PRÓLOGO

11 2 0
                                    

Todos conhecem a história do navio que não afunda!


    Já que é um dos acontecimentos mais triste e marcantes que ocorreu no ano de mil novecentos e doze. A história mais famoso que se reflete em torno do navio, é o romance de Rose e Jack. Mas, poucas pessoas conhecem outras versões contadas por outros sobreviventes.

     Voltando ao inicio na parte de criação, o RMS Titanic começou a ser construído em 31 de março de 1909 no estaleiro da companhia Harland & Wolf, na cidade de Belfast, Irlanda do Norte. O Titanic era exatamente uma encomenda do americano J.P Morgan, dono da operadora White Star, sendo um dos homens mais ricos da época.

     A estrutura do navio ficou concluída em maio de 1911, e tocou as aguas em 31 de maio do mesmo mês. A empresa Harland & Wolf instalou quatro funis, que seria espécies de chaminés grandes em torno da base do navio, sendo uma delas falsa, para dar uma impressão de grandiosidade. Mas, falando sobre o processo de construção e conclusão do navio, era obvio, que não se tinha uma dimensão e nem condição sobre segurança. Então era provável o numero de acidentes e mortes, causados durante a finalização.  Segundo relatos da época, mais de 200 pessoas ficaram feridas e nove delas morreram, a ultima delas atingida por um pedaço de madeira, momentos antes do seu lançamento.

   O Titanic chegou ao porto de Southampton, Reino Unido, no dia 3 de Abril de 1912. Em sete dias, o navio foi carregado com suprimentos, a tripulação foi escolhida e os últimos retoques foram dados.

    Seria uma viagem dos sonhos, tanto para os milionários e personalidades que queriam disfrutar da luxuosidade, assim também como centenas de imigrantes que queriam buscar uma nova vida, nos Estados Unidos. Naquela época, as cabines, quartos e divisões dos navios era divididas por classes. Isso não seria diferente no navio que prometia não afundar, mas, o motivo por qual prezavam, era para ninguém de classe baixa ou media transmitir doenças, piolhos e outros para os de classe alta.

    O navio fez sua primeira parada na França, em Chesbourg, no dia 10 com o intuito de pegar mais passageiros e já no dia seguinte, ele passaria em Queenstar, na Irlanda. Lá ele receberia sua ultima leva de pessoas antes de levantar ancora e definitivamente ter sua viagem inaugural cm sentido a Nova York.

    Era obvio que havia divergências sobre o numero total de passageiros. Mas, acredita-se que mais de duas mil pessoas estavam a bordo do Titanic, sendo 908 tripulantes e 1300 ou mais passageiros, já que o numero não era obvio assim.

    Apesar de percorrer sem percalços milhares de quilômetros, o Titanic começou a receber alertas vários alertas sobre gelo acumulado, que seriam  vários icebergs flutuando por meio da direção que o navio fazia sua rota.   Os alertas se intensificaram, mas não ligando e pouco se preocupando com isso o Titanic seguiu a caminho na sua velocidade próxima a máxima.

     O ultimo aviso foi emitido 21h40 pela Mesa, que seria um embarcação próxima. A comunicação utilização na época, era o telegrafo, que seria o único com alcance e melhor transmissão de sinais. Na sua ultima transmissão, que apontava um enorme iceberg nos arredores não teria chegado aos oficiais superiores. E logo assim, em pouco mais de uma hora, a viagem viraria um naufrágio.

UNDERTHUG - Um Novo TitanicOnde histórias criam vida. Descubra agora