01. "da europa pro rj"

859 93 102
                                    

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

O SOM DO POUSO ECOOU PELA CABINE ENQUANTO O AVIÃO TOCA O SOLO, do aeroporto do Rio de Janeiro

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


O SOM DO POUSO ECOOU PELA CABINE ENQUANTO O AVIÃO TOCA O SOLO, do aeroporto do Rio de Janeiro. Anna Julia sentiu um friozinho na barriga que misturava ansiedade e excitação. Estava de volta ao Brasil, ao Rio, e a um capítulo totalmente novo de sua vida. Os últimos quatro meses haviam sido uma correria, mas ela finalmente conseguiu terminar sua faculdade de História na Itália. O diploma na mão era o sinal de que seus esforços valeram a pena, mas foi a proposta de um mestrado na UFRJ que realmente selou o destino de seu retorno.

Aceitar a oferta da UFRJ parecia a decisão mais natural para ela. Desde que decidiu estudar História, sempre teve uma vontade imensa de entender melhor as raízes e nuances do seu país de origem. E, claro, tinha a saudade de casa, das pessoas e da cultura que, por mais que tentasse recriar em solo europeu, nunca era a mesma coisa. A oportunidade de voltar ao Brasil, ainda mais com um propósito tão forte como o mestrado, foi acolhida com entusiasmo.

Com o coração batendo acelerado, Anna Julia pegou sua bagagem de mão e se levantou, indo em direção à saída. O aeroporto estava agitado, como sempre. Enquanto andava pelos corredores, seus olhos escaneavam o ambiente em busca de um rosto conhecido. Ela e Valentina haviam combinado de se encontrar ali. A ansiedade deu lugar a um sorriso quando, ao sair da área de desembarque, avistou Valentina segurando uma plaquinha com os dizeres “Mestre da História”.

Anna Julia soltou uma gargalhada ao ler a mensagem, o riso carregando tanto alívio quanto felicidade. Sem hesitar, ela correu em direção à amiga, os braços abertos em um abraço que parecia apertar os meses de distância e todas as novidades que vinham pela frente. As duas se encontraram em um abraço apertado, daqueles que só amigas de longa data sabem dar.

— Eu não acredito que você realmente fez isso! — disse Anna Julia, ainda rindo, enquanto olhava para a plaquinha na mão de Valentina.

— Ah, minha Mestre da História, eu tinha que te receber à altura, né? — Valentina respondeu com um sorriso travesso.

Com a energia renovada pelo encontro, as duas deixaram o aeroporto, conversando animadamente sobre os últimos meses e os planos que tinham pela frente. O destino era a casa de Valentina, onde Anna Julia ficaria por um tempo, pelo menos até conseguir se estabelecer e achar um lugar para chamar de seu no Rio.

lisboa. chico moedasOnde histórias criam vida. Descubra agora