Capítulo Um

1.7K 110 62
                                    

Tony era um homem de muitos arrependimentos.

Ele não agia como se fosse, é claro. Por fora, ele tinha que manter aquela fachada forte e estóica que estava se tornando cada vez mais difícil de manter à medida que o peso sobre seus ombros ficava mais pesado a cada novo pecado que cometia. Era como se toda vez que ele tentasse se redimir de seus erros do passado, mais irregularidades fossem adicionadas à sua lista em vermelho brilhante. Quanto mais ele tentava ser uma pessoa decente que fazia coisas decentes, mais ele estragava tudo. Todo o show de merda com Ultron foi provavelmente o epítome mais recente dessa teoria. Tentar salvar o planeta? Em vez disso, acabar matando milhões.

Deus, Tony realmente era um canalha, não era?

Apesar de sua atitude exterior, ele se sentia culpado por seus erros. Ele não era um monstro sem sentido como muitas pessoas - e especialmente a mídia - o pintaram para ser. Mas o que ele poderia fazer a respeito deles? Sempre que ele tentava consertar as coisas, ele apenas tornava tudo pior. Sempre que ele tentava ajudar as pessoas, elas se machucavam ou o desapontavam da pior maneira. E Tony estava cansado. Ele estava tão cansado.

Mas ele precisava continuar. Ele não herdou uma fortuna e se tornou um super-herói sem motivo, sem propósito. Yinsen não deu sua própria vida para que ele pudesse desperdiçá-la sem sentido. Era sua responsabilidade tentar e fazer o melhor que pudesse, sempre que pudesse, pelo tempo que pudesse.

Ele era apenas humano, no entanto. E como era da natureza humana cometer erros, talvez ele fosse o mais humano de todos - porque, cara, ele cometeu erros. O tempo todo. Porque sempre que as coisas ficavam muito pesadas - a culpa, a tristeza e o arrependimento -, ele recorria a uma solução. Ele estava longe de se orgulhar disso, e ele estava bem ciente da desaprovação de Pepper, Happy e Rhodey. No entanto, sempre que ele olhava para o abismo de seus erros do passado, suas opiniões e crenças começaram a importar cada vez menos para ele. Ele se odiava por decepcionar seus amigos, mas o gosto do álcool no fundo da garganta e o distanciamento da realidade que isso trazia faziam tudo valer a pena. Ao menos por algumas horas sua intoxicação durou.

Ele não estava orgulhoso disso. Ele não se considerava um alcoólatra, mas sabia que não bebia apenas socialmente. Ele recorreu ao álcool quando as coisas pioravam. E as coisas - elas estavam começando a ficar ruins com mais frequência do que não.

Às vezes, ele não conseguia se lembrar de sua vida antes do Afeganistão. Antes de finalmente sair da caverna metafórica quase literal de Platão e tornar-se dolorosamente consciente dos pecados que seu nome carregava - os pecados que ele mesmo ajudou a perpetrar. Os pecados que ele continuou a cometer. A escuridão de tudo isso, o abismo sem fim que o chamava e zombava dele do fundo do poço.

Mas havia uma luz naquela escuridão.

Tony não era um homem sentimental tanto quanto ele não era nostálgico. Mas ele não podia negar que Peter Parker - o pequeno filhote de aranha - havia crescido até seu coração. Conhecer o menino foi circunstancial, apenas uma feliz coincidência, e quando ele entrou naquele pequeno apartamento de classe média baixa no Queens para recrutar o menino superpoderoso que se autodenominava "Homem-Aranha", ele nunca esperava que acabasse se importando tanto muito sobre a criança.

O garoto. Deus. O garoto era brilhante. O garoto era inteligente. O garoto era tudo o que Tony tinha sido, menos o abuso e o trauma e a tortura e a dor. Ele estava cheio de luz e alegria, conseguindo iluminar toda a sala sempre que entrava. Ele era atencioso, sempre colocando as necessidades e o bem-estar das outras pessoas em primeiro lugar. Ele era esperto e inteligente, capaz de aprender e criar em um ritmo que só o próprio Tony seria capaz de imitar. E enquanto Tony trazia escuridão, julgamento e trauma aonde quer que fosse, Peter trouzia a luz brilhante no fim do túnel - um vislumbre de esperança no meio do vazio.

O Diabo Numa Garrafa Onde histórias criam vida. Descubra agora