Capítulo 2: surpreenda no primeiro capítulo!

8 0 0
                                    

Chegou a hora de mandar ver no primeiro capítulo do seu livro. É aqui que você ganha a atenção do leitor e deixa todo mundo ansioso para saber o que vai acontecer. Vamos às dicas simples e poderosas:

- - - - - - ➳❤

Um Começo que Pega Fogo: Imagine que o primeiro capítulo é como um estouro de fogos de artifício. Quanto mais brilhante e emocionante, melhor! Comece com algo que faça o leitor querer saber mais. Pode ser um mistério, uma cena inusitada, qualquer coisa que deixe um gostinho de quero mais.



UM EXEMPLO: VERITY!

"Ouço o barulho do crânio se quebrando antes mesmo de osangue respingar em mim.Eu me assusto e dou um passo para trás, para a calçada..." 

Não dar vontade de ler? 

OUTRO EXEMPLO: A SELEÇÃO!

"MINHA MÃE ENTROU EM ÊXTASE quando pegamos a carta no correio. Ela já tinha decidido que todosos nossos problemas estavam solucionados, tinham desaparecido para sempre"

Veja a letra maiúscula! Choque o leitor na primeira linha.


- - - - - - ➳❤


Apresente Seu Personagem Principal: Faça uma entrada triunfal do seu herói ou heroína. Conte um pouco sobre quem são, o que querem e por que são tão interessantes. Se o leitor se conectar com o personagem, vai ficar grudadinho na história.

NÃO APRESENTE TODOS OS PERSONAGENS! E EVITE O "tem" para descrever.

"Eu tem cabelos loiros..."  NÃO.

"Eu amarrei meus cabelos loiros" / "Eu pentiei meus cabelos loiros" SIM

Apenas evite, não precisa tirar da historia <3

- - - - - - ➳❤

Jogue Pistas Sutis: Deixe algumas pistas sobre o que está por vir. Um mistério pequeno, uma pergunta sem resposta. Isso mantém a curiosidade lá no alto e faz o leitor virar as páginas ansioso para descobrir.~

Diálogos que Brilham: Se tiver diálogos no primeiro capítulo, faça-os brilhar! Diálogos são como a faísca que acende a fogueira da sua história. Faça-os interessantes, engraçados ou cheios de mistério.

Não apresente personagens como "ELA É CHEIA DE SI, ELA É ENGRAÇADA, ELE É INTROVETIDO" mostre isso nos diálogos. 


- - - - - - ➳❤


tudo vai se resumir com o "Mostre, não fale." Pesquise sobre isso...


Não Enrole, Vá Direto ao Ponto: O primeiro capítulo não é lugar para enrolação. Seja direto! Conte o que precisa ser contado sem rodeios. Isso mantém o ritmo da história e deixa o leitor grudado. OU SEJA, conclua de uma forma chocante também.

Como escrever um livro?Onde histórias criam vida. Descubra agora