o centauro

1 1 0
                                    

: É de se concordar que na hora de dar vida a seus monstros, os gregos são um povo bastante criativo.
     Isso porque o simples ataque de povos considerados bárbaros que tinham suas tropas montadas a cavalo, foi mais do que suficiente para criar toda uma lenda encima de seres que dá cintura para baixo são literalmente um potrão. 
   Mas você sabe como os centauros se tornaram parte central dos contos e lendas narradas nas ágoras da Grécia antiga?
    Se não, amara sua mula aí pois o assunto do vídeo de hoje é esse, e o animalzinho pode ficar incitado.
                 Meme!
2:    Na mitologia grega os centauros são criaturas que se você sair andando por aí e dê de cara com um deles.
   Além de tomar um susto digno de um infarto, tu vai ver um ser que dá cintura para cima é homem e do umbigo para baixo cavalo.
     Sendo que eles são pensados por algumas aldeias como cavalos selvagens e indomáveis.
     E se você realmente quer encontrar com um deles, segundo os contos era possível se esbarrar com os centauros nas regiões da Magnesia e do monte polion.
     Além das florestas de carvalhos de foloi, e a península maleon no sul da laconea.
       Eles também são seres bastante familiares no bestiário medieval, mas não vamos falar sobre a idade das trevas agora, pois esqueci minha lanterna em forma de livro.
    E seguindo os poetas gregos, um dos grupos de centauros nasceram de ixeom e nephele em uma nuvem feita entre a semelhança de hera.
     Em um truque que foi feito pelo próprio exeom para revelar a luxúria da deusa para Zeus.
      Nesse momento exeon seduziu nephele e daquele relacionamento os centauros foram criados.
     Contudo ha uma versão menos usada onde aquele grupo específico é filho de um homem que havia acasalado com as éguas de magnesia, uma ideia grotesca e ignorável.
 
3:   por isso é sempre tido que eles são filhos de exeon e nephele .
   Na história de apolo e nephe stibe, os meio homem meio cavalo são descritos como irmãos de laphtes e ancestrais de luphtis.
    Existe também um mito sobre outra tribo de centauros vivendo nas ilhas cipricas.
     de acordo com a lenda eles foram gerados por Zeus, que em frustração após Afrodite ter o iludido.
    Fez o que ele sempre faz, ou seja, deu piti e derramou sua semente em um grupo daquela terra, o que consequentemente deu origens a mais homens cavalo.
    Diferente dos centauros que você encontraria no continente grego, os de cipria tinham frondosos chifres.
    Havia além disso as feras de lamia, dois demônios rústicos dos rios de lamoes.
     No mito eles foram postos por Zeus como guardar do pobre menino Dionísio.
    Algo exclusivamente feito para proteger ele das maquinações de hera, coisa que deixou a deusa enfurecida.
     E para acalmar um pouco esse ódio ela teve a brilhante ideia de transformar os pobre demônios em centauros com chifres de boi.
 
4:  Um fato interessante é que as feras de lamia uma vez foram responsáveis por acompanhar Dionísio na campanha contra os índios.
     E por essa natureza importante dos centauros nas histórias, acompanhando desde heróis ate deuses.
     As criaturas guiaram vários escritores a os tratar como seres liminares no desenvolver de seus poemas.
   Tendo suas duas naturezas como um contraste.
     Assim as criaturas ganharam vida de vez em dois pontos, que são a batalhas contra liphis, um assunto que será abordado depois.
     E seu trabalho como professores, pois é impossível ignora os feitos do próprio quirom, quem foi responsável por dar todo o treinamento de Aquiles.
     Com o herói se tornando um dos mais importantes personagens dos contos gregos.
                     Centauro maquia.
     Mas é de se concordar que maior verdade aqui e que eles ficaram realmente conhecidos após suas batalhas contra liphs, pois segundo vários historiadores foi aí que o mito original dos centauros apareceu.
    A batalha como já deve ser óbvio para você, ficou conhecida como sentauromaquia.
   E aconteceu quando os centauros tentaram levar embora hipperdomia e o repouso de niphis.
 
  5:  nesse conto os centauros ainda tiveram a ousadia de tentar casar a pobre hipperdomia com piritus.
     Quem é o rei de liphiton e filho de exeon, o que torna ele um possível irmão das criaturas.
    Felizmente Tesseu, que é o herói fundador da cidade, lançou sua balança em favor de liphis no momento em que assistiu piritos em batalha.
     O que foi extremamente importante para levar liphis a Vitória.
     Segundo alguns dos poetas, todos centauros que participaram daquele confronto foram expulsos da cidade, já outros dizem que eles foram destruídos.
    Em outro ponto do conto, e dito que um dos heróis que liphin usou em batalha,  um tal de caenus, que e descrito como um homem que para muitos era uma arma invulnerável.
     Foi pego de jeito pelos centauros, que espancaram o coitado até ele afundar entre a terra e rochas, a lenda diz que eles empunhavam pedras e galhos de árvore.
                    Origem do mito.
 
6:  no artigo “Os centauros: sua história e significado para a cultura humana"
    Elizabeth Laurence descreveu o contexto em que os centauros e liphi se enfrentam, como uma representação mítica da batalha das civilizações gregas contra a barbárie.
     Outros historiadores seguindo essa mesma ideia, relatam que os povos da região criaram a lenda dos centauros a partir dos numerosos invasores que vinham montados a cavalo para destruir e saquear suas cidades.
      pois se você se sentar na soleira da porta de sua casa e vê de longe um homem andando as praças sobre o lombo do animal.
    É óbvio que para você aquilo iria parecer muito com um híbrido saído dos dois seres .
    Sendo que a tribo de liphi e discrita pelos próprios gregos como os inventores da montaria a cavalos.
    Sem contar que os thesalonenses diziam que os cavalos usados no seu dia a dia vieram de nada mais, nada menos do que dos centauros.
     O que só prova que após as invasões, esses povos tomaram o hábito de seus invasores para se mesmos, criando toda uma lenda encima disso.
   Mas e aí, gostou desse vídeo, comente, “ser meio cavalo era um desejo meu quando adolescente” e por hoje é só, adeus.

mitos da Grécia antiga E Outros Cantos Do MundoWhere stories live. Discover now