2º Lugar Fantasia
Num tempo em que a tecnologia, a internet e os videogames estão presentes na maioria das casas e conectam pessoas de qualquer parte do mundo em tempo real, os livros caem no esquecimento e a magia da leitura vai se perdendo aos poucos.
Jorge, Arthur, Maria e Pedro, que disputam online seu jogo preferido: Aventuras em Leabhar, tão concentrados que estão na frente dos computadores e celulares, não veem mais nada à sua volta.
De repente, Jorge recebe uma misteriosa mensagem na tela do computador e sai. Seus primos vão até a sua mesa numa tentativa de entender o que aconteceu. E, a exemplo dele, quando visualizam a tela, partem em seguida.
A mensagem mostrava o endereço de uma antiga biblioteca às margens de uma esquecida estrada de terra, tão abandonada quanto aquele prédio. Dizia-se que sons e luzes estranhas podiam ser ouvidos à noite naquele local, por isso nunca se aventuraram por aquelas bandas.
Mas eles precisavam deixar o medo de lado e procurar pelo primo, e tudo indicava que o encontrariam naquele local.
Várias placas de aviso os alertavam para não se aproximarem. Respirando fundo e se enchendo de uma coragem que eles não tinham, deram o primeiro passo. Misteriosamente a porta se abriu e uma forte luz dourada pôde ser vista lá dentro.
Com cuidado, chegam até uma velha mesa de madeira e encontram uma máquina de escrever ao lado de um grande livro aberto com páginas em branco. De repente, uma linda fada com asas de borboleta sai do livro, como se ele tivesse vida.
A fada começa a falar sem parar numa língua estranha, e eles mal acreditam em tudo o que acontece diante de seus olhos.
A luz aumenta e os garotos são puxados para dentro do livro, como uma espécie de portal mágico, que liga o mundo real ao reino da fantasia.
Em um piscar de olhos, o livro desaparece e Maria, Arthur e Pedro se veem no centro de uma floresta, completamente diferente da paisagem urbana que estão acostumados.
Sem perder tempo, a fada Luce, como se apresenta, explica a eles o que vem acontecendo em seu Reino e, dessa vez, os três adolescentes conseguem entender tudo o que ela diz — que seu trabalho é zelar pela luz no Reino Leabhar. Assustados, constatam que se trata do mesmo nome do jogo em rede que eles curtem.
No Castelo Leabharlann encontra-se a biblioteca fantástica que dá vida a todas as bibliotecas do mundo real. E, para manter a conexão entre os dois mundos é preciso acabar com o feitiço maligno que envolve todo o lugar.
— Calma aí fadinha! Nosso primo desapareceu e ainda não temos nenhum sinal dele. Estamos perdendo tempo demais aqui. — Pedro retruca a fada Luce que não para de falar.
— Enquanto falamos com você, Jorge corre perigo — emendou, Arthur.
— Eu acho que sei... — Novamente a fada é interrompida.
— Meninos, ouçam o que Luce tem a dizer. — intervém Maria, que apesar de ter apenas 12 anos, é a mais sensata do grupo.
— Há dez anos a fada Umbra, das sombras, aprisionou um garoto na Floresta Buugga. Acredito que seja ele, o primo de vocês.
— Impossível! — Os três adolescentes falaram ao mesmo tempo.
— Pedro saiu de casa há pouco mais de uma hora e esse garoto que você falou está preso na floresta já tem muito tempo. — Arthur informa intrigado.
— Em Leabhar o tempo corre de forma diferente. Uma hora no mundo real corresponde a dez anos em nosso reino. Quanto mais tempo demorarmos para encontrar Jorge, mais velho ele ficará.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Contos que alguém escreveu
Short StoryAntalogia com os contos vencedores do Concurso Escrevível. Aqui você encontra quatro contos que narram uma mesma proposta, mas em gêneros e perspectivas totalmente diferentes uma das outras. Tudo se resume a um criança, uma máquina de escrever que e...