dê tempo ao tempo.

23 0 0
                                    

Uma das lições mais difíceis de se aprender nessa vida é entender que existe um tempo para cada coisa. É você ter de se desapegar da vontade de querer controlar excessivamente todas as circunstâncias ao seu redor. Por exemplo, algo que você quer muito que aconteça não acontecerá no momento que você deseja só porque sonhou muito com aquilo, porque você batalhou duro por aquilo. É frustrante, eu sei. Você se sente um grande merda as vezes. Mas é necessário dar tempo ao tempo. Não tenha medo de "fracassar" no meio do caminho. O fracasso nem é tão ruim assim. Digo, no momento dói. É triste ver algo que você dedicou tempo, criatividade e dinheiro não ter o retorno que você esperava que teria. Aceite que momentaneamente que; "ok, eu perdi.". Mas perder não é o fim do mundo e não significa que você perderá para sempre para o resto da sua vida, entende? Percebo que muitos de nós concebemos a ideia de sucesso como algo linear e que se algo dá errado no meio do processo, "puts, eu só devo ter jogado pedra na cruz". E a partir desse momento você passa a conceber a ideia de que na verdade não é merecedor dos sonhos que traçou para si mesmo e se entorpece de crenças limitantes, passa a se dedicar menos, se vitimiza, rola o feed das redes sociais, vê que seus colegas de profissão estão conquistando sonhos e coisas que você sempre desejou. Inveja, dor de cotovelo e "quando é que será a minha vez?" é o que você pensa.

Seu momento vai chegar mas pra que ele chegue, não depende somente do seu esforço. O seu esforço precisa estar alinhado com outras condições que são completamente externas a você. É aquele clichê do: estar no lugar certo e na hora certa. Sendo esta hora algo indeterminado por nós. Vejamos um exemplo, formula 1. Na fórmula 1 não basta você ser um bom piloto. Um bom piloto necessita de um bom carro, ter um bom carro é a condição primordial e externa ao piloto para que seja necessário vencer uma corrida ou um campeonato. Veja Lewis Hamilton, hepta campeão e um dos maiores pilotos da história do automobilismo. Venceu seu primeiro título em 2008, depois 2014, 2015 e a partir de 2017 ganhou o campeonato consecutivamente até 2020. Porém, o campeonato de 2021 não foi prospero para Lewis, e o de 2022, a única corrida que sua equipe venceu foi a de São Paulo, em Interlagos. Portanto, o fato de Lewis não ter conseguido acumular grandes vitórias nos campeonatos seguintes de 2020 fazem dele um fracassado? Jamais! E Acreditar nisso seria uma grande burrice. Apesar de enfrentar um momento de crise, Lewis diz ainda ter a mesma garra de sempre, que ainda quer pilotar. E enquanto ainda não canta a vitória para mais um titulo mundial conquistado, ele se prepara, fisicamente e mentalmente falando para que quando as condições e oportunidades estiverem alinhadas, ele consiga dar tudo de si e prosperar novamente.

Não coloque tanta pressão em si. Faça o que tiver de ser feito. Mas também saiba descansar e não a desistir no meio do processo. Dê uma volta e solte o controle e esteja preparado para quando a oportunidade aparecer, porque elas aparecem. E então, você as agarra. 

O AGRIDOCE - sabor dos vinte e poucos anosOnde histórias criam vida. Descubra agora