A ASSIMILAÇÃO e ACEITAÇÃO do diagnóstico.
Já li diversas vezes que depois do diagnóstico os familiares passam pelo "LUTO".
Até pensei algumas vezes que talvez eu "entraria" nesse tal luto que ouvi falar na época porém, não acredito mais nessa fase, pois hoje, graças à Deus e ao esforço de todos à volta do CAMPEÃO, as terapias e orações estão surtindo efeito. E hoje, mesmo que o significado da palavra Luto, por certas pessoas que dizem passar por isso ao receber um diagnóstico de AUTISMO, seja para referenciar ao "filho que idealizou na barriga e que não existe mais", "que os sonhos e projetos que tinham para o filho (ou filha) diagnosticado com autismo foram "água abaixo", penso que falar (e propagar essa "idéia") LUTO seja algo tão devastador, triste de se dizer e torna tudo bem mais difícil.
Hoje penso: Por que um autista não pode alcançar seus sonhos? Independente do grau em que se encontre na escala do autismo, por que não pode ser feliz mesmo do jeitinho que se é? Quem disse que felicidade está em coisas materiais??? Hoje percebo o valor de um sorriso, de um olhar que você pode receber do seu filho, de um copo que ele segura com firmeza ao tomar água, de um degrau de escada que ele consegue subir sem cair, dentre tantas outras conquistas que eu, particularmente, jamais havia tido em toda minha vida e que hoje eu tenho tanto prazer e alegria quando CAMPEÃO conquista essas pequenas vitórias pessoais dele.
Percebo que a vida nos impõe certas limitações/desafios, mas que com amor e paciência, podemos superar diariamente.
Sim. Após o diagnóstico, olhei para o meu filho (chorei muito, MAS NÃO CHOREI na frente dele não!) e ficou passando um filme muito rápido em minha cabeça, desde o seu nascimento até ali com quase 03 anos de idade: sem ainda falar uma palavra sequer. Sem interagir muito. Sempre preferindo brincar sozinho. E... até um abraço ou beijo eu nunca tinha recebido dele.
Mas... quando passou esse filme rápido em minha cabeça, de eu tentando fazer idéia do como seria o meio e final desse filme, pensando: Será que meu filho vai ainda falar???? Será que CAMPEÃO vai um dia me dar um beijo??? Será que ele sabe que sou sua mãe????
E assim que eu soube do diagnóstico... nesse instante que eu olhava para ele e passava esse filme em minha cabeça que foi tudo questão de instantes...logo CAMPEÃO saiu da minha frente pra ir brincar de outra coisa (pois ele ainda não se prende à qualquer brincadeira por muito tempo) e pensei logo que eu queria e poderia fazer com que aquele filme que passou ali, rapidamente, começasse a ter dias mais positivos e tivesse um final agradável.
Foi então que comecei a correr atrás de médicos e terapias.
E assim, em julho de 2015 começamos início do acompanhamento: neurologista, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, equoterapia, musicalização infantil.
E em 2016 CAMPEÃO entrou pra escola regular que também tem sido uma aliada fundamental no processo de desenvolvimento.
SOU GRATA À DEUS, AOS FAMILIARES QUE ESTÃO SEMPRE PRESENTE, AMIGOS E PARENTES E À TODOS OS PROFISSIONAIS EXCELENTES QUE NOS ACOMPANHA NESSA JORNADA!!!! GRATIDÃO!!!! AMAMOS VOCÊS!!!!
VOCÊ ESTÁ LENDO
CAMPEÃO (Diamante Azul). Vivência com o diagnóstico do Autismo.
RandomEssa história é sobre o CAMPEÃO que em 2015 foi diagnosticado autista aos 2 anos e 10 meses de idade. Desde então, a jornada tem sido intensa tanto em relação ao CAMPEÃO em si em seus desafios diários quanto em relação à luta pelos seus direitos. A...