1; se comparada com as lendas ao redor do mundo, a mitologia grega é um lugar repleto de criaturas que cospem na cara do comum e dizem oi para o bizarro.
E com muita certeza a titanomaquia é um momento que traz esses seres para mostrar seus maiores feitos enquanto tiram todas as suas roupas e dançam de frente para impossível.
Com isso temos de concordar que não foi estranho os hecatoncheres fazerem suas primeira aparição nesse exato momento.
E aí, meu nome é Jonas, seja bem vindo ao meu canal, um lugar que tem o objetivo de falar sobre diversos assuntos da forma mais divertida possível.
E hoje o assunto do vídeo são essas criaturas magníficas que estranhamente possuem cem braços e cinquenta cabeças, fique aí.
Intro.
2: e tudo começou quando os dois deuses primordiais urano que é o céu, e gaia que representa a terra, decidiram se divertir um pouco, trazendo assim ao mundo 80 filhos.
Sendo que três dessas crianças eram os monstruosos hecatoncheres, criaturas que possuem cem braços e cinquenta cabeças.
Os deuses decidem dar para os filhos os nomes de cattus, briarus e gyges.
Mas como a história do universo grego tem de andar, o deus primordial do céu criou um ódio imenso por seus filhos.
Tomando uma decisão digna de um caso policial do jornalzinho da tarde, ou seja, ele prende todos os recém nascidos no útero de Gaia.
Inclusive os três hecatoncheres, quais o pai considerava criaturas horríveis e indignas de sequer respirar.
Anos depois e já irritada com esse negócio de filho preso no útero, pois deve ser uma porre carregar 80 crianças para cima e para baixo.
A gaia decide planejar junto ao o poderoso senhor do tempo Cronos uma forma para mudar a cabeça do Deus dos céus que não anda lá essas coisas.
A ideia deles e bem simples, sem dor nem piedade, Cronos pega uma foice super afiada e arranca fora os testículos de urano, logo após joga os dois órgãos ainda pingando sêmen no oceano.
3: em um ato estratégico o Deus do tempo decide Libertar os titãs do útero de Gaia.
Mas por pura ignorância e talvez um pouquinho de preconceito, Cronos mantém os pobres monstros de cem braços e cinquenta cabeças em sua cela no tártaro.
E para piorar, pouco tempo após ele recebe uma profecia de seu pai e sua mãe que futuramente um de seus filhos o derrubara do trono.
Indignado e realmente com medo de se dar mau, ele começa a engolir todos os recém nascidos para que a profecia nunca se cumpra.
Um dia sua esposa, a deusa rhea, que já está prestes a dar a luz outra vez, percebe que não é tão divertido assim por uma criança no mundo só para o marido encher o bucho, pois uma mãe não merece perder seus filhos dessa forma.
E quando ela vai conversar com gaia para desabafar um pouco, a sogra lhe da uma ideia brilhante que é trocar o recém nascido por uma pedra.
4: com isso em mente, ela vai para uma caverna onde após penar muito põe para fora de seu corpo um menino.
No dia seguinte quando Cronos vem procurar pela criança, a rhea pega uma grande pedra, embrulha em um lenço e da para o deus do tempo ser deliciar.
Sem pensar duas vezes ele engole em uma só bocada, achando que tinha se livrado de mais um de seus futuros inimigos.
Mau sabia ele que o garoto real foi criado em uma caverna profunda onde o som de seu choro não poderia atravessar as paredes grossas.
O jovem Zeus Cresce super rápido, e pouco tempo após também descobre quem é seu pai e o que ele fez com seus irmãos.
5: o rapaz decide com uma coragem digna de orgulho enfrentar seu pai pessoalmente, o derrotando pouco tempo após.
Zeus obriga Cronos a vomitar todos os filhos, eles saem da boca do Deus primordial já adultos.
Sendo que em um momento de confraternização entre irmãos, o senhor do tempo percebe uma brecha e foge.
Dias após ele se junta com os titãs e inicia uma guerra terrível contra seus filhos.
Quando se passam 10 anos de conflito contínuo, e os deus olimpianos já estavam começando a ver suas esperanças se exaurir.
Gaia aconselha Zeus a libertar os hecatoncheres, que após muito tempo de prisão e escravidão estavam tristes e de coração partido nas profundezas do submundo.
O Deus do trovão entende bem o que a avó quis dizer e libertar seus monstruosos tios, alimentando as criaturas com hidromel e outras coisas que não me lembro bem.
E a partir disso os três monstros de 100 braços e 50 cabeças decidem se juntar a ele, se tornando uma das partes fundamentais na defesa contra gigantes e titãs.
6: Em meio a guerra Zeus usava tempestades de raios para subjugar seus inimigos.
Ele conseguia criar essas tempestades usando uma arma dada para ele de presente pelos ciclopes, monstros gigantes de um olho só.
Muitos dos contos dizem que o deus dos travões usava a luz dessa arma para cegar os titãs.
E lutando a seu lado os hecatoncheres apanhavam rochas imensas com suas grandes mãos e as arremessavam em cima desses inimigos de poder quase que infinito.
Coisa que segundo alguns poetas era como ver montanhas voando pelos céus.
Assim foi inevitável, eles venceram a grande titanomaquia, tornando Zeus o senhor do Olimpo.
E como presente, os hecatoncheres receberam a missão de ficar de guarda no tártaro para que os titãs não fujam.
Sendo que o mais famoso desses monstros e com certeza o briareus, que em alguns contos é chamado aegeon.
Na ilíada ele diz que briareus e o nome que os deuses usam para ele, e aegeom seria como os humanos deveriam chama-lo.
7: Sendo que diferente de seus irmãos, ele era considerado bom, assim Poseidon o senhor dos mares o tinha como se fosse um filho.
Dessa forma o deus da a mão de sua filha cimopoleia para ele, com os dois se casando pouco tempo após.
O hecatonchere cria uma nova vida longe de seus irmãos nas profundezas do mar desde então.
Em outros mitos, quando os deuses do Olimpo decidiram se voltar contra Zeus e derruba-lo do trono.
Aegeon foi levado ao monte Olimpo, e sua figura poderosa e invencível ficaria sentada ao lado do pai de todos.
Dessa forma ele provocaria o medo nos outros deuses, fazendo com que eles nunca mais ousassem confrontar os mandos de Zeus.
Em outras histórias o próprio Poseidon e chamado de eageon, o que faz alguns mitologistas acreditar que de certa forma ao invés de urâno, o verdadeiro pai do monstro é o deus dos mares.
8: Mas esse hipóteses não foi levada a diante, e o que se sobressaiu é que na verdade esse eageon e um deus primordial do mar que após a titanomaquia foi derrotado por Poseidon.
Mesmo assim a história do rei dos mares junto a do hequetontere se ligam em vários pontos.
Com ele até mesmo sendo responsável por ser o juiz na disputa entre Élio o deus do sol e o próprio Poseidon.
De resto, o que temos são infinitas histórias, que podem ou não vir a ser contadas aqui, e se acontecer, espero te vê lá.
Falou.
YOU ARE READING
mitos da Grécia antiga E Outros Cantos Do Mundo
Short Storyconheça de uma forma única os mitos da Grécia antiga!