AGRADECIMENTO DA AUTORA:
Queridos e queridas leitoras, quero agradecer de coração os votos, comentários, incentivos e sugestões que venho recebendo de vocês aqui no Wattpad. Fico muito emocionada a cada novo leitor e a cada nova mensagem que recebo. Um beijo especial para todos vocês que tiveram curiosidade ou aceitaram um convite meu e passaram a acompanhar Um Diário para Alice.
Como não é possível citar todos, segue abaixo um pequeno grupo para representar todos os leitores que me deram um voto de confiança e ajudaram a dar o pontapé inicial nessa história.
@AnaSantos706 @nandaaparecida @mariajuliajulia581 @janri26 @francielepereira2014 @Taynara_oliveira @nathy_prior @IsahhSantos
BASTIDORES DO DIÁRIO:
Quem chegou até o capítulo 21 já percebeu que a fórmula que escolhi para contar minha história não é lá muito convencional. Neste bate-papo com vocês vou contar um pouco dos bastidores de como surgiu a ideia de um romance contado em capítulos escritos e diários gravados em video. Deixo aqui também um video curto do making off do "Diário - Hora do Embarque", publicado no capítulo 3. Espero que gostem... (aguardo os comentários ahaha)
Posso dizer que na verdade fui atropelada por "Um Diário para Alice". Tudo começou quando, em fevereiro de 2014, escrevi um conto e mostrei ao meu pai, que é jornalista e me ajuda na edição do meu blog. Ele gostou, mas me perguntou como a história continuava. Aquila provocação ficou na minha cabeça e acabei sentando para escrever mais um pouco.... E o que era para ser um conto acabou ganhando corpo e cedendo lugar a uma trama bem mais complexa.
Quando terminei, decidi que publicaria a história em capítulos no meu blog (vcs já visitaram meu blog? Tem vários textos meus por lá...). E aí veio a ideia de postar as partes que Bianca fala com Alice em videos mesmo. Em vez de escritos, eles seriam gravados de um smartphone e entremeados entre um capítulo e outro da história. Uma forma de colocar o leitor diante da fórmula exata que a protagonista da história utilizou para manter uma conexão com Alice. Seria como se o leitor pudesse assistir de um ângulo privilegiado às conversas entre Bianca e Alice.
A ideia parecia boa, mas para funcionar seria preciso encontrar uma atriz com o perfil certo e disposta a aceitar condições pouco confortáveis. Ela teria que interpretar ao mesmo tempo em que gravava a si própria com um celular em punho. Enquanto interpretava e se filmava, ela ainda precisaria seguir algumas indicações de enquadramento e de movimentos de câmera. Para ficar mais natural, não haveria cortes. Os vídeos seriam curtos, mas gravados em uma única tomada. Por aí vocês podem imaginar o grau de dificuldade...
Contei com a ajuda do ator Pedro Alves (meu primo lindo) para a seleção da nossa Bianca. E com a ajuda dele tive a sorte de encontrar a talentosa atriz Bruna Villela, que gostou da história e corajosamente topou encarar o desafio. No primeiro encontro das Brunas, autora e atriz, nos entrosamos bem. Depois houve outros encontros para leitura dos textos, para conversar sobre os perfis das personagens, sobre o figurino e acessórios que a protagonista Bianca usaria nos videos.
Testamos a forma como os vídeos seriam gravados, o enquadramento, a entonação e alguns movimentos de câmera. Mas a verdade é que estávamos apostando em uma fórmula que não sabíamos ao certo se funcionaria. O teste final foi a gravação do primeiro vídeo, o Diário Nº 2 (sim gravamos o Nº 2 antes do Nº 1), no aeroporto. Bruna, nossa atriz, já chegou como Bianca, com tranças nos cabelos, olhos bem delineados e o ar tenso de quem estava deixando uma vida para trás.
Eu, Bruna autora, cheguei de coque, depois de um dia cheio, que começou às 7h da manhã com a escola. Emendou, das 14h às 18h , em quatro horas de aula de dança, para encerrar com mais duas duas horas e meia de curso de Espanhol. Às 21h meu pai resgatou o que sobrara de mim na porta do curso de idiomas e partimos para nossa primeira locação. Ao contrário do que se pode imaginar, a euforia afastava qualquer vestígio de cansaço. Nos encontramos todos no aeroporto às 22h de terça-feira, dia 2 de setembro.
Após uma rápida preleção nossa Bianca fez uma primeira gravação para passar o texto. Esqueceu o final e aumentou o nosso grau de ansiedade. Era o primeiro Diário, em um aeroporto com gente circulando, funcionários parando para ver o que se passava e a pressão do relógio. Não havíamos pedido autorização para gravar ali dentro e a qualquer momento a segurança poderia encrencar.
Repassamos o texto com nossa atriz e, percebendo nosso nervosismo, ela, justo ela que era a mais pressionada naquela situação, sorriu e pediu que relaxássemos pois "estava tudo sob controle". E foi o que fizemos. Deixamos acontecer e nossa Bianca nasceu. Foi lindo gente. Ver a Bruna encarnando uma personagem da minha história...
O vídeo ficou ótimo e ainda aproveitamos um mega ventilador do aeroporto para dar o efeito do cabelo voando no fim da gravação. Belo Improviso da nossa super atriz-câmera-woman que caminhou na direção do vento. Quando assistimos ao resultado tivemos a certeza de que estávamos no caminho certo. Deixei aqui um making off exclusivo desse primeiro Diário que gravamos para vcs conferirem.
Se gostaram votem e deixem seus comentários. Dependendo da receptividade de vocês, penso em postar outros Extras com mais bastidores do nosso Diário para Alice. Mais uma vez agradeço o carinho, os votos e os comentários. Continuem acompanhando a história e divulguem pros amigos!
Beijos da Bru ;)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Um Diário para Alice [DEGUSTAÇÃO]
Novela Juvenil"Algumas amizades são para sempre... E nem mesmo a morte é capaz de separá-las" Quando Bianca , de 16 anos, perde sua melhor amiga Alice em um trágico acidente, sua vida entra em colapso. Atormentada pela culpa, Bianca conta com o apoio da família p...