O Crente

1.2K 67 86
                                    

- Beatrice -

O patriarca da família estava na casa dos vinte e poucos anos quando chegou à Inglaterra a bordo de um navio junto com o resto da legação chinesa. Era o início do século XX, e antes de chegar ao porto britânico, Pa nunca pisou mais de dois mil quilômetros fora de seu país de origem.

Pa sempre se comparou à grama de bambu, sempre se curvando na direção do vento. No caso dele, o vento era a vontade de seu próprio pai. Seu pai era um taipan influente em Pequim. Quando os mercados chineses ficaram muito saturados para seus negócios, ele olhou para o Ocidente para o comércio, e seu império cresceu ainda mais. Ele acolheu os britânicos, e eles gostaram tanto dele que, quando ele procurou matricular seu filho mais velho em uma das escolas para os britânicos em Hong Kong, os estrangeiros, que normalmente não gostariam que seus filhos se misturassem com os chineses, receberam meu pai de braços abertos.

Para Pa, fazer parte da legação chinesa na Inglaterra foi o plano o tempo todo. Ele não tinha em ele ser um diplomata no início. Quando menino, ele queria se tornar engenheiro para ajudar os agricultores no campo a obter irrigação eficiente para suas colheitas, para que eles não tivessem que quebrar suas próprias costas. O pai de Pa o moldou no homem que ele cresceu para ser. O inglês perfeito que ele tinha era de seus anos na escola britânica, suas maneiras polidas e atuação manituada eram dos duros tutores de etiqueta que seu pai contratou. Em vez de beber seu chá puro, Pa tomou o dele com leite, mel e scones. Ele foi criado como um menino ocidental e foi batizado católico, alienado de seus amigos em Pequim. Ele disse que nunca teve um amor em casa porque não encontrou ninguém com quem pudesse conversar sobre Locke e Hobbes. Pa disse que achou o espírito livre de uma mulher europeia atraente.

Embora seja com dúvida que o espírito livre de Ma foi o que o atraiu para ela. Quando Pa fundou aquele porto estrangeiro, ele já tinha sua futura esposa esperando por ele. Ma era uma mulher quieta, apenas com menos de vinte e um, com lindos cabelos castanhos e olhos castanhos ainda mais requintados. Suas sardas teriam brilhado sob o sol, mas era uma tarde britânica chuvosa, com o guarda-chuva na mão enluvada, quando ela colocou os olhos em seu futuro marido pela primeira vez.

Foi o pai de Ma que primeiro apertou a mão de Pa. Seu pai possuía uma grande linha de navegação, a segunda maior da Inglaterra naquela época, e ele era sócio de negócios do pai de Pa. Ele tinha uma filha pequena com quem não poderia se casar, disse ele. Ele consideraria isso uma dívida de gratidão se o pai de Pa pudesse salvá-la do escândalo. O pai de Pa disse a ele que ele tinha um filho diplomata que queria se estabelecer na Inglaterra e precisava de uma esposa britânica adequada. E assim, o acordo foi estabelecido.

Mamãe e papai tiveram um casamento ocidental em uma igreja. Foi somente depois que eles se tornaram homem e esposa que Pa aprendeu todo tipo de coisa sobre sua noiva. No final da adolescência, Ma fugiu e se tornou uma noviciada em um convento na Espanha. Ela tinha sido expulsa após um escândalo. As fofocas viajaram rápido, mesmo sobre o mar, e Ma foi praticamente evitada pela alta sociedade britânica quando retornou. Pa aprendeu sobre inversão sexual de seus colegas de classe estrangeiros em Hong Kong. Ele nunca se preocupou em perguntar se a má conduta de Ma estava de alguma forma relacionada a esse estilo de vida, talvez porque pensou que havia curado essa aflição quando sua única filha nasceu doze anos após o casamento. A garota tinha o cabelo de corvo de seu pai e os olhos castanhos e sardas de sua mãe. Ela recebeu o nome de St. Beatriz de Silva, a padroeira de sua mãe.

Pa queria se casar com uma mulher de espírito livre, mas o único espírito que Ma deixou após o casamento estava nas garrafas que ela usou para lidar com sua vida infeliz. Mamãe começa a beber às dez da manhã. À tarde, ela mistura seu chá com licor e desceia meia garrafa de Shiraz depois do jantar. Ela aprendeu a se manter o ritmo para um hábito de uma vida, apenas o suficiente para afogar suas tristezas, mas não o suficiente para lhe dar ressaca pela manhã. Quando Beatrice tinha cerca de oito meses de idade, ela quase se afogou em uma banheira porque Ma estava muito bêbada para segurá-la enquanto lhe dava um banho. A partir desse ponto, Pa, que queria se tornar um pai prático, ao contrário do que ele tinha, contratou babás para cuidar de seu único filho. O pai de Ma morreu quando Beatrice tinha quatro anos, e foi quando a Mãe Superion se mudou. Ela era amiga de Ma de volta ao seu convento que saiu quase ao mesmo tempo que ela. Ao contrário de Ma, a Mãe Superion não tinha a rede de segurança de um pai rico. A babá foi demitida e ela foi empregada como governanta e tutora particular. Ela funcionava mais como o monitor da Ma, mantendo as garrafas fora do alcance quando ela teve muito.

A maneira como o vento sopra - AvatriceOnde histórias criam vida. Descubra agora