Bem-vindxs!
Um novo desafio do perfil WattpadSuspenseLP significa novo conto no meu perfil. Desta vez, para vos trazer um mistério durante as festividades carnavalescas, decidi recorrer às minhas raízes e a uma das figuras mais conhecidas do Carnaval português: o careto.
Característicos de Trás-os-Montes e do Alto Douro (zona Norte de Portugal), com especial destaque para Podence, o careto é uma personagem ligada aos rituais pagãos que o povos de origem celta terão deixado por Portugal.
Tradicionalmente, homens solteiros vestem "a pele" desta personagem diabólica para, correndo pelas aldeias, amedrontar os residentes e encontrar mulheres solteiras para as chocalhar — que é como quem diz agarrá-las e, com uma dança de cintura, fazer com que os chocalhos que trazem batam nelas. Simbolicamente, este ritual é uma analogia à chegada da primavera e da fertilidade. Assim como a figura do careto "insemina" a mulher que ele chocalha, também as sementes que serão plantadas por esta altura deverão germinar na terra.
Hoje, a festa conta com caretos de idade e estado civil variado, não sendo já exclusiva de rapazes solteiros. Há até participação dos mais pequenos, a que chamam de facanitos, e de raparigas envergando fatos de careto dos pais, tios ou irmãos. A participação das raparigas é relativamente tolerada e permitida pela também relativa espontaneidade da organização das saídas dos caretos pelas ruas das aldeias. O alvo principal das investidas chocalheiras dos caretos é também mais amplo, abrangendo tanto as mulheres solteiras como as casadas, residentes, turistas ou visitantes da aldeia.
As festividades terminam na Terça-Feira Gorda, com a queima do Entrudo ou do Mascareto (uma marionete gigante de um careto), simbolizando o fim definitivo do inverno e a vontade das gentes de afastar as más energias e o Diabo das suas culturas e das suas vidas. Em alguns pontos do país, há ainda a saída às ruas do Diabo, da Morte e da Censura na quarta feira de cinzas.
A minha família não é exatamente desta zona do país, mas anda perto o suficiente para eu poder apelar às minhas raízes e escrever com isto um conto de carnaval! Têm na mídia um pequeno vídeo que explica melhor porque é que os caretos (de Podence) acabaram por, há 3 ou 4 anos, virar património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO. Ainda que não seja o vídeo que deu nome a este conto, é bastante completo sobre toda a temática e pode ajudar a imaginar melhor as cenas.
Espero que esta explicação seja útil para o que lerão a seguir e que gostem de estar Na pele do Diabo!
Boa leitura!
Temas que aborda o conto:
Luto, morte, violência sexual, suicídio, psicológicos distorcidos
VOCÊ ESTÁ LENDO
Na pele do Diabo ✔
Short Story🥈 ᴄᴏɴᴛᴏ ᴠᴇɴᴄᴇᴅᴏʀ ᴅᴏ ꜱᴇɢᴜɴᴅᴏ ʟᴜɢᴀʀ ɴᴏ ᴅᴇꜱᴀꜰɪᴏ 18 ᴅᴏ ᴘᴇʀꜰɪʟ ᴡᴀᴛᴛᴀᴘᴅꜱᴜꜱᴘᴇɴꜱᴇʟᴘ Raquel jurou nunca mais regressar à sua aldeia natal no interior Transmontano, muito menos durante o Entrudo. Contudo, bastou receber uma chamada telefónica para mudar de i...