Cantigas de pássaros roucos ecoavam pelas paredes de tom rococó.
Havia um sabor silencioso e incompreensível naquele quarto de hospital. Internada, Alice acordava e dormia como a própria rainha dos benzodiazepínicos. Já havia uma semana que estava naquele local, com os pulsos furados e laçados a cabos e cabos de soro.
Por ser jovem, o seu quadro evoluiu muito bem: não sentia mais as fortes dores, os arroxeados agora pincelavam aquarelas de vinho tinto avermelhado, e o inchaço no rosto se reduziu a leves morros. Por esses e outros motivos, tinha uma possibilidade dela receber alta daqui uns dias.
Porém, o cansaço deplorável amigou com o mormaço insuportável, envolveu com o inodoro e pesteou um insípido silencioso e nada compreensível: era o tédio arranhando e devorando o discernimento do nada.
A morfina lhe preparava para uma ceia com o Morfeu. E constantemente, quase como em uma Odisseia kafkiana, a menina sonhava que era uma barata.
Em um de seus devaneios mimados, sonhou com um gatinho preto brincando com uma barata verde. Os olhos esmeraldas do felino rimavam com a cascuda baratinha. E brincavam, rolavam, gargalhavam debaixo do balanço arco-íris próximo ao pé de pinha.
Mas, por um descuido malino, a patinha musculosa do gato arrancou o par de asas da barata. Mas ela, com uma dor da peste, não se importou com aquela façanha. Apenas ouviu o sincero pedido de desculpas do gato e continuou aquele sassaricar retado e baderneiro.
Mais tarde, o gato, com suas unhas-pexeiras, arrancou, com uma rapidez leprosa, as duas antenas do inseto. A barata não mais sentia o sabor amargo do vento, nem mesmo o solar fabuloso. O gato novamente pediu desculpas para a barata e continuou a brincar.
Quase à noite, o gato, com seus dentes mordazes, arrancou os três pares de patas da baratinha. A bichinha deixou de sentir a terra e o calor da calefação do chão. Sentia dor, mas as desculpas do gato acalentavam aquele sofrimento. Era, com certeza, um aprazível amigo!
Já de madrugada, o gato, com sua língua macia, engoliu a baratinha verde. A barata beijou a úvula, escorregou pela garganta úmida e sorriu para os restos de peixe ali presentes no estômago do bichano.
Mas algo esplêndido aconteceu com o inseto, quase como uma redenção divina aos acidentes que lhe haviam acontecido: A carniça de peixe apodreceu os miolos da barata, o que a fez sentir o odor do purificar da carne; o ácido estomacal lhe trouxe um calor e um rubor aconchegante nas costas; e o borbulhar e as bolhas de azia a faziam levitar pelas entranhas. Havia sentido e aprazido, quase magicamente, aquilo que havia recentemente perdido.
Aquelas breves memórias foram as melhores desculpas que seu amigo gato havia proferido.
E, do lado de fora, o inseto ouvia um ronronar doce, cômico e terno, que dizia: "Como deve ser agradável ter um amigo quase onça!"E a bichinha desceu pelas vísceras feliz à beça, caindo no colo da morte amigável.
Despertando com a queda da barata, Alice, toda risonha, ria e sonhava em seus entressonhos. Acordou com um sorriso frágil.
Já era hora de almoçar. O sol criava um escândalo lá fora ao soar do meio-dia.
Uma enfermeira loira entrou no quarto. Carregava consigo um carrinho de mão com uma dezena de pratos coloridos ou apáticos: eram os almoços dos pacientes ali internados.
A menina admirava os pratos e cozinhava pensamentos sobre qual prato devoraria. Em uma olhadela aos seus vizinhos de maca, notou o banquete: Os pratos coloridos tinham pedaços de cenoura e batata cozidos ao vapor, além de um pedaço de frango grelhado, arroz branco empapado e feijão fradinho. Tinham cheiro de lembrança e de infância; talvez dos dois; ou melhor fabulando, tinham cheiro de lembranças de uma vívida infância vivida numa lambança roça de alguma tia-avó cozinheira. A especificidade recolhia dos corações recordações de algo sepultado pelo tédio cotidiano. E quem comia daquele prato bocejava olhares de afeto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
inócua gentil
HorrorSinta a destruição da infância de Alice que, após uma tragédia misteriosa envolvendo os seus pais, acaba indo para o Orfanato da Freira Madalena: local cristão, culto e religioso de segredos profanos e cabalísticos. Alice logo terá que se acostumar...