Ele é o Senhor da guerra, indomável e imbatível defensor da lei e da ordem, defende os fracos e os que estão em demanda.Ogum também é considerado o Senhor dos caminhos. Ele protege as pessoas em locais perigosos, dominando a rua com o auxílio de Exu, seu irmão e rei das encruzilhadas e dos cemitérios.
Ogum é sincretizado São Jorge, seu dia 23 de Abril. Desdobramentos Principais de Ogum:
- Ogum Megê - (trabalha em harmonia com Omulu, na entrada da calunga pequena - cemitério).
- Ogum Rompe Mato - (trabalha em harmonia completa com Oxossi, na entrada da Mata. Podendo ser cultuado tanto na terça-feira, dia de Ogum, quanto na quinta-feira, dia de Oxossi)
- Ogum Beira-mar - (trabalha na orla marítima em harmonia com Iansã e Iemanjá)
- Ogum Iara - (trabalha na cachoeira em harmonia com Oxum)
- Ogum de Lei -(trabalha com as Almas em harmonia com Xangô, Omulu, Oxum e Ogum Iara)Os demais Oguns encontrados nos terreiros de Umbanda, são desdobramentos destes principais Chefes de Linha, como: Ogum 7 Ondas (desdobramento de Ogum Beira-Mar).
Lenda de Ogum
Ogum: foi um Orixa que deu aos homens o segredo do ferro, da forja e da agricultura.
Mas por seu temperamento explosivo, sempre esteve envolvido em batalhas e guerras e por muitos de seus atos impensados foi obrigado a vagar pelas estradas sem fim.
Conta a lenda que nas terras de Oxala, em Ife, os Orixas e seres humanos viviam e trabalhavam em igualdade. Todos trabalhavam, caçavam e plantavam, porem suas ferramentas eram feitas de madeiras e pedras, muito frageis e tornavam o trabalho arduo e demorado.
O aumento do numero de pessoas, trouxe falta de alimentos e necessidade de expansao. Fato que causou transtornos pelas ferramentas improprias.
Ate que Ogum em uma grande e dificil empreitada, usando suas ferramentas de ferro, segredo dado a ele e somente a ele por Oxala, foi o unico a limpar um grande terreno para plantio. Com esse material Ogum tinha uma grande vantagem sobre os demais e esse segredo Ogum nao contava a ninguem.
Ate que os Orixas ofereceram a Ogum o reinado sobre os deles pelo segredo do ferro e ele aceitou. Porem Ogum mesmo se tornando rei era um caçador, um guerreiro.
No retorno de uma de suas viagens para caçar, Ogum foi destituido do seu reinado pelos Orixas, que passaram a despreza-lo. Embora Os Orixas tenham pago com ingratidao o segredo que Ogum lhes dera, os homens sempre se lembravam de Ogum e a ele ofereciam sacrificios e honras, deixando sob seus cuidados a ferramentaria de seus templos.Ponto Cantado de Ogum
Se meu Pai é Ogum, Ogum
Vencedor de demanda
Ele vem de Aruanda para salvar filhos deUMBANDA
Se meu Pai é Ogum, Ogum
Vencedor de demanda
Ele vem de Aruanda para salvar filhos deUMBANDA
Ogum, Ogum Iara
Ogum, Ogum Iara
Salve os campos de batalha
Salve as sereias do mar
Ogum, Ogum Iara
VOCÊ ESTÁ LENDO
Umbanda , nossa Umbanda
Espiritualfalaremos um pouco de cada um dos topicos abaixo caracteristicas de orixas e entidades historia de orixas e entidades a diferença da umbanda e candomble a historia da umbanda a gira de elebara ( exu e pomba gira) o significado da camarinha o signif...