Cap.10: Meus 11 anos (1º parte)

27 4 55
                                    


   - Sentem-se de forma ereta e não cruzem as pernas dessa forma, pressionem os joelhos e inclinem as pernas de lado ou coloquem um pé diretamente atrás do outro. – diz a freira batendo a régua nas mãos, anda pelas cadeiras das meninas olhando a postura de cada garota da sala. – Mantenha a cabeça levantada e o rostos neutros. Não sorriam demais e quando rirem sejam discretas.

   - Então não podemos gargalhar como crianças normais? – acabo soltando a pergunta.

   - Nunca interrompa um adulto, levante a mão e peçam permissão para falarem. – volta sua atenção a mim. – E refira-se aos adultos como senhor, senhora e senhorita. Respondendo a sua pergunta, não podem soltar gargalhadas, vocês são moças agora e devem agir de acordo com a etiqueta social. Vamos distribuir um livro de etiqueta social para garotas e ele será como sua segunda bíblia. Vocês terão que ler, memorizar e seguir todas as regras escritas neles. Irmãs distribuam os livros.

   As duas irmãs que estavam dentro da sala começam a distribuir os livros grossos e de capa sem vida, colocam em cima das mesas das garotas que olham com olhos brilhantes para o objeto.

   - Respirem e inspirem essas palavras e serão moças educadas e bem vistas na sociedade. Esse livro será umgrande conselheiro para um futuro promissor, estudando-o e com meus ensinamentosserão moças formidáveis que atraíram maridos excelentes. – aconselha a freira finalizando a aula, finalmente o sinal da escola toca.

     ″TRRRRINNNNN

   - Saiam de forma calma e sem balburdia. – continua ela rigorosa.

                                                                                * * *

   - Você já deu uma lida nesse livro? – pergunto a Dayana. – Alguma regras são completamente idiotas. Tem um capítulo todo sobre como segurar um garfo.

   - Como se não soubéssemos como segurar um garfo. – zomba ela. – Segurem o garfo com o braço em um ângulo de 90º graus, não Melinda Jones não se sente dessa forma!! Sua garota mal educada, devo lhe aplicar um corretivo? – diz ela imitando a freira da aula de etiqueta, e caio na gargalhada. – Não aprendeu que não pode gargalhar?!

   Rimos histericamente da sua imitação perfeita, a irmã sempre insiste e me chamar de Melinda mesmo eu a corrigindo sempre. Com nossa balburdia acabamos chamando a atenção dos alunos que passam por nós. Estamos no horário de almoço, estendemos uma manta no gramado e fizemos um tipo de piquenique. Controlo minha risada enxugando as lágrimas que caíram e abro o livro em um dos capítulos.

   - Como comer bem à mesa... – começo a ler em voz alta. – Talheres– quando a criança já tem coordenação motora suficiente para espetar, está na hora de se despedir da colher. É também um ótimo treino de equilíbrio: espetar e levar à boca sem derrubar. A faca pode e deve ser usada para ajudar a empurrar a comida para o garfo. Terminou? Coloque os talheres juntinhos, como namorados. Copo – pegar com 2 mãos e nunca encher demais. Guardanapo de pano – Sempre no colo. No início pode escorregar, mas, com o tempo, eles vão aprender. Já falamos sobre guardanapos Comida com as mãos – desde cedo temos que ensinar que nenhum tipo de comida deve ser pego com as mãos . Se não aprende pequeno, não aprende nunca mais. Salada – nada de cortar a salada. É treino puro. Mostre para seu filho como dobrar as folhas e fazer um pacotinho. Macarrão –ensine a enrolar no garfo A prática leva a perfeição. No começo pode ser difícil ,mas, quanto antes aprender, melhor. Não pode: falar de boca cheia; brincar com os talheres; interromper os adultos quando estão falando; levantar sem pedir licença; colocar o cotovelo na mesa; mastigar de boca aberta; jogar no tablet ou celular; balançar ou ajoelhar na cadeira.

Ser MulherOnde histórias criam vida. Descubra agora