticantes da Arte e que sequer são capazes de reconhecer os nomes ou as importantes biografias daqueles que foram os artífices de nossa religião. É chegada a hora de reparar esse equívoco, pois se não conhecermos nosso passado jamais saberemos como caminhar no futuro. Conhecer as origens da Wicca é vital para o processo de solidificação de  identidade, é mais do que nossa obrigação.
Todas as pessoas que surgiram na década de 40, 50 e 60 como Gerald Gardner, Doreen Valiente e Alex Sanders nos presentearam com o renascimento da Bruxaria, que tem estado em franco desenvolvimento desde então. Com os esforços destas pessoas e de muitas outras, incluindo você, estamos ganhando e construindo uma nova religião para um novo tempo. Esta é a verdadeira chave para a Magia e para os Mistérios!
 
 
GERALD GARDNER (1884-1964)

Wicca para TodosOnde histórias criam vida. Descubra agora