Como criar bons títulos

49 3 12
                                    

As vezes criarmos títulos soa desafiador, mesmo sendo algo até simples e prático de se desenvolver. No entanto, as expectativas que nós e nossos leitores temos acabam por nos desmotivar em certas escolhas. Para falarmos então sobre isso, vou retratar uma experiencia de vida que tive com meu primeiro livro. 

O Tâmisa Vermelho é um livro que idealizei e sonhei por muito tempo, com ele desenvolvi muito da minha escrita e mudei muito, mas enquanto o estava planejando, não fazia ideia de que título dar. Afinal, era uma obra de época, romantica e pesada e nao caberia ali titulos cliches e conhecidos. Foi com ele que desenvolvi minha tecnica para títulos. Mas, antes de falar dela, vamos aos pontos que compõem e são importantes para um titulo de livro:

1. Atrativo e Intrigante
Sua obra deve ter um título intrigante e chamativo que vá cativar o leitor, algo que o faça querer saber mais sobre aquilo e que lhe abram ideias a respeito da obra das quais ele vai querer saber se são corretas ou se ele será surpreendido. 

2. Relevância ao Conteúdo
O titulo deve ser relevante com o conteúdo, ou seja, deve demonstrar exatamente algo a respeito da obra, mesmo que de forma metafórica. 

3. Originalidade
Busque sempre originalidade, e com isso não basta ser um titulo unico, fuja de cliches e padrões. Evite termos comuns, mesmo que isso faça sentido com a obra. Seu titulo deve se diferenciar em uma prateleira de livros, pois, a minima semelhança de seja pode torna-lo dispensavel. Nosso cérebro tende a deletar informações repetidas por julga-las inuteis e mantem apenas as que foram mais impactantes com relação à aquilo. Então, tornar seu titulo único é uma otima ferramenta psicologica para torná-lo memorável. 

4. Conciso e Memorável
Mantenha-o curto e fácil de lembrar. Se os leitores não conseguirem memorizar ou pronunciar, é menos provável que compartilhem com os amigos.

5. Tom Adequado
Garanta que o título capture o tom do seu livro, seja ele sério, engraçado, misterioso, etc. Isso dará a essencia junto à capa, tudo deve ser harmonioso para criar uma sensação agradavel de se lembrar. E aqui cabe outra lição, afinal, tudo que falta coesão e sentido tende a soar feio ao cérebro humano e naturalmente evitamos.

6. Pesquisa de Mercado
Dê uma pesquisada nos títulos de livros similares no mercado. Isso pode ajudar a evitar repetições e a identificar o que funciona. 

7. Revisão Contínua
Não tenha medo de revisitar e ajustar seu título conforme o desenvolvimento do seu livro. Às vezes, a inspiração pode surgir durante o processo de escrita.

8. Busque a auto aprovação
Garanta que você goste do que lê! As vezes a aprovação externa, mesmo que valiosa, pode prejudicar seu desenvolvimento, afinal ela deve ser uma consequência. A primeira pessoa que deve gostar da sua obra é você e entenda que, nem todos precisam gostar da mesma forma que você, é por isso que temos gêneros e estudamos publico-alvo, pois nem todos serão o seu foco e objetivo de leitor, nao tente agradar aquele 1 que não gostou, o primordial é que você goste, outros gostarem deve ser apenas uma feliz consequência de seu esforço.


Com base nestes conceitos decidi então por Tâmisa Vermelho, pois, em certo momento da obra algo chocante ocorre que deixa todo o rio Tâmisa (de Londres, onde a obra é ambientada) vermelho como sangue. Este título então é curto, memorável, impactante e cria uma incógnita na mente do leitor, pois, mesmo tendo ideia que tem a ver com o rio ficar vermelho como sangue, a forma como isso irá acontecer cria no leitor uma expectativa e duvida que ele irá querer sanar e só conseguirá fazer isso lendo!

E aqui vai uma dica extra: Pegue uma folha em branco e nela escreva toda e qualquer ideia que tenha, por mais idiota que soe e mais futil e cliche que pareça. Escreva tudo e após isso filtre e comece a selecionar as melhores ideias e as que mais fazem sentido. Tendo uma lista ja reduzida, filtre mais e escolha metade destas opções e depois filte e chegue a mais metade, até que no fim você fique com apenas uma única escolha. É comparando e estudando o assunto e escolha que chegamos à melhor opção e não tenha medo de criar mesclas, editar ou resgatar algo que passou, desde que no final você fique com uma unica opção que lhe agrade e te deixe feliz e claro, cumpra os requisitos de um titulo como citado acima. 

Tem mais dúvidas? Deixe no comentário abaixo que posso criar um capítulo a respeito. Este é dedicado à Sophia que solicitou ajuda com titulos nos comentários do capítulo anterior. 

Desejo todo o sucesso em sua jornada e fico feliz de ser parte dele te ajudando a dar vida ao próximo best-seller!

Melhore A Escrita - Dicas para escrever melhorOnde histórias criam vida. Descubra agora