Há algumas centenas de anos, além das montanhas de gelo situadas no planeta de Pandora. Por ser uma terra habitável, o clã Herwìna pode se estabelecer. O ambiente não era dos mais favoráveis, estava sempre coberto de neve, não havia vegetação, sendo assim, o clã vivia da caça, da pesca e da coleta dos poucos frutos que lá existiam.
O clã usa ferramentas e armas feitas de pedra, osso e madeira. Dominam o fogo, que é usado para aquecer, cozinhar e iluminar.
Suas vestimentas e seus costumes eram adaptados ao clima frio e as condições ambientais. Usam roupas feitas de peles e couros de animais, que os protegem do frio extremo e da umidade das montanhas. Possuem adornos feitos de ossos, dentes, conchas e pedras, que tinham valor simbólico e religioso. Praticam rituais e cerimônias para homenagear os mortos, os ancestrais e as forças da natureza.
Os Herwìna tem o costume de fazer pinturas e gravuras nas paredes e tetos de cavernas e abrigos. Suas obras representam animais, seu povo, cenas de caça, símbolos e signos. Elas expressam a visão de seu mundo, os seus sentimentos e suas crenças.
Eram Na'vis adaptados à neve. Seu tom de pele em um azul mais claro, com algumas listras pelo corpo. Seus cabelos longos e brancos os ajudam a se camuflar na neve. Sua estatura era um pouco baixa, podendo chegar até os 2,75 os adultos. São ótimos em escalar pedras e andar sobre o gelo e a neve.
Em 2148, Eaopu, Olo'eyktan do clã dos Herwìna, se uniu a Zo'ile, futura Tsahìk. Foram anos divinos para o casal. Governavam em sintonia, sempre prontos para proteger seu povo, cumprindo todas suas funções e deveres. No ano de 2153, Zo'ile ficou grávida de seu primeiro filho, Araze. Dois anos depois, A'lana veio ao mundo de Pandora. A pequena era adorável e muito bonita, todos de sua família lhe davam a atenção necessária. Seu irmão mais velho sempre fora muito protetor com a mesma. Quando Araze tinha dez anos e A'lana oito, estavam brincando em um lugar um pouco afastado de seu vilarejo, até três rapazes, com idades de dez, onze e doze anos aparecerem. Lana brincava na neve, enquanto Araze estava em uma pedra um pouco mais afastado. Os garotos se aproximaram da pequena, falando coisas do tipo "olhem, a princesinha está brincando sozinha!" ou "podemos nos juntar à você, gracinha?", a menina sempre atraira muitos olhares por onde passava, não só por ser filha dos chefes, mas por sua beleza e carisma, sempre muito educada e gentil com todos, no entanto, sempre fora forte e não abaixava a cabeça para ninguém, não demorou muito para a mesma responder:
— Não. Me deixem em paz! — a mesma fala se levantando e ficando de frente para os meninos.
— Olha, ela tá bravinha! — um dos garotos fala fazendo bico, tentando imitar A'lana. A mesma se afasta deles, mas é impedida pelo mesmo — Onde você vai? — ele a pergunta segurando em seu ombro, a impedindo de ir embora. Imediatamente, Araze aparece e empurra o garoto que tinha uma de suas mãos em sua irmã.
— Ouviram ela. A deixem em paz! — ordenou com um olhar ameaçador — Agora! — fala apontando o dedo indicador para o mesmo, que permanecia no chão.
Após isso, Araze pega na mão da irmã a puxando para longe, indo embora daquele lugar, voltando para a vila.
.
.
.
.
Seis anos se passaram. Araze havia completado desseseis anos. Seu pai começou a treiná-lo para ser o próximo Olo'eyktan e um grande guerreiro. Os treinos eram muito rígidos e cansativos, tomavam grande parte de seu tempo, não conseguia mais ter sua rotina de antes. Agora passava pouco tempo com seus amigos e sua irmã. Sempre foi um garoto exemplar e empenhado. O contrário de sua irmã. Enquanto A'lana tinha apenas quatorze anos, era aprendiz de Tsahìk, mas um pouco rebelde, as vezes. Estava sempre arrumando confusão e tinha diversos "amigos", mas a sua melhor amiga era Ayteya. Aya tem a mesma idade de Aze, ambos são muito amigos, talvez um pouco além de amizade. Ao passar dos anos, Ayteya se aproximou de A'lana. Eram um trio incrível. Mas com o treinamento de Araze, acabaram se separando, só restando Lana e Aya. As garotas empre se divertiam juntas, brincavam por aí e arrumavam confusões, Araze quem as salvava de suas brigas bestas, mas agora era só as duas, tinham que se virar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Avatar - O Escolhido de Eywa (PAUSADA)
Science FictionPAUSADA! A'lana, uma Na'vi das neves do clã dos Herwìna, vê seu mundo ser ameaçado novamente pelos humanos que retornaram à Pandora, trazendo destruição consigo. Em meio a esse caos, ela se depara com Neteyam, filho de Jake Sully, em uma situação in...