Eu não faço ideia do número de vezes em que eu deixei de ler um livro incrível somente por causa da sinopse chata e sem tanta emoção.
"Kay, eu tenho muita dificuldade de escrever uma sinopse legal", eu também tinha e por isso vim aqui te socorrer porque eu já estive nesse mesmo barco que você está agora.
Você precisa de 5 elementos específicos para fazer uma sinopse impactante e que atraia as pessoas para a sua história, mas aqui eu trabalho com exemplos e por isso irei usar uma das minhas obras favoritas dessa plataforma que até mesmo é ganhadora de um Wattys.
A obra é We Got Married da Raissa Coelho.
Mas antes, vamos falar sobre os 5 elementos que vão te fazer conseguir escrever a sinopse perfeita.
1) Protagonistas
Quem são os personagens de mais relevância na história? A história será em torno de quem? Apresente o seu ou seus protagonistas, introduza-os na sinopse.
2) Contexto
Apresente onde a história se passa, não precisa ser o tempo necessário, mas se for em uma cidade específica fale, se a história é de colegial você pode falar sobre vida escolar, se é uma história de época você pode falar sobre o ano ou a época em que se passa. Você não precisa dar uma localização exata, mas é legal permitir que o leitor imagine um cenário.
3) Conflito
É o centro de praticamente toda a narrativa, é o que faz a história "rodar", coloca os personagens em ação. É a dificuldade, mudança, desafio, etc. Logo após você apresentar os personagens, você também pode apresentar o conflito, pois ele é indispensável na hora de escrever a sinopse.
4) Esperança
Nem só de conflito vive o livro. Para mostrar ao leitor que sua história supera os obstáculos, é importante oferecer uma possibilidade esperançosa na sinopse. Você não precisa revelar a verdadeira solução para o conflito. Mas é preciso oferecer algo aos leitores. Por exemplo, apresentar um aliado ou artefato mágico que promete ajudar o protagonista a vencer o conflito e por aí vai.
5) Tom
O tom é um elemento um pouco mais complicado de se inserir na sinopse. Não basta descrevê-lo da mesma forma que você fez com os demais. Imagina ler uma sinopse que diz "este livro é engraçado"? Nada disso, o tom deve ser transmitido através da sua escolha de palavras. Por exemplo, se o seu livro é de terror, tente escrever uma sinopse aterrorizante.
Conseguiu entender esses 5 elementos? Ok, vamos agora para uma rápida análise da sinopse de We Got Married da Raissa Coelho para você ver como ela usa bem todos esses elementos.
Logo no início temos a apresentação da protagonista Cha Ji Won, seguido para o primeiro conflito apresentado na sinopse junto a uma solução.
Por se tratar de uma comédia romântica, é possível ver um tom mais engraçado durante a narrativa em conjunto ao contexto em que a história vai se passar, no caso, o reality We Got Married. No segundo parágrafo temos a apresentação de mais um protagonista junto ao conflito que ele enfrenta.
Por fim temos a conclusão feita em um tom de comédia.
Recomendo que você comece a procurar autores que escrevem sinopses que usam esses 5 elementos, para então você conseguir ter uma base na hora de escrever a sinopse do seu livro.
Aproveite para fazer exercícios, pegue livros que você gosta, fanfics aqui da plataforma que você já leu e tente fazer uma sinopse para essas histórias da sua forma.
Não precisa fazer nada tão longo como a sinopse da Raissa, mas não fuja desses cinco elementos que eu citei.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas de uma Ficwriter
NonfiksiUm passo a passo para ajudar escritores iniciantes e aqueles que já escrevem, mas precisam de uma ajudinha.