O papel da ciência no mundo contemporâneo

3 0 0
                                    

Objetivos: 1. Analisar a importância da ciência no desenvolvimento da humanidade e sua relação entre os povos. 2. Identificar a ciência como elemento essencial para a dominação econômica, cultural e bélica entre as nações. 3. Constatar a relação histórica entre a evolução da ciência e a relação entre as nações, em seu desenvolvimento ao longo das décadas. 4. Analisar a evolução da ciência desde os primórdios da humanidade ao longo da história e sua importância como base dos conhecimentos científicos atuais.

QUESTÕES NORTEADORAS

A importância da ciência nas recentes transformações sociais e a necessidade na sequência dos projetos científicos em curso e o incentivo/financiamento a novas descobertas.A falta de recursos, as crises econômicas e sua influência no desenvolvimento de projetos científicos de extrema importância para o desenvolvimento e progresso da sociedade.A importância da tecno-ciência como elemento diferenciador e definidor no relacionamento entre nações.Introdução

A ciência é, sem dúvida alguma, a grande responsável pelo desenvolvimento e progresso da humanidade. Foi por meio do desenvolvimento científico, ao longo dos anos, que conseguimos desenvolver tecnologia de produção e armazenamento de alimentos, transportes, comunicação, construção, enfim, tudo aquilo que o ser humano necessita para sobreviver foi construído e profundamente transformado devido ao desenvolvimento da ciência.

O papel da ciência no mundo contemporâneo

Como se definir e identificar, então, o papel da ciência no mundo contemporâneo? Questão fácil de ser respondida, uma vez que em praticamente todas as áreas do conhecimento e das atividades humanas no mundo contemporâneo existe a presença e a influência da atividade científica. Ao mesmo tempo, questão complexa de se responder de forma sintetizada tendo em vista a dimensão das transformações que são decorrentes das atividades tecnológicas promovidas pelos cientistas.

O que seria dos transportes, das comunicações, sem a evolução tecnológica atual? Estaríamos ainda nos transportando em carruagens e nos comunicando por meio de pombos-correios? É obvio que a evolução, o progresso da humanidade e toda a configuração que existe no mundo atual devem muito à ciência e aos cientistas.

Os países que dominam o conhecimento científico, não por acaso, são aqueles que dominam o planeta. Os países que não investiram no desenvolvimento de tecnologias, vivem em situação de dependência em relação àqueles que, ao contrário, investiram fortemente em tecnologias e despenderam grande parte de seus orçamentos em educação e atividades de pesquisa.

Essa relação entre desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento econômico é facilmente constatada no planeta ao se verificar os índices que demonstram a qualidade de vida das populações em seus respectivos países.

Alguns países (entre eles o Brasil) demoraram para desenvolver seu parque industrial, demoraram para estruturar seu ensino superior e suas universidades, assim como para investir e destinar esforços no sentido de desenvolver suas tecnologias e seu conhecimento científico.

A maior fonte de riquezas atualmente é o conhecimento. Países como a Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan, representam um percentual insignificante da população mundial; mas, detêm tecnologias de ponta e exportam produtos de alto valor agregado, tendo, em consequência, um PIB (Produto Interno Bruto, que é e soma de todas as riquezas de um país) elevado. Estes países são o maior exemplo de que, um forte investimento em tecnologias e em educação da população certamente resultará no aumento das riquezas do país e proporcionará seu desenvolvimento.

A ciência e seu desenvolvimento no mundo contemporâneo é, portanto, fundamental para a qualidade de vida das pessoas e para o progresso de um país; seu papel é de suma importância para que se possa almejar a melhoria nas condições de vida da população e a realização de uma das diretrizes do Estado moderno, que é a busca pelo bem comum.

METODOLOGIA DA PESQUISAOnde histórias criam vida. Descubra agora