A entrevista de hoje é com a autora Ester Cabral, que é a vencedora do nosso concurso Não Olhe Para Trás, com o conto Não Olhe.
Apresente-se para quem ainda não lhe conhece.
Saudações, pessoas fãs de histórias tenebrosas! Eu sou a Ester, nascida e criada em São José dos Campos (do lado da cidade de Taubaté, sim, aquela da Grávida) no interior de São Paulo. Atualmente tenho 25 anos e curso Letras.
Ler e escrever conta como hobby, né? Mas também gosto muito de ver séries (mesmo que atualmente esteja uma vergonha para os seriemaniácos), principalmente de época e dramas britânicos, e ver vídeos de conhecimentos diversos no YouTube, como os de moda histórica e curiosidades científicas. Amo coisas trevosas e fofinhas, por que não juntar as duas coisas?
Como surgiu o seu desejo de ser escritora?
Eu sempre adorei as atividades de produção de texto na escola e muitas vezes acabava até passando um pouco dos limites na hora de escrever rs Na adolescência eu conheci as fanfics e resolvi começar a criar minhas próprias histórias das mídias que gostava e desde então estamos aí ✌️
O que te motivou a começar postar no Wattpad?
Eu já postava em outros sites e decidi migrar alguns textos pra outras plataformas.
Queremos saber mais sobre seus livros. Nos fale um pouco sobre eles.
Bem, meus anos de escrita foram marcados por "ondas". Comecei com histórias mais curtas, intimistas e focadas no drama e no romance. Essa "onda" terminou com a (Re) Nascer (que era uma fanfic e foi transformada em uma original) e alguns dos contos da coletânea Relatos. Desde o final de 2020 resolvi me arriscar no mistério, que foi o gênero que deu uma "chave de virada" na minha vida de leitora, e na baixa fantasia. Minha primeira tentativa foi o conto/noveleta Todos os Caminhos Levam a Paris e no ano seguinte tentei escrever meu primeiro romance policial, que infelizmente não deu certo e voltou pra cada. Naquele mesmo ano, graças a um desafio, acabei me arriscando outra vez e foi onde surgiu as Crônicas do Submundo, que misturam fantasia, mistério e romance, que são meus gêneros favoritos. Submundus, o primeiro livro das Crônicas (e que hoje está disponível completo somente na Amazon e no KDP), foi meio que um marco nessa nova "onda" porque provou pra mim mesma que eu conseguia, sim, escrever uma história de mistério. Depois veio o livro 2, In Noctem Veritas (que hoje se tornou Pax Nulla) e foi tornou mais um marco, pois foi a primeira história que reescrevi inteira, e Dualitas, outro marco pra mim, pois foi a história mais longa que já escrevi e com a trama mais complexa.
O que te inspirou começar escrever no gênero terror?
Eu sempre fui muito fã do gótico e do terror psicológico e sempre quis escrever um conto nesse gênero, mas não achava que fosse possível por ser muito medrosona rs Mas esse ano acabei me arriscando, graças a alguns incentivos da EstelaSimone, e escrevi um conto para um edital e o conto do desafio, minha segunda tentativa.
Em quem você se inspira, no Wattpad e fora dele, para criar suas histórias?
Daqui da plataforma não tem como não citar a EstelaSimone talentosíssima pra escrever principalmente dramas e desenvolver personagens, o AndreTornado que arrasa principalmente quando o assunto é ficção científica e a galera do EquipeArtemis onde se tem de tudo um pouco e aprendi a dar uma chance pra alguns gêneros que não era acostumada ou que evitava.
De fora daqui eu citaria Cassandra Clare, que foi uma das minhas maiores inspirações na baixa fantasia, Tolstói e as relações complexas e os dramas familiares de seus livros, Edgar Allan Poe e sua atmosfera sombria e Mary Balogh e seus romances de época com desenvolvimento de personagens e de relacionamentos que sempre me surpreende.
Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou (ou ainda enfrenta) no mundo literário?
Descobrir quem é meu público e como chegar até eles, acho.
Qual seria seus conselhos e dicas para aqueles que estão desanimados ou pensando escrever no gênero terror?
Se arrisque. Pode ser que você não se saia muito bem na primeira tentativa, mas continue lendo mais do gênero e tentando que uma hora sai.
Já tem planos para o futuro? Algum novo livro em mente?
Primeiro eu pretendo terminar a reescrita e edição do livro 2 das Crônicas do Submundo, Pax Nulla. E pro ano que vem pretendo trazer a última parte das Crônicas, a Aurora Tenebris, e uma história de alta fantasia com aventura e comédia que está em desenvolvimento no momento.
Além do tema do desafio, qual foi sua inspiração para escrever o conto vencedor?
A ideia acabou vindo muito rápido pra mim, enquanto eu ouvia o álbum Astral Fortress da banda Darkthrone. Eu acho que o metal em si é uma inspiração muito boa pra escrever histórias de terror.
E o que te aterroriza?
Eu tenho pavor de ratos, não suporto nem olhar pra essas criaturas do mal. Altura, multidões, cachorros raivosos e as Lendas Urbanas do Gugu.
Deixe uma mensagem especial para os seus leitores...
Eu só posso é agradecer a vocês. Poder interagir com os leitores torne a experiência de escrever ainda melhor e uma atividade menos solitária. Obrigada a cada um de vocês que tira um tempinho pra ler o que escrevo ❤️
Agradecemos a Ester pela disponibilidade e pelo tempo e atenção! Esperamos que tenham gostado das respostas e acompanhem a autora assim como nós!
Até a próxima entrevista!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entrevistas | TerrorLP
HorrorEntrevistas com os maiores autores de Terror! Confira o que eles tem a dizer e como participar!