Tipos de Pesquisa

1 0 0
                                    

Objetivos: 1. Compreender os diferentes tipos de pesquisa existente. 2. Entender as diferentes formas de se realizar uma pesquisa qualitativa.

1. É o pesquisador um agente neutro no processo de pesquisa?

2. Como trabalhar os dados de forma que a pesquisa seja válida?

A pesquisa científica é essencial para a construção de conhecimento. A sua importância reside na formação acadêmica de quem se propõe realizá-la. Quando se deseja conhecer ou aprender algo, pode-se realizá-la por meio de livros, aulas expositivas, laboratórios, entre outros. A pesquisa científica também é uma forma de se conhecer um objeto.

A sociedade contemporânea necessita da pesquisa para desenvolver novos produtos e serviços. O conhecimento também precisa da pesquisa para possuir status de ciência. Atualmente, há vários tipos de pesquisa. Quanto à forma de abordagem, temos a pesquisa qualitativa ou quantitativa.

Segundo Oliveira (2001, p. 115),

o quantitativo, conforme o próprio termo indica, significa quantificar opiniões, dados, nas formas de coleta de informações, assim como também com o emprego de recursos e técnicas estatísticas como percentagem, média, desvio padrão...

()

Esta abordagem, portanto, necessita de uma precisão dos resultados para evitar distorções de análise e interpretações, e é usada em pesquisas para saber a intenção de votos em candidatos ao Legislativo e Executivo. Se a população está propensa a votar no candidato X ou Y, entre outras possibilidades.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz uso desta abordagem porque precisa de números precisos para quantificar habitantes de uma cidade, Estado, País, como também o número de homens e mulheres, grau de instrução, raça.

O que difere uma abordagem quantitativa da qualitativa, é que a segunda não emprega dados estatísticos como centro do processo de análise de um problema.

As pesquisas que se utilizam da abordagem qualitativa possuem a facilidade de poder descrever a complexidade de uma determinada hipótese ou problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos experimentados por grupos sociais, apresentar contribuições no processo de mudança, criação ou formação de opiniões de determinado grupo e permitir, em maior grau de profundidade, a interpretação das particularidades dos comportamentos ou atitudes dos indivíduos.

(OLIVEIRA, 2001, p. 117)

Essa abordagem é muito utilizada em Ciências Sociais, em especial, nos estudos na área de educação. Muitos pesquisadores utilizam a metodologia qualitativa para se aproximar do objeto estudado e dos indivíduos envolvidos na pesquisa.

O pesquisador se debruça sobre uma série de dados fornecidos pelos indivíduos analisando e interpretando as atitudes de um indivíduo ou grupo e/ou outras variáveis, conforme os propósitos da pesquisa.

Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser etnográfica, participante, estudo de caso, pesquisa-ação, bibliográfica.

Segundo Severino (2007, p. 119),

A pesquisa etnográfica visa compreender, na sua cotidianidade, os processos do dia a dia em suas diversas modalidades. Trata-se de um mergulho no microssocial, olhado com uma lente de aumento.

()

O pesquisador, neste caso, precisa adentrar no universo, no cotidiano da pesquisa. Se ele escolhe estudar a participação dos pais na escola, por exemplo, deverá buscar ver no dia a dia da instituição, como ela ocorre. Não pode ir apenas um dia para colher dados. Há a necessidade de um período de tempo para se fazer as observações.

METODOLOGIA DA PESQUISAOnde histórias criam vida. Descubra agora