"Margaret Sanger queria eliminar os negros"

13 1 0
                                    

Oi gente. O nome do e-book é 20 mentiras anti-feministas, só que foi 19 porque não tinha nenhuma outra em mente, aí como eu vi que está tendo a polêmica de Wandinha está defendendo aborto e está defendendo a Planned Parenthood, instituição fundada por Margaret Sanger, aí vim aqui, porque a mentira do nada ressurgiu no Twitter e outras redes sociais.

Basicamente estão dizendo que Margaret Sanger era a favor de aborto pra a população negra, sendo que ela nunca falou isso. Sim, ela era eugenista, mas não no sentido de "eliminar os negros", não, essa afirmação é vazia.

Embora o movimento eugenista incluísse alguns que tinham ideias racistas, querendo criar algum tipo de raça superior, "apenas uma minoria de eugenistas" acreditava nisso, de acordo com Ruth Engs , professora emérita da Escola de Saúde Pública da Universidade de Indiana e especialista em o movimento.

Para Sanger, suas ideias eram uma questão de saúde pública. Ainda em 1957, ela expressou seus pontos de vista em uma entrevista com Mike Wallace : "Acho que o maior pecado do mundo é trazer filhos ao mundo - que têm doenças de seus pais, que não têm chance no mundo de ser um ser humano praticamente. Delinquentes, prisioneiros, todos os tipos de coisas apenas marcadas quando nascem. Isso para mim é o maior pecado -- que as pessoas podem -- podem cometer.

Sanger era de fato uma ativista do controle de natalidade, o que significa que ela queria que as mulheres pudessem evitar uma gravidez indesejada. Ela trabalhou para que mulheres de todas as classes e raças tivessem essa escolha, que ela acreditava ser um direito.

Fonte: Did Margaret Sanger believe African-Americans "shoulds be eliminated"? - Politfacts

20 mentiras anti-feministasOnde histórias criam vida. Descubra agora