Panelas

27 4 0
                                    


Anos atrás, lá pros meus nove anos de idade, questionei a mamãe o porquê dela não usar umas panelas que ficavam só de exibição, pegando poeira em cima do armário, ela respondeu que no meu aniversário de 15 anos iria usar, deixei quieto.

O conjunto de são de panelas que brilham como prata e com tampas de vidro, até a frigideira tem tampa. Achei que o motivo para ela não usar fosse deixar elas como decoração, ou justamente as tampas de vidro, já que minha falecida avó paterna tinha o mesmo conjunto de panelas e as tampas de algumas quebraram devido ao calor. 

Mas agora desconfio que o motivo seja outro...

Já tenho 17 anos e nada.

Quando a casa estava passando por reforma e precisávamos limpar a poeira da cozinha aproveitei para fazer a mesma pergunta, entretanto, a resposta foi diferente: "No dia do seu casamento, quando você for se casar com um homem que tenha um trabalho bom e que te sustente junto com seus filhos."

...certo, mudou bastante.

Quando pensei sobre o assunto era uma tarde de domingo, e todo domingo ela faz uma faxina mais completa na casa, aproveitei que tinha me pedido ajuda para limpar a geladeira e como já estávamos na cozinha voltei ao assunto que me deixava desconfiada, e a resposta foi a mesma que a anterior.

"No dia do seu casamento."

Agora vem minhas conclusões sobre, e espero que a menos uma esteja certa.

Suponho que quando eu era mais nova e ela ter me dito "No seu aniversário de 15 anos" ela imaginaria que até aquela idade eu já estaria namorando, já teria desencalhado, porém cá estou eu com 17 anos na cara sem nunca ter namorado. Não por falta de opção, mas por certas ocasiões (mais sobre em "Relações"). Contudo, ela vendo que não era o que esperava decidiu mandar logo a real "No dia do seu casamento", na esperança de que eu arranjasse um parceiro romântico para finalmente desfrutar de minha herança enquanto faço um almoço para a futura nova sogra da casa junto de seus novos netos. Muito específico? Talvez.

O que mais me perturba é saber que ela SABE que eu não gosto de comentar o assunto, eu sempre nego, reviro os olhos, faço careta, tudo que remeta a desinteresse.

E é aí que entra a segunda opção.

Justamente por saber dessa minha negação, desse meu desinteresse, ela tem noção que nem tão cedo eu vou querer aquelas panelas, a fazendo ser a dona delas por mais e mais tempo. Por isso ela fala sobre tal assunto, por saber que eu não gosto desse maldito assunto. Uma outra alternativa dessa opção de ainda ter posse do conjunto é ficar me enrolando cada vez mais. Supondo que eu esteja casada com o cônjuge que ela sempre quis, se eu cobrasse a cobiçada herança, ela iria finalmente cederia ou daria outra desculpa? Do tipo "só depois que tiver meus netos" apenas para ficar com as benditas panelas que brilham como prata e que tem tampas de vidro.

Eu preferiria acreditar na opção que criei quando criança, ela não quer usar porque é uma boa decoração e as tampas podem ter risco de quebrarem com facilidade. Entretanto, as demais alternativas ficaram bem mais convincentes.

Sinceramente? Não faço questão, pergunto por curiosidade em busca da resposta de minha dúvida. Se ela as quer tanto assim que fique. Mas se quiser que as mesmas fiquem por minha posse só depois que eu fizer o que ela tanto anseia kk desculpe mamãe, vai precisar passa-las para o nome de Rodrigo, que se bobear está numa situação pior que a minha.



R.

Transformando coisas banais em questionamentos complexos.

Minhas besteirasOnde histórias criam vida. Descubra agora