como iniciar uma história? (qualquer categoria)

81 7 0
                                    

Por que não mais um informativo, dessa vez sobre outro tema, um que sinceramente, muita gente precisa. Não estou me gabando por eu escrever romances, mas tenho certeza que evoluí bastante desde o meu começo, tive erros? Claro que tive, e muitos! Justamente por isso, vou compartilhar meus conhecimentos e experiências. Estou neste ramo a 3 anos e fez 4 em junho deste ano (2023). 

Não escrevo apenas romances, escrevo diversos temas dentro de uma história. Por isto, posso dizer sobre o assunto. 

 Como iniciar uma história?

• A principal chave para uma história ter sucesso e ser coerente é: planejamento antecipado.

  Não adianta ter uma ideia, não pensá-la ou planejá-la. Tente explorá-la ao máximo, crie ramificações para ela, pense no que exatamente você quer fazer, aonde você quer chegar. Se você não tiver uma boa base, não conseguirá alcançar o topo.

  Se necessário, passe meses planejando, fazendo anotações, organizando tópicos importantes, e que serão abordados dentro da sua história. Posso dizer por mim, passei um mês planejando minha primeira história (do Deidara), em duas semanas de lançada, ultrapassou a história mais famosa do spiritfanfics do Deidara, e até hoje, nenhuma passou a minha pelo que sei em questão de favoritos. 

O ponto é: planejamento da trama é essencial. Não pense que apenas sair lançando capítulos atrás de capítulos vai dar certo, uma hora você irá se embolar na sua própria história e cometerá erros grotescos. Se você não se embolar, parabéns, você tem uma excelente memória e organização mental, ou você não tem nada para fazer e é só isto que gira na sua cabeça.

Pense nos personagens, pense no cenário, pense no que exatamente você quer, começo, meio, por último, pense em como quer chegar ao fim, a partir daí você conseguirá fazer o desenvolvimento e clímax.

Não precisa fazer tudo de uma vez, com pressa você não conseguirá chegar a lugar algum, apenas andará em círculos. Descanse, faça algo que te relaxe, se necessário procure inspirações.

Não tenha pressa em planejar, se há pessoas te cobrando sem compromisso, ou seja, pagamento, mande-as esperar, afinal, elas não estão no seu lugar;

Não pense nos comentários negativos, isso irá te gerar ansiedade e você não vai conseguir subir o primeiro degrau;

Procure informações sobre o que você quer, se é uma história espiritual, procure saber pelo menos o básico do que você quer, senão ficará algo sem nexo. Se é uma história de romance, procure entender sobre sentimentos e o local que será desenvolvido. Se é sobre suspense, entenda como desenvolver uma trama de suspense, como gerar mistério, e assim sucessivamente. O que quero dizer, é: Tenha noção do que você está fazendo;

O começo é apenas para se ter uma noção do que será tratado a história, não precisa começar com tudo, mas se quiser, é a seu critério. É uma boa ideia, desde que você saiba o que fazer em seguida para manter os ânimos do público. É uma ideia de risco, mas se você consegue dar conta do risco, então vá! Mas se não acha que consegue, não tem problema, comece devagar, comece calmo e deixe a emoção para o decorrer da história!

O meio da história é quando você está desenvolvendo a trama, entretanto, você tem que saber como conectar o meio com o começo para que nada fique vago, foque nos mínimos detalhes, pois pode ter certeza, eles não passarão despercebidos pelos leitores! 

Se a história for longa, você definitivamente não pode ser um preguiçoso escritor, e tem que ter um repertório diversificado para o meio da história para que não se perca ou seja um "encherão de linguiça", um exemplo de longas histórias e com um repertório alto em detalhes em seu meio, são Grey's Anatomys, as novelas, One Piece. Por que estes exemplos? Apesar de extensos, eles não perdem o seu foco principal.

Caso você não queira algo tão extenso, não tem problema, existem séries e filmes bons, que são curtos, mas que tem um excelente desenvolvimento, O Gambito da Rainha e Brigherton. Estas séries são bons exemplos que você não precisa fazer algo grande para que seja excelente.

Anote os tópicos principais, você vai precisar e muito para que não se perca;

• Pesquise, use fontes, para que nada que seja fora de sua criatividade seja absurdo ou até motivo de piada;

Use e abuse de sua criatividade, o desenvolvimento é para você colocar mais de 50% da trama;

• Não corra com o desenvolvimento, você não está fugindo da polícia e nem correndo no fórmula 1;

• Conecte, de alguma forma, o meio com o final, não precisa ser algo estrondoso, pode ser algo pequeno. Se preferir, um coringa: Use o clímax para conectar o meio com o fim!

O final, bem, não é algo difícil de escrever, é uma conclusão, ela pode ser grande ou pequena, e dependendo do que queira fazer, pode deixar uma "..." para deixar um mistério no fim e para dar a continuidade em outro livro ou temporada.

Para se ter um final interessante, é importante que a pergunta que se tem no começo, ou no desenvolvimento, seja respondida por completo, caso a trama finalize ali, ou parcialmente respondida, caso queira fazer algo que as pessoas fiquem com o famoso "gostinho de quero mais" caso queira concluir a história.

Mas, se você é um escritor sacana e quer que a pergunta fique em aberto, deixe-a parcialmente respondida, porém, de forma clara que termina por ali e também, a razão de tudo aquilo.

Exemplo:

"Alice pegou a bússola espatifada ao chão, a olhou e viu que o objeto ainda possui uso. Ela leva até sua casa e a conserta, então a colocou sob a estante de seu quarto antes de dormir. Assim que batera meia noite, a bússola se trinca em cinco grandes pedaços e o os ponteiros começam a girar em forma anti-horária e a bússola brilha, mas de repente, some, voltando para Gothel, que disse "Então você voltou, hã?" A bela dama sorriu e a bússola se concertou imediatamente."

O contexto disto, é: A bússola era um objeto mágico, e algo mágico não pode ser concertado por meras mãos humanas, como foi o caso de Alice, que tentara. O motivo pelo qual ela desapareceu, foi porque algo mágico quebrado, não se pode ficar em mãos humanas, voltando para Gothel, que pelo contexto, não é uma humana qualquer. Expliquei porque eu não dei contexto à este final de história que eu inventei agora.

Espero que possa ter compreendido, qualquer dúvida, pode perguntar a vontade!!


Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Sep 06, 2023 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Não Escreva Conteúdo Adulto (+18) Sem Ler Isto!Onde histórias criam vida. Descubra agora