Anjos

226 23 50
                                    


O último lugar onde Guilherme queria estar era em um convento recluso no interior do estado, mas ali estava ele. Rodeado de freiras e tendo como trabalho mais importante o de treinar o coral da igreja.

Na época em que decidiu pelo sacerdócio, ele havia imaginado que trabalharia perto dos necessitados, fazendo obras de caridade em nome da Igreja. Ajudando crianças que não tinham nenhum futuro em vista, privadas de amor e de educação. Seria um trabalho digno, ele estaria usando sua vocação para fazer a diferença na vida das pessoas.

Ao invés disso, quando finalmente estava se preparando para assumir uma paróquia em uma zona carente da cidade, teve que largar tudo e atender o pedido do amigo mais velho. Havia conhecido Daniel na época do seminário, alguns anos antes, e tinha o homem mais maduro como um verdadeiro pai. Foi Daniel quem o guiou pela maior parte de sua preparação para a proclamação de seus votos, e era com Daniel com quem se confessava sempre que sentia que estava deslizando em sua jornada espiritual.

Diferente de seus próprios pais que se opuseram veemente diante do caminho escolhido por Guilherme, Daniel sempre foi um alento, uma pessoa com quem se podia contar, mesmo que não concordasse com as tais "ideias comunistas" do rapaz. Não podia negar o pedido de seu veterano. Não quando sabia o perigo que o mesmo estava correndo ao se envolver com as tais "ideias comunistas".

Observava de longe enquanto Flávia brincava com algumas crianças que ali estavam para a escola dominical e lutou contra um sorriso. A jovem era tão pura quanto aquelas crianças, e também era possuidora de uma curiosidade infantil. A maneira com que o havia abordado mais cedo, os olhos negros e grandes como duas jabuticabas, pedindo mais livros para ler o fez lembrar de seu amigo. Uma filha. Padre Daniel tinha uma filha e havia mantido este segredo com ele pelos últimos dezessete anos.

Não era incomum que alguns padres se envolvessem amorosamente com mulheres – e até mesmo com homens – antes de se dedicarem ao sacerdócio. Ele mesmo não era exceção, já tendo sido inclusive noivo antes de seguir o caminho da fé. Entretanto, a ideia de que seu mentor conseguiu guardar este segredo por tantos anos ainda era fascinante. Ele já sabia da existência da menina quando conheceu Guilherme alguns anos antes, e mesmo com todas as conversas íntimas que os dois compartilharam, Daniel jamais havia sequer deixado escapar algo sobre seu passado antes da batina, muito menos sobre a parte do seu passado que ainda era seu presente.

Não deve ter sido fácil para Flávia, ele pensou, apesar de ter atritos consideráveis com seus pais, pelo menos ele tinha pais. Diferente da jovem de sorriso fácil e olhos grandes que tinha crescido dentro do convento, sem nenhuma referência familiar e tendo que se contentar com a figura nem um pouco simpática da Madre Superiora como sua única referência maternal.

Depois de alguns momentos apenas observando enquanto a noviça se divertia com as crianças, a presença de Guilherme foi finalmente notada e Flávia gesticulou para que ele se aproximasse do grupo. O homem ponderou por alguns segundos, ele tinha que se encontrar com a Madre Superiora em alguns minutos, mas supôs que ainda tinha tempo, então foi em direção a mulher no meio do pátio.

Quando se aproximou o suficiente para distinguir as feições da noviça, Guilherme se sentiu momentaneamente paralisado. O rosto de Flávia, tão delicado, era banhado pela luz do fim da tarde e as orbes escuras assumiram um tom de chocolate derretido. Por um instante ela parecia exatamente como a estátua dourada de um anjo que ele tinha visto em Roma e ele não encontrou forças para se mover. Mas ela era apenas uma menina de carne e osso, lembrou a si mesmo. O padre tentou não deixar que seus pensamentos demorassem muito na parte da carne.

– Boa tarde, Padre! – O sorriso de Flávia era brilhante quando ela o cumprimentou e ele tentou imaginar o que poderia ter acontecido para que ela estivesse tão alegre. A noviça se virou para as crianças que a acompanhavam – Crianças, esse é o Padre Guilherme! Ele veio substituir o Padre Daniel. Como fazemos?

Lord Have Mercy - FLAGUIOnde histórias criam vida. Descubra agora