Após um bom tempo distante desse projetinho que eu comecei, estou aqui de volta para conversarmos novamente a respeito de algo que eu vejo muitos escritores iniciantes (me coloco nesse meio) erram e infelizmente não aparece alguém para dar uma ajudinha e uma correção.
Diálogos com toda a certeza fazem a diferença na história da vida de um autor ou de uma série de livros. Digo isso pois entrei várias vezes em pirâmides literárias graças a diálogos curtos de três linhas ou dois parágrafos (Sarah J. Maas e Jeniffer L. Armentrout estão de prova).
E mesmo que eu gostaria que esse aqui fosse um capítulo sobre como escrever diálogos incríveis e únicos, estamos aqui para falar sobre gramática.
Não é para chorar não, continue lendo, porque provavelmente você pode estar cometendo um erro e nem sabe.
Como eu disse no primeiro parágrafo, eu já fui uma escritora iniciante e cometi esse tipo de erro gramatical que é o de não escrever diálogos e falas de personagens da forma correta, no caso, não utilizar as Aspas ("") ou travessão (—).
Vejo muitas escritores usando hífen (-) ao invés de travessão (—) ou até mesmo escrevendo da seguinte forma:
>Nome de personagem: fala do personagem< E segue-se assim pelo resto do livro/fanfic.
Se você gostar de seguir o modo tradicional, pode marcar os diálogos com as aspas ("") da seguinte forma:
"Por um momento, me perguntei se não era você disparando flechas em mim."
Faço uma careta.
"E o que fez você decidir que não era?"
Ele sorri.
"A pessoa errou."
Trecho de O Rei Perverso, Holly Black.
Agora, se assim como eu, você quiser usar o travessão (—), no caso, a pontuação fica assim: você deve iniciar a frase com travessão (—), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (—), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.
Um exemplo:
— Por que quis me mostrar tudo isso? — perguntou Grecia enquanto admirava a luz e a brincadeira das estrelas.
— Queria mostrar o quanto me importo com elas, Grecia. — Deixando de encará-la, o Leão também voltou sua atenção para as suas estrelas. — Talvez soubesse o quanto eu as amo, escutar que eu as amo muito mais e que é minha criação favorita soasse diferente. Talvez assim você saiba que jamais, nem por um segundo, deixei ou a deixarei de lado. Sempre esperei que voltasse para mim.
Trecho de A Lágrima de Vidro, Gabriela Costa.
Agora que você já entendeu bem que gramaticalmente só pode escrever diálogos com aspas ("") ou travessão (—), eu poderia muito bem encerrar esse capítulo aqui mesmo, mas quero dar um bônus específico para as pessoas que não escrevem com computador por não terem um ou que só tem um celular único para escrever.
O teclado do IOS tem a opção de vocês colocarem travessão nos diálogos quando o hífen (-) no teclado é pressionado, diferente do teclado do Samsung e alguns outros aparelhos. A minha dica é que você que usa Android e não tem o travessão no seu teclado, vá a Play Store e baixe o teclado do Google. Com ele baixado, vá até as configurações do seu celular e o coloque como Padrão, com isso, você já pode escrever diálogos tranquilamente com travessão.
E acredite, escrever tanto com travessão quanto com aspas, irá profissionalizar ainda mais a sua história.
E mais uma dica, dessa vez não é de gramática. Se você quiser realmente aprender a escrever diálogos legais e mais divertidos, leia mais! Leia mais >livros< escritos por escritores profissionais, podem até ser livros famosinhos no Booktok ou no Instabook, mas sempre lembre de checar a classificação indicativa se você for menor de idade. Se você gosta de romance adolescente, então leia os livros da Jenny Han como a trilogia Para Todos Os Garotos Que Eu Já Amei. Se gosta de fantasia, então vai pra Rick Riordan com Percy Jackson, mas se não quiser cair em uma pirâmide literária, pode ler os livros da Gabriela Costa como A Lágrima de Vidro ou ler uma trilogia como Príncipe Cruel da Holly Black.
Se você quer escrever bem, você precisa ler. Foi dessa forma que eu desenvolvi a minha escrita ao longo dos anos e sinto que ainda tenho muito para melhorar.
Se você tem livros a recomendar, então pode escrever aqui em um comentário para que outras pessoas vejam e adicionem, mesmo que sejam livros/fanfics aqui do wattpad mesmo!
Tem uma lista de leituras do meu perfil assim "Escrita de Milhões" e é justamente sobre livros que eu li e que eu gostei bastante da escrita, vocês podem encontrar lá!
E agora eu encerro esse capítulo. Até mais!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas de uma Ficwriter
Non-FictionUm passo a passo para ajudar escritores iniciantes e aqueles que já escrevem, mas precisam de uma ajudinha.