À NOITINHA, após uma proveitosa caçada, e trazendo o que era possível para eles, os quatro caçadores regressaram literalmente carregados de animais abatidos.
Top tinha um rosário de marrecas-arrebio em volta do pescoço e Jup, cinturões de narcejas.
— Pronto, mestre Pencroff! — exclamou Nab. — Já temos com que nos entreter! Conservas, patês, faremos uma reserva e tanto! Mas preciso de ajuda. Conto consigo, mestre Pencroff.
— Não, Nab — respondeu o marujo. — A enxárcia do barco me chama, terá de se virar sem a minha assessoria.
— E o senhor, sr. Harbert?
— Amanhã, tenho de ir ao curral, Nab — disse o rapaz.
— Será então o senhor, sr. Spilett, que irá me ajudar?
— Só se for para lhe fazer companhia, Nab — respondeu o repórter —, mas aviso desde já que, se me revelar suas receitas, eu as publicarei.
— Como julgar melhor, sr. Spilett — respondeu Nab —, como julgar melhor!
Foi assim que, no dia seguinte, Gedeon Spilett, transformado em ajudante de Nab, instalou-se em seu laboratório culinário. Antes disso, porém, o engenheiro comunicara-lhe o resultado das buscas efetuadas na véspera e, a esse respeito, o repórter foi da opinião do amigo, isto é, que embora nada tivesse sido encontrado, não deixava de subsistir um enigma!
A onda de frio perseverou ainda por uma semana e, exceto para cuidar do terreiro, os colonos não deixaram Granite House. A casa vivia perfumada pelos aromas deliciosos emanados das engenhosas receitas de Nab e do repórter; mas nem todo o butim da caçada no pântano foi transformado em conservas: como as peças conservavam-se perfeitamente naquele frio intenso, patos selvagens e outras aves foram consumidos frescos e declarados superiores a quaisquer outros animais aquáticos do mundo conhecido.
Durante aquela semana, Pencroff, auxiliado por Harbert, que manejava habilidosamente a agulha na feitura dos velames, trabalhou com tanto ardor que as velas da embarcação ficaram prontas. Cordas de cânhamo não faltavam, graças à enxárcia recuperada junto com o envelope do balão. Cabos e cordas da rede, tudo era feito num excelente fio, do que o marujo tirou bom partido. As velas foram guarnecidas com resistentes relingas, e ainda sobrou com que fabricar adriças, ovéns, escotas etc. Quanto às roldanas e polias, a conselho de Pencroff e usando o torno, Cyrus Smith produziu a quantidade necessária. Aconteceu então de o "recheio" da embarcação ficar pronto muito antes da embarcação propriamente dita. Pencroff hasteou inclusive uma bandeira azul, vermelha e branca, cujas cores haviam sido fornecidas por certas plantas tintoriais, muito abundantes na ilha. Detalhe: às trinta e sete estrelas representando os trinta e sete estados da União, que resplandeciam no pavilhão dos iates americanos, o marujo acrescentara uma trigésima oitava, a estrela do "estado de Lincoln", pois já considerava sua ilha anexada à grande república.
— E — ele dizia — se não é de fato, é de coração.
Nesse ínterim, a bandeira foi hasteada na janela central de Granite House e os colonos a saudaram com três hurras.
A estação fria chegava ao fim e parecia que aquele segundo inverno transcorreria sem incidentes graves, quando, na noite de 11 de agosto, o planalto do Mirante viu-se ameaçado por uma devastação completa.
Dormiam os colonos profundamente, após um dia cheio, quando, em torno das quatro horas da madrugada, foram subitamente despertados pelos latidos de Top.
Dessa vez o cão não latia próximo à boca do poço, mas na soleira da porta, jogando-se em cima dela como se quisesse arrombá-la. Jup, por sua vez, emitia gritos estridentes.