Apresentações da pesquisa: possibilidades

1 0 0
                                    

Objetivos: 1. Estabelecer a diferença entre os diversos eventos que possibilitam, ao pesquisador, a apresentação de resultados do seu trabalho. 2. Discutir o potencial que os eventos acadêmicos científicos têm para a formação contínua do pesquisador.

QUESTÕES NORTEADORAS

Quais os pontos que aproximam o Congresso e a Conferência, enquanto eventos acadêmicos?Quais as possibilidades de escolha, propiciadas ao pesquisador, para apresentação dos seus trabalhos?Como se organiza uma comunicação oral?Como se prepara um pôster para apresentação em eventos acadêmicos?Introdução

Uma boa formação requer, além de uma sólida instrução, o desenvolvimento e participação em atividades de cunho científico. Essas atividades, além de complementarem os conhecimentos adquiridos na sala de aula preparam tanto para o prosseguimento na vida acadêmica como para a atuação no mercado de trabalho, pois nelas os estudantes apresentam argumentos, debatem ideias, expõem pontos de vista e desenvolvem competências de organização e gestão.

Como parte da formação universitária, é preciso conhecer e participar de eventos de caráter acadêmico-científico e, para isso, é necessário que conhecer a finalidade e organização desses eventos, assim como normas e regras relativas à preparação e apresentação dos trabalhos.

Os eventos acadêmico-científicos como partes integrantes da formação inicial e continuada

Uma das primeiras exigências com a qual os estudantes se deparam em relação aos eventos de caráter acadêmico-científico é a elaboração, submissão e apresentação de um trabalho, geralmente sob a forma de um pôster ou comunicação oral. Nesse texto, vamos tratar também dessa formulação, buscando assim atingir o preparo para essa exigência.

Os eventos podem ser presenciais ? que exigem a participação física -, tipo: Congressos, Colóquios, Conferências, Encontros, Reuniões, Seminários, Simpósios, Jornadas; ou a distância ? realizados com interação pela internet ou por outra forma de mídia on-line, por exemplo: videoconferência, webaula, webconferência.

Severino (2007), em seu livro Metodologia do trabalho científico, apresenta algumas características peculiares que deram origem a designação dos eventos, delimitando um pouco os seus significados de acordo com as práticas mais comuns meio acadêmico. Nesse sentido Corrêa, Vasconcelos e Sousa (2009), também contribuem com sua obra intitulada: Iniciação à metodologia científica: participação em eventos e elaboração de textos científicos.

Para Severino (2007, p. 240), Congresso é ?uma reunião, um encontro para fins de discussão e debate de ideias, promovido em geral por entidades e associações de especialistas das várias áreas, interessados em acompanhar disseminar e debater as teses que expressam a evolução do conhecimento dessas áreas?.

Já o Colóquio,

é atividade com participação de especialistas ou pessoas com visões diferenciadas, seja pela área de estudo, seja pela atuação profissional ou social. Não há exposição preliminar, mas respostas dos especialistas às questões abordadas pelo público participante, com a intervenção de um coordenador.

(CORRÊA; VASCONCELOS; SOUZA, 2009, p. 13)

A Conferência, segundo Severino (2007), se aproxima muito do significado de Congresso, mas apresenta um enfoque mais amplo do que o congresso e parte de várias entidades de uma determinada área. Exemplo, Conferência Nacional da Educação – CONAE, evento integrado por representantes das secretarias do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação.

METODOLOGIA DA PESQUISAOnde histórias criam vida. Descubra agora