A chacina de Pioz - o caso que chocou o Brasil e a Espanha.
No dia 17 de agosto ( 2016) uma família paraibana foi morta, esquartejada e teve partes do corpo enterradas na cidade de Pioz, na Espanha. Condenado pelo crime, Patrick Nogueira Gouveia, sobrinho de uma das vítimas, recebeu mensagens de um amigo da Paraíba, Marvin Henriques, que "deu dicas" de como proceder.
"Eu falo com muita tristeza, com muita revolta, raiva mesmo no coração, de saber que uma pessoa poderia ter evitado a morte do meu irmão, e ela simplesmente ficou rindo dos corpos das crianças sendo assassinados, rindo da mulher do meu irmão sendo assassinada, incentivou a matar o meu irmão, a esquartejar meu irmão, a como fugir, ele incentivou Patrick a cometer todo o crime", desabafa Walfran Campos, irmão de Marcos Campos, o último a ser morto por Patrick.
Patrick está detido desde 2016, quando se entregou às autoridades e confessou ter assassinado e esquartejado os tios Janaína Américo, de 40 anos; Marcos Campos Nogueira, de 39 anos; e os filhos do casal, de 1 e 4 anos de idade. No início de novembro de 2018, ele foi considerado culpado por um júri popular.As conversas entre Patrick Gouveia e Marvin Henriques aconteceram via WhatsApp, no dia do crime. Elas revelam o desprezo de Patrick pelas vítimas e a atuação de Marvin na chacina.
Patrick detalha o crime para o amigo Marvin na conversa, enquanto esperava o tio chegar na casa.
Em um dos trechos, após esquartejar Janaína Américo e as duas crianças, Patrick comenta com Marvin que “para abrir alguém no meio dá trabalho demais”. Ao que Marvin responde "eu imagino, deve ser duro". Em seguida, Patrick matou Janaína e só depois, quando Marcos chegou em casa, ele também foi assassinado.A conversa entre os dois acusados foi registrada pela polícia espanhola entre as 15h55 do dia 17 de agosto até as 6h57 do dia 18 do mesmo mês, ambos horários da Espanha.
Após Patrick relatar como matou a tia e dois primos, Marvin pergunta quem ele matou primeiro. Durante a conversa, Marvin se mostra compreensivo com o amigo e chega a dar dicas, como o fato de Patrick tentar enterrar os corpos e na forma de abandonar o casa onde a família foi assassinada. “Sai pela frente mesmo, de manhã, como se fosse caminhar ou algo do tipo. Sei lá. De madrugada pode parecer suspeito. Mas eles não vão descobrir nem tão cedo as mortes”, comentou Marvin.
O assassino confesso brinca com o amigo sobre a morte do tio, Marcos Campos Nogueira.
De João Pessoa, por meio do aplicativo de mensagens, Marvin alerta Patrick em não deixar rastros na cena do crime. “Ajeita essas luvas direito. Deixa eu ver aqui o que mais [tem a ser feito]. Tem alguma coisa por aí? Ou alguma coisa que ligue a você?”, após a resposta negativa de Patrick, o amigo acusado de participação no crime de Marcos Campos Nogueira responde.“Beleza. Então está tranquilo, mas tem que ficar pensando minuciosamente, para não dar merda”, conclui Marvin. Em um outro momento, enquanto espera o Marcos retornar do trabalho, após matar a tia e os primos, esquartejá-los e limpar o local dos assassinatos, Patrick comenta que achou que fosse vomitar, mas que não sentiu nojo e chegou até a rir no início do esquartejamento e, por fim, a ter raiva pelo esforço de esquartejar as vítimas.
Na conversa dos dois, Patrick chegar a questionar se é de fato psicopata. “Eu acho que não sou psicopata, não. Apenas não ligo para as coisas”. Em um outro momento, Patrick brinca com Marvin, criando hipóteses de como o amigo reagiria se estivesse no lugar dele. “Eu fico me perguntando como tu reagiria, o que tu ia dizer, fazer e depois dar uma gaitada”. Marvin responde que iria rir e Patrick complementa “tu deve ser doente feito eu mesmo”.
Absolvição de Marvin ( o cara de camisa preta que estava dando dicas a Patrick)
A Justiça, após análise da peça da defesa, entendeu que Marvin não participou do homicídio e que não praticou nenhum crime tipificado no Código Penal Brasileiro, decidindo assim pela absolvição sumária. A sentença é da juíza Aylzia Fabiana Borges Carrilho, do Segundo Tribunal do Júri da Capital.Na sentença, a juíza argumentou que "não restam dúvidas que os fatos narrados na denúncia, no que diz respeito ao réu Marvin, não constituem uma infração penal. No máximo, poderiam ser considerados como sendo atos preparatórios; contudo, em nosso ordenamento jurídico não há tipicidade em condutas subjetivas".
"O sentimento de uma história como essa que abalou o mundo, a Espanha, o Brasil, que todos acompanharam, viram a brutalidade, a falta de compaixão, a falta de sentimento, de uma família sendo assassinada, de uma pessoa participar por telefone e ficar rindo, instigando, motivando a outra pessoa a matar, a esconder os corpos, a esquartejar e sair da casa sem que ninguém percebesse, dizer que isso não é um crime é chamar todos os paraibanos de idiota, é dizer que a Justiça não vale para nada nesse país", revela irmão de uma das vítimas.
* Patrick nogueira ( cara algemado) foi sentenciado a prisão perpétua, exames constam deformações cerebrais. O réu é totalmente sem empatia e frio. Não demostra ter sentimentos.
*. Anos antes enquanto ainda estava no Brasil Patrick esfaqueou seu professor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Crimes Reais
Non-Fiction*Este livro possui a intenção de "inspirar" e muito menos "incentivar" a prática criminosa.* Este documento possui informações de casos que você não pode deixar de conhecer. Sejam bem-vindos ao livro Crimes Reais! Aqui serão postados conteúdos sob...