As palavras de Branca...

2 0 0
                                    

Uma voz desperta Branca de seus pensamentos, informando que ela quem conduziria a discussão na Câmara hoje. Branca suspira profundamente, pois sabia que seria um dia daqueles.
No almoço, decide comer rapidamente e sozinha mesmo. A tensão só aumentava, já que sempre as discussões viravam exatamente isso: discussões. 

Após o expediente, conversando com colegas de trabalho, Branca tem a atenção chamada por um amigo: 

- Branca, você deveria falar menos palavrão. - comenta Diego em tom de reprovação. Diego tinha a mesma idade de Branca e agia sem postura alguma com colegas de trabalho, mas não hesitava em corrigir mulheres no local.

- Eu estou fora do expediente, com amigas! Por que não posso falar como eu quiser? - questiona.

- Porque mulher com postura não fala palavrão. - explica Diego, como se falasse com uma criança.

- Que coisa mais sem sentido, Diego. - reprova Karen, mudando logo o assunto da conversa.

Ao chegar em casa, Branca refletia sobre como sua vida toda sofrera reprovação de pessoas em relação ao seu comportamento: "precisa ser mais delicada, fazer ballet e sentar como mocinha", diziam.

Sem pensar muito mais, Branca vai para a cama, pronta para mais um longo dia. Logo cedo, o telefone acorda Branca:

- Branca, você chega mais cedo hoje? Você não vai gostar do que aconteceu aqui. - Karen comenta apressadamente. 

- Estou saindo de casa em dez minutos. - responde Branca.

Ao chegar, logo descobre o porquê: um deputado, descontente com o enfrentamento de Branca e com o discurso que fizera, decidiu divulgar o endereço de seus pais publicamente, para qualquer um que quisesse direcionar represálias.

Furiosa, Branca encaminha um pedido para que a conduta fosse averiguada. Expõe também com seus amigos toda sua indignação.

Para sua surpresa, não só não há qualquer punição - o deputado foi apenas obrigado a retirar a divulgação do endereço - como seu amigo Diego o defende:

- Ele só estava nervoso e agiu sem pensar. Você deveria ser mais compreensiva. - pediu Diego.

Branca retira-se para respirar e pensar com mais clareza. "Como as palavras de uma mulher devem ser medidas, mas as ações de um homem levam desculpas com tanta facilidade?", pensava.

As palavras de Branca...Where stories live. Discover now