"Tudo tranquilo! Dá até pra desconfiar. Isso não é normal. Alguma coisa tem que acontecer, pra me aborrecer! Senão, algo está errado!" Era o que preocupava o Chefe do Departamento de Investigações da Secretaria de Segurança, Dr Josh William Facundo, enxugando, com o lenço, o suor da careca redonda, que parecia crescer diariamente.
O telefone toca na mesa do Chefe Josh William! Ele estava tão entretido com os seus pensamentos, se queixando da 'tranqüilidade momentânea' no seu departamento, que nem percebeu. Foi preciso a d. Berenice deixar a sua mesa na recepção e se dirigir à sala do chefe, para avisar da chamada telefônica.
- Chefe Josh, telefone pro senhor!
- Pra mim? E por que não chamou pela linha interna?
- Eu chamei, senhor. O senhor não deve ter percebido. - Respondeu a paciente assistente .
- Quem é? - Indagou o Chefe Josh.
- É alguém em nome do Arcebispo!
- Do Arcebispo? Estava estranhando a ausência de problemas, e me aparece um enviado direto por Deus? Pode passar a ligação, por favor, d. Berenice.
O telefone volta a tocar na mesa do Chefe.
- Alô, aqui é o Chefe Josh William falando...
- Olá, chefe. Tudo bem com o Senhor?
- Está tudo indo. Com quem estou falando?
- Ah, certo. Aqui é Padre Stênio. Sou secretário do arcebispo!
- Em que podemos lhe ajudar, Padre Stênio?
- Há uma semana, recebemos um documento da Paróquia de Santa Tereza, assinado pelo Padre Bellotto, onde ele revela suas preocupações com a suspeita de que uma das imagens da sua igreja tenha sido falsificada, ou trocada por uma réplica!
- Mas, padre, imagino que os senhores deveriam procurar um perito, especialista em imagens religiosas!
- O senhor tem razão! Já fizemos isso. E esse perito, após análise específica, usando de seus métodos e instrumentos característicos, concluiu que a imagem atualmente exposta no Altar-mor da Igreja de Santa Tereza, embora com aparente perfeição, é uma réplica!
- Ótimo! E onde é que entramos nessa história?
- O arcebispo me incumbiu de, junto à sua equipe de investigadores, descobrir como tudo isso pode ter acontecido.
- Entendi. - Admitiu o Chefe Josh, coçando levemente os cabelos da nuca, em sinal de preocupação. - Onde fica a Igreja de Santa Tereza?
- O senhor ou a sua equipe deve procurar o Padre Bellotto...
- Um momento! - Interrompeu Chefe Josh. Vou transferir a ligação de volta para a nossa assistente e ela anotará tudo. Por favor, diga ao arcebispo que faremos o possível para desvendar esse mistério. Agradecemos pela confiança. E que pode contar sempre conosco. Grande abraço. Continue na linha. - E, para d. Berenice - D. Berenice, por favor, anote as informações que o Padre Stênio vai lhe passar e depois traga pra mim. Obrigado. - E, pressionando um botão do equipamento, devolveu a ligação para a assistente.
Pouco depois d. Berenice já estava diante da escrivaninha do Chefe Josh com as anotações passadas pelo Padre Stênio.
- Aqui está, doutor. - Disse, estendendo uma folha de papel com as anotações.
- Deixe-me ver. - O Chefe do Departamento de Investigações pegou o papel e, depois de lê-lo, perguntou.
- Sabe onde fica a Igreja de Santa Tereza?
VOCÊ ESTÁ LENDO
A CARGA
Short StoryNessa história policial o Detetive Kar-el Santiago junto à sua equipe, vai usar de toda a sua astúcia e perspicácia para desvendar os enigmas de uma carga misteriosa.