Grito eterno da sereia

60 18 106
                                    

   O navio baleeiro é carregado de homens calejados de viverem no mar, que deixam as famílias sem notícias por meses ou até mesmo anos

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

O navio baleeiro é carregado de homens calejados de viverem no mar, que deixam as famílias sem notícias por meses ou até mesmo anos. Eles se despedem com o pensamento de nunca mais voltarem. A vida no mar é perigosa e desastrosa. Apenas os mais desgraçados imergem para dentro do coração do mar.

Com todos a bordo, içam a vela principal e erguem a âncora. Os marujos fazem filas e prestam o seu respeito ao mastro - ritual do qual fazem sempre que começam uma nova jornada. Acredita-se que se um dos homens não realizar o ritual, o mar se revoltará e eles não terão mais a proteção de seu navio. O marinheiro que preze a própria vida nem sonha em passar reto do mastro sem concluir o ritual. No navio baleeiro é proibido mulheres. Assim como acreditavam que deveriam mostrar devoção ao mastro, acreditavam que mulheres traziam azar.

Na cabine, o capitão estende o mapa sobre a mesa e abre a caixinha agulha para analisar novamente o trajeto. Ao seu lado está o seu braço direito de anos. Desbravaram juntos os desconhecidos e, juntos, viram de tudo. Ambos encaravam o mapa e traçavam com um objeto pontiagudo o destino. Teriam a baleia e o seu óleo.

Na proa se encontrava Tomás. É a primeira vez que está em um navio de verdade. Ele resolveu seguir os passos do pai e do avô, apesar de não gostar muito do mar. O garoto ouviu muitas histórias de velhos marinheiros e por isso começou a puxar o ar pelo nariz desesperadamente. Esperava que não desse de frente com uma baleia gigantesca como a tripulação do Essex. Queria sair vivo dali provando que é corajoso como o pai e o avô.

O capitão abandonou a cabine e instruiu os marujos, fazendo Tomás despertar. Homens indo de um lado para o outro, gritando instruções. Tomás era o único que não tinha ideia por onde começar, a maioria já participara pelo menos de uma viagem de barco.

"Amurado por estibordo!", gritou o capitão. Velejarão recebendo o vento pelo lado direito do barco.

Tomás beijou o anel de família, tomou o seu posto e foi para o trabalho fora da agitação, na cozinha. Ele será o responsável por preparar refeições para a tripulação faminta. Seu pai, ex- marujo, disse-lhe para ter paciência porque um dia conseguirá um posto de mais honra. Pra ser sincera, o garoto de quase vinte e dois anos não se importou com o trabalho que lhe foi designado. Ele não sabia muita coisa sobre barcos – desde pequeno se fazia de desinteressado sobre as partes mais técnicas.

O tempo estava ótimo. O mar calmo; por enquanto. As coisas estavam tranquilas, dando a sensação de que até o final nada sairia do controle.

Foi-se já seis meses de viagem. Houveram algumas complicação básicas. O capitão sabia que, conforme se aproximavam do local onde há mais possibilidade de conseguir a baleia, a situação se reverteria. Conhecia as histórias contadas pelos velhos baleeiros e, como se já não fosse muito, vivera pessoalmente um punhado delas.

"Escutem bem o que vou lhes dizer! Essa viagem não será fácil para ninguém. Morrerão muitos de nós, não tenham duvidas disso. Mesmo os não navegadores sabem sobre o Essax. O caminho que tomaremos será o mesmo, portanto mantenham-se firmes e, se caso eu tiver me juntado ao mar, escutem o Braço Direito. Ele os orientará. Se meu compadre também se juntar e não tiver mais ninguém para quem seguir as ordens, pois então sigam as da razão. Aqui não é brincadeira, rapazes. Não se precipitam se querem voltar para as suas casas em segurança. Tomem decisões juntos. Sempre.", a tripulação deu um grito de guerra e o capitão atirou de volta.

O RELÓGIO TIQUE TAQUE, MEIA NOITEOnde histórias criam vida. Descubra agora