Mudar as vezes assusta. É difícil se sentir totalmente confiante, sentir aquele frio na barriga e não pensar no que pode dar errado. Mas, o que seria da vida sem apostas? Sem a coragem para enfrentar a ansiedade e a vontade de dar meia volta para dentro das cobertas de sua cama?
Nem sempre é possível escolher se queremos mudar, testar coisas novas ou sair da nossa zona de conforto. A vida sempre encontra uma forma de nos atirar em descobertas, em mudanças, em medo. Nem sempre é possível escolher se queremos mudar ou não, mas realmente vale a pena viver estaticamente?
# Papai conseguiu uma promoção no trabalho, mas tivemos que nos mudar de novo, estamos quase chegando na nossa casa nova. Tenho medo de não conseguir fazer novos amigos na minha escola nova, na verdade eu mal tinha amigos na antiga, demorei tanto para conseguir me aproximar de alguém. Não por vontade própria, mas pelas regras do meu pai de sempre voltar pra casa cedo depois da escola, não convidar ninguém para minha casa e não gastar meu tempo brincando com pessoas que não pensam em seu futuro. Para o papai só aqueles que sabem usar seu tempo de forma produtiva serão algo na vida, de certa forma eu acho que ele está certo, mas sinto que sou a única pessoa de 13 anos que vive tendo que pensar nisso. Eu deveria escrever um poema sobre meu medo da escola nova, mas papai disse que isso também era perda de tempo.# Anotações do Diário. Data:02 de abril de 2014.
5 meses e 26 dias antes de agosto
Era um dia bonito, o céu azul e uma brisa fria soprava de manhã, os pássaros pareciam cantar por toda parte da cidade enquanto Apolo observava pelo vidro da janela do carro. Ele mal havia dormido na noite anterior quando chegou em sua nova residência, passou a noite quase toda pensando em como seria morar tão longe de sua antiga cidade, de sua antiga escola, de tudo que conhecia.
– Apolo! – Vociferou uma voz à sua frente.
O garoto pulou no assento do carro enquanto voltava a realidade, às vezes sentia como se desligasse todos os seus sentidos para o mundo e viajasse em seu mundo de pensamentos enquanto focava em algo aleatório. Mas só de pensar em seu pai estressado já fazia com que o jovem sentisse um calafrio em sua espinha, capaz de o trazer à realidade em segundos.
– Desculpa eu... –Apolo se endireitou no assento, virando-se para frente e olhando para o rosto de seu pai pelo retrovisor interno do veículo enquanto pensava em como se desculpar, mas antes que conseguisse terminar foi interrompido.
– Estava viajando de novo, como sempre faz! – Marcos, seu pai, parecia quase sempre irritado com algo, Apolo não sabia se era de sua própria personalidade ou cansaço por trabalhar demais. – Olha, eu tenho amigos que trabalham naquela escola, se eu souber que você fica voando assim na hora das aulas eu...
Ele não precisou terminar a frase, nunca precisava, Apolo já sentia medo suficiente só de imaginar seu castigo.
– Desculpa pai, vou tomar cuidado, prometo.
– Espero que sim, vou me manter informado sobre... ah, lembre de passar na coordenação e terminar de fazer suas matrículas, fiquei sabendo que essa escola tem disciplinas e cursos extras e pediram para que o aluno fizesse as escolhas finais na primeira semana de aula.
– Disciplinas extras? – Apolo perguntou enquanto puxava sua mochila do assento ao lado para procurar seu diário de anotações.
– No período da tarde eles oferecem algumas disciplinas extras, para reforço, e algumas atividades recreativas.
– Atividades recreativas? – Apolo quase nunca tinha tempo para se dedicar a outras atividades além dos estudos, ele se sentiu animado em imaginar quais atividades teria disponível em sua nova escola. – Quais são?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Canções para agosto
Romansa"Depois de drásticos eventos que mudaram sua vida, Apolo decide se mudar de cidade na esperança de esquecer completamente tudo e tentar recomeçar mais uma vez do zero, deixando para trás amigos, sonhos e principalmente sua paixão pela música. Mas su...