5

308 13 0
                                    

-Bom dia, professor, desculpe o atraso. - Cumprimentei, escoradando-me desajeitadamente na porta da sala da aula de históriam

-Bom dia, Alice - Respondeu o professor Tadeu, me olhando com chateação. -Entre, por favor.

-Obrigada - Respondi, timidamente. -Bom dia vadias. - Sussurrei, sentando ao lado do Joãozinho e Beatriz.

-Até que enfim né. - Bia resmungou e eu abri um sorriso torto.

-Também estava com saudades.

-Bom dia, puta atrasada. - Joãozinho disse e eu dei de ombros, com um sorriso no canto da boca.

-Coé, alguma novidade? - Perguntei, ainda sussurrando, para que o professor não ouvisse.

-Festança hoje. - Bia sussurrou de volta, abrindo um sorriso malicioso.

-De quem?

-Do gostoso do Danilo. - Joãozinho respondeu e nós três sorrimos.

-Fiquei sabendo que vão pessoas de fora da escola, ele convidou nós três antes da aula, mas a lindona não tinha chegado... - Disse Beatriz, com um sarcasmo oculto.

Revirei os olhos.

-Nós vamos? - Perguntei.

-Eu vou fingir que não ouvi isso. - Ri.

-Desculpa.

-Senhoritas Beatriz Almeida e Alice Lopes! - O professor quase gritou, chamando nossa atenção.

-Puta que pariu. - Sussurrei para mim mesma, baixo o suficiente para ninguém ouvir.

-Sim, professor? - Bia respondeu, com sua expressão sarcástica.

-Gostariam de compartilhar algo com a turma? - Ele perguntou, se aproximando de nossas carteiras.

-Sim. - Respondi, levantando a cabeça -Na verdade, estávamos conversando justamente sobre as consequências da primeira guerra, como o senhor estava explicando.

Ele me olhou com deboche e cruzou os braços, escorando-se em sua mesa.

Seus cabelos brancos e seu rosto rabugento ficaram ainda mais a minha vista.

-A senhorita, poderia me dizer então, qual a principal consequência?

-Com certeza foram as mortes das pessoas, milhões delas. Sem falar nos gastos absurdos dos países e nas quedas econômicas. Oque fez com que o continente Europeu passasse por um período difícil de instabilidade política e dependência econômica. A situação foi triste. Eu também posso citar a glória do Japão, que com as complicações financeiras do continente Europeu se beneficiou. Assim, tendo sua indústria estimulada e diversificada... Devo continuar? - Abri um sorriso simpático.

-Não será necessário, senhorita, está perfeito! - Assenti devagar.

Olhei para o lado, piscando para a Beatriz, que logo sorriu.

Após a aula acabar, assistimos mais duas aulas, física e matemática, respectivamente.

Agora, Beatriz, Joãozinho e eu estávamos sentados em nossa mesa no refeitório.

Enquanto eles comiam, eu encarava meu prato, com o lanche intocado. Conversávamos sobre a festa de hoje a noite.

-Oi Alice. - Ouvi uma voz masculina, doce e gentil, que me fez virar a cabeça para o lado.

Entre guerras Onde histórias criam vida. Descubra agora