Conhecimento, senso comum e conhecimento científico

2 0 0
                                    

Objetivos: 1. Entender o conceito de conhecimento. 2. Estabelecer a distinção entre conhecimento do senso comum e conhecimento científico. 3. Reconhecer a importância do conhecimento para a ciência.

QUESTÕES NORTEADORAS

O que entendemos por conhecimento do senso comum? E, conhecimento científico?O que distingue o conhecimento científico do de senso comum?Qual é a importância do conhecimento para a ciência?Introdução

A pesquisa compreende um processo que envolve o conhecimento, ou seja, a compreensão da realidade a partir de dados, informações, estabelecimento de um maior número de relações possíveis entre o que já se sabe e o que se almeja saber/compreender melhor (sobre algo novo, sobre algo de que se sabia alguma coisa, sobre algo que se deseja maior aprofundamento, sobre algo que pode vir a ser desconstruído e/ou reconstruído, elaborado ou reelaborado).

Assim, para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa há a necessidade de uma reflexão anterior no que diz respeito especificamente à questão do conhecimento.

Nesta aula, toda a atenção está voltada para a compreensão acerca do conhecimento do senso comum e do científico, temas esses que nos são de extrema relevância.

Conhecimento

O homem, diante de situações adversas, da desordem, do caos, busca estabelecer as semelhanças, as diferenças, as relações de causa e efeito, as correlações e tudo o que lhe permitir tentar colocar uma ordem e/ou (re)estabelecer uma certa ordem. Colocar uma certa ordem no caos pressupõe que o homem precise agir sobre o mundo, transformar o mundo.

Nesse sentido, Aranha e Martins (1993, p. 21), definem o conhecimento como ?o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito que conhece? (nesse caso, o homem) ?e o objeto a ser conhecido? (o mundo, a realidade). Para as autoras (1993, p. 21), ainda,

O conhecimento pode designar o ato de conhecer, enquanto relação que se estabelece entre a consciência que conhece e o mundo conhecido. Mas o conhecimento também se refere ao produto, ao resultado do conteúdo desse ato, ou seja, ao saber adquirido e acumulado pelo homem.

()

Para compreender a realidade, construir um conhecimento que nos permita compreender o mundo, nosso ponto de partida são os conhecimentos já acumulados pela humanidade em uma determinada cultura (com que passamos a ter contato desde o nascimento e pela/na qual estamos inseridos).

Dessa forma, considera-se que o conhecimento vai sendo ?tecido na trama da existência humana?- trata-se da ?razão histórica?- segundo Aranha (1993, p. 21). Por razão histórica compreende-se uma forma de racionalidade possível para o conhecimento da realidade num dado momento, a partir da capacidade do homem de reconhecer diferenças e semelhanças, de perceber as propriedades dos objetos que o cercam, de estabelecer relações, como foi indicado inicialmente, entre o sujeito que conhece e objeto a ser conhecido. Há, no entanto, várias formas de se conhecer (de construir o conhecimento, de alcançar a compreensão da realidade).

Entre os diversos modos de conhecer temos o mito, o senso comum, a ciência (o conhecimento científico), a arte e a filosofia. Segundo Lakatos e Marconi (2011), os tipos de conhecimento, são: conhecimento popular, filosófico, religioso, científico.

Interessa-nos nessa disciplina, particularmente, discutir o conhecimento do senso comum (popular) e o conhecimento científico.

O conhecimento do senso comum (ou, popular)

Carvalho (2012, p. 22-23), esclarece que o ?pensamento popular concebe o conhecimento como derivando exclusivamente da observação por um processo indutivo.? O conhecimento, nessa perspectiva, é elaborado a partir dos sentidos (visão, audição, tato etc.), formulando a partir desses sentidos, proposições que poderiam ser confirmadas por qualquer observador que, da mesma forma, utilizasse os seus sentidos. Nessa perspectiva, entenderia esse conhecimento como verdadeiro. A autora elenca exemplos desse conhecimento, sendo: ?uma barra de ferro quando parcialmente submersa em água aparece como torta; metal, quando aquecido, se dilata; os músculos, quando não utilizados, se atrofiam?.

METODOLOGIA DA PESQUISAOnde histórias criam vida. Descubra agora