"César Zama que conquistou o voto feminino"

43 4 0
                                    

Uma das mentiras mais toscas e que muitas pessoas caem. Quando eu digo que é tosca, é porque isso não faz nem sentido, já que ele morreu em 1906, e o voto feminino garantido em 1932, então uma diferença de 26 anos. Então, como que Cesar Zama iria conquistar o voto feminino se morreu bem antes da garantia.

Agora vou contar a história de como foi conquistado o voto feminino.

Primeiro temos que conhecer uma grande figura nessa conquista que se chama Bertha Lutz, ela era uma grande sufragista no século XX no Brasil e que virou deputada um tempinho depois. Em 1932, houve uma comissão para alterar a constituição no ano de 1932. E aí que acontece que Bertha Lutz foi umas das pessoas que iriam alterar a constituição, e temos vários documentos de sufragistas da FBPF (federação essa que visava defender o direitos das mulheres, uma delas, o voto feminino) pedindo a Vargas a entrada de Bertha na comissão. Foi que Bertha foi escolhida. Ela faz sugestões de alteração nos artigos em 1933-1934. Tudo registrado no acervo da Câmara dos deputados. E Vargas aceitou as sugestões de Bertha Lutz, mas muitas pessoas acham mesmo que foi o Vargas que garantiu o voto feminino, mas soubemos agora de como foi toda essa história né. E até a câmara dos deputados reconheci Bertha Lutz como uma das grandes figuras para a conquista do voto feminino.

E pra quem quer se aprofundar mais nessa história do voto feminino, é só acessar o acervo da Câmara dos deputados com todos os documentos de Bertha Lutz e da federação, e tem um livro muito bom que se chama "O voto feminino no Brasil" de Teresa Cristina, disponível na câmara dos deputados em formato de PDF.

20 mentiras anti-feministasOnde histórias criam vida. Descubra agora