Sabe aqueles dias nos quais você acorda sem disposição para nada? Na verdade, você nem queria acordar, mas foi o jeito, a barriga vazia ou os compromissos do trabalho, escola ou outros te obrigaram a isso.
Nesses dias em que a ansiedade ataca, você pode sentir muita coisa, mas a mais comum é o desejo de nunca ter nascido, é uma sensação horrível.
E não adianta nada chorar nem sorrir ou fingir que está bem. Conversar, pior ainda, já que, por mais que você tente se concentrar no que está ouvindo ou até mesmo falando, na verdade você está rodopiando bem no meio do olho do furacão de sua própria mente.
Os motivos? Ah, os motivos... esses são difíceis de explicar, já que na maioria das vezes não é apenas um motivo.
Ainda que um acontecimento tenha causado a crise e seja o gatilho, como dizem os especialistas, não é apenas o que acontece ao nosso redor que nos machuca, nos derruba, nos mata por dentro; o que acaba com a gente e faz nos sentirmos um lixo é o que acontece dentro de nós, em nossa mente.
Está difícil de entender como a mente de um ansioso funciona? Vou te dar um exemplo.
João desde cedo assistia filmes de contos de fadas e sonhava um dia ser um príncipe na vida de alguém.
Cresceu, conheceu a Maria, e passou a executar os planos de seu conto de fadas pessoal.
Veio a decepção, o gatilho que desencadeou anos a fio de ansiedade e sofrimento, a Maria o traiu com seu melhor amigo...
Por mais que você pense que a traição em si causou a ansiedade no João, isso não é a verdade, a traição contribuiu, serviu como um gatilho para iniciar esse ciclo de sofrimento, mas não é o motivo principal, pois agora o sofrimento, o inferno que fará o João sofrer todos os dias não acontecerá mais na vida real, mas apenas em sua própria mente.
Agora o João vai viver de possibilidades muitas vezes absurdas e inventadas pela própria imaginação ou experimentará viagens ao futuro sempre que pensar em se relacionar com alguém.
Toda vez que conhecer uma pessoa bacana e que está despertando seu interesse, pensará no risco de entregar o coração e sofrer, pois aquela pessoa poderá fazer o mesmo que a Maria fez com ele.
E talvez, depois de muita insistência e dedicação dessa pessoa, se ele conseguir se relacionar com ela, terá crises de ansiedade sempre que um amigo ou até mesmo um casal de amigos o convidar para sair em casal ou tomar uma bebida na casa dele, pois como o melhor amigo dele o traiu, quem garantirá que os próximos não farão isso?
Deu para compreender?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ansiedade, a luta que não deve ser travada
De TodoA ansiedade é um mal que direta ou indiretamente tem matado inúmeras pessoas todos os anos. Existe algo que possamos fazer para lutar contra ela? Durante a leitura deste livro você vai descobrir que um dos segredos para vencer esse mal é não lutar c...