002

221 30 3
                                    

Xiao Zhan

“Xiao Zhan, ei,” meu chefe Bill diz quando entro em seu escritório para nossa reunião matinal.  "Sente-se."  Sorrindo, ele aponta para a única cadeira vazia na sala.  A cadeira do segundo visitante é ocupada pelo chefe de Bill, que eu não esperava encontrar nesta reunião.

Meu pulso acelera ao ver Ron Farham.  Ron é um dos caras mais importantes da Canadian Hockey League, a organização que governa as três ligas que compõem o Major Junior de hóquei no Canadá.  Ele é meio importante, e minhas palmas ficam úmidas quando me acomodo na cadeira de pelúcia ao lado dele.

Atrás de sua mesa de mogno, Bill Braddock me oferece outro sorriso.  Reconfortante.  “Relaxa, Xiao.  Esta é apenas uma revisão anual, não uma execução.”

Apenas uma revisão anual?  Nuh-uh.  Esta é a reunião onde descubro se consegui a promoção a que me candidatei.

Treinador assistente.  O grande cargo.  Claro, não parece o cargo mais glamoroso, mas é um avanço em relação ao meu cargo atual de Assistência de juniores e um passo mais perto de meu objetivo final - Treinador Oficial pra mim é algo grandioso.

Não me interpretem mal, adoro trabalhar individualmente com o goleiro e defensores do meu time.  E sei que meus esforços definitivamente contribuíram para que ganhássemos o torneio Memorial Cup no ano passado.  O júri ainda não decidiu este ano, mas os meninos estão arrasando nesta temporada, então um retorno ao campeonato não está fora de alcance.

Mas só porque fui goleiro não significa que não tenha ideias sobre estratégias ofensivas ou a capacidade de treinar os jovens atacantes que entram na liga todos os anos.  Eu preciso de uma mudança.  Preciso de um conjunto mais amplo de responsabilidades..

Durante nossa última viagem, Bill quase confirmou que eu estava recebendo uma promoção.  Significa mudar para um time diferente cuja arena fica a cerca de 45 minutos ao norte de Toronto, mas não estou preocupado com o trajeto do centro da cidade.  E sim, isso também significa não trabalhar mais com Bill, mas por mais que eu goste e respeite o homem, mudar é bom.

Agora, enquanto estou sentado na presença de Bill e Ron, eu me pergunto se talvez... talvez eu esteja conseguindo uma posição ainda melhor?  Por que outra razão alguém do CHL estaria aqui?

“Vamos direto ao que interessa”, diz Bill sem preâmbulos.  “Ron e eu cantamos seus louvores durante toda a temporada.  O que você fez com Chambers é realmente incrível.

Ron acena com entusiasmo.  “A maneira como você transformou aquele garoto?  Muito impressionante."

“Ele deu a volta por cima”, argumento, embora não possa negar que Dale Chambers foi um pesadelo absoluto no início da temporada, para não mencionar um complexo de Deus.  O garoto ganhou a antipatia de seus companheiros de equipe desde o primeiro dia, e foram necessárias muitas, muitas tentativas de formação de equipe para criar alguma camaradagem entre ele e todos os outros.  Se um time não gosta ou não confia em seu goleiro, pode perder uma temporada inteira.

Mas bastou algumas conversas com Chambers para eu perceber que ele estava gritando por socorro.  Seu pai abandonou a família quando Dale tinha seis anos, e o desfile de “modelos” masculinos, cortesia do péssimo gosto de sua mãe para namorados, criou um ambiente doméstico hostil que fez Dale se comportar mal na escola e nos treinos de hóquei.  Seu talento absoluto como goleiro chamou a atenção dos treinadores da liga juvenil, que o encorajaram a continuar jogando.

“Apenas ouvi seu pedido de socorro”, digo aos meus chefes.

“Você é bom com eles,” Bill diz seriamente.  “Os meninos.  Você tem um talento real para cuidar dessas crianças, Xiao Zhan.

Nós e nosso final épico Onde histórias criam vida. Descubra agora