"O choro pode durar a noite toda, mas a alegria vem pela manhã."
Salmo 30:5
Miguel perdeu a noção de tempo. Tinha a sensação de estar ali há horas - e estava. A cabeça estava doendo. As pernas latejavam. A garganta pedia água. De repente, ouviu passos nas folhas secas se aproximando. Não teve coragem de levantar a cabeça para ver quem era. Estava cada vez mais perto de si.- Ei, garoto - alguém chamou. Levantou a cabeça. Um velho de aparência cansada estava parado em sua frente. - O que está fazendo aqui sozinho? Não sabe que é perigoso para uma criança andar sozinha por aí? O mundo está cheio de maldade, sabe. Onde estão seus pais?
Nenhuma resposta.
O velho caminhou até o banco mais próximo e se acomodou. Enquanto ele fazia isso, parecia que as flores do parque, as árvores, o vento, o tempo se curvavam em adoração a ele - Como a criatura diante de seu criador. Sacou uma garrafa com um líquido estranho e se refrescou. Miguel ouviu a coluna do homem gemer quando espreguiçou-se.
Ele encarou o rosto avermelhado de Miguel e indagou:
- Por que estava chorando? - disse com uma voz solene e melodiosa.
Miguel não quis responder. Não o conhecia. E não podia falar com estranhos, disse sua avó uma vez. Mas ele não era estranho. Era conhecido. Algo naquele homem o fazia sentir-se bem - seguro. O medo tinha ido embora. Mas a dor...
- Porque a vovó Aurora foi embora.
O velho pareceu recordar-se de algo.
- Ah, Aurora... Você é neto da Aurora Condado.
- Uhum.
- Eu a conheço. Ela me contou muito sobre você.
- Você é amigo dela? - Miguel indagou, começando a sentir-se confortável.
- Sim, eu sou. Conheço Aurora quando ela ainda era uma criança. Nós costumávamos nos encontrar aqui para conversarmos, sabe, com Deus. Lembro-me de ela sempre sentir-se bem ao fazer isso.
- Eu sou Miguel - estendeu a mão em um falho cumprimento. Recolheu a mão. - Qual o seu nome?
- Isso depende - O velho riu amigavelmente. - As pessoas me chamam por muitos nomes, mas você pode me chamar de Chico.
- Por que? - a voz embargou novamente.
- Hã?
- Por que Deus levou ela?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Conversando com Deus
NouvellesMiguel, um garoto de 12 anos, é obrigado a lidar com o luto da pessoa que mais ama, sua vó. Em negação, acusa Deus e contesta sua bondade diante da morte. Quando decide ir ao Jardim das Palavras, ele tem um encontro que muda o rumo de sua vida.