o significado das camarinhas

5K 48 1
                                    

Camarinha na Umbanda, muitos falam, mais poucos sabem. Vejo tanta gente discutindo o tema, e de uma forma tão absurda.

Primeiro: a umbanda não cultua Orixás e nem faz iniciação aos mesmos.
Segundo: a iniciação na Umbanda não é uma iniciação como no Candomblé, nem de longe, pois na umbanda apenas se da o amaci para a cabeça e comida seca aos "falangeiros".
Terceiro: camarinha não é Bori, Ketu, ou Ngudia Mutuê, Angola, esses dois rituais são de Candomblé e nada tem haver com o Orixá da pessoa ou com o caboclo. O ritual de Bori ou Ngudia Mutuê serve para dar comida a cabeça da pessoa e é o ritual mais importante para uma pessoa, pois sem a cabeça não há Orixá.

Já ouvi cada absurdo sobre a camarinha na Umbanda que até me da arrepios. Mais sem dúvidas o que mais me assustou foi ouvir que se faz uma quartinha para exú com pêlos púbicos. Isso mesmo, pêlos púbicos. Isso deve ser algo novo, conheço Zeladores de Umbanda e de Candomblé de norte a sul do Brasil e nunca ouvi tamanha blasfêmia. A pessoa que coloca pêlos púbicos em uma quartinha de exú não bate bem da cabeça. Espero que os abençoados que participam deste tipo de camarinha estejam bem.

Prestem atenção, porque a cabeça é sagrada, e não se deve deixar qualquer um colocar o que bem entender nela. E exú, mesmo os de Umbanda, são os nossos caminhos e mal cuidado representa a falta de caminho (opções/escolhas). A espiritualidade tem que ser levada a sério. Não é qualquer um que tem a capacidade e o direito de ser Zelador ou Babalorixá. Questione tais pessoas e verifiquem se o que a pessoa diz é verdade. Lembre-se: "falar até papagaio fala, difícil é ele bater palma".

Há pessoas que são iniciadas no Candomblé e tocam Umbanda, esses sim estão aptos a fazer o Bori ou Iniciação no Orixá. Essas pessoas notam-se ao longe, pois separam muito bem a Umbanda do Candomblé.

Fica ai a dica e alguns esclarecimentos. A Umbanda e o Candomblé são religiões maravilhosas e de muito valor. Cresci na Umbanda e no Candombé. Amo demais as duas para ver essa gente sujando os seus nomes. Espero que este post ajude muitas pessoas nessa caminhada tão honrada que é a espiritualidade e o Orixá.

Umbanda , nossa UmbandaOnde histórias criam vida. Descubra agora