Criatividade e Inspiração - Parte I

21 2 0
                                    

O maior mito dos escritores é que só é possivel se atingir qualidade com Inspiração e já adianto, isso está totalmente errado! A inspiração vem da prática, é uma chuva de ideias que surge somente quando você entra em ação. Não há como uma mente inerte ter ideias, pois para que ideias surjam é necessário que se haja interação fisica, social ou mental. Então ler, ouvir musica, conversar, andar na rua, comer, qualquer ação pode lhe desencadear uma inspiração ou criatividade, desde que esteja na prática e propensa a isso. 

Uma forma de se ter ideias para se planejar um enredo é partir de um interesse. Como este é um assunto muito amplo, vou trata-lo com um exemplo e nosso objeto de estudo será meu projeto atual "Ouro & Sangue", minha nova obra de ficção histórica.

O começo
Na verdade, Ouro & Sangue não é um projeto novo, ele se chamava na verdade Tâmisa Vermelho, no entanto, esta obra teve problemas pois me envolvi com uma editora fraudulenta e isso levou-me a repaginar toda a obra. Eu ja tinha uma premissa, mas ia refazer tudo do zero, logo, busquei a primeira ideia que tive, e eu, desde o começo, queria que a obra retratasse a vida de Mary Stuart, uma rainha escocesa do século 16. Logo, peguei as caracteristicas da obra que eu queria formar e trabalhei com elas. 

Eu sabia que queria que a protagonista fosse rainha e que ela fosse herdar uma coroa fora de seu pais, como foi o caso da Mary original. Trabalhei nesta ideia não com inspiração, pois eu não precisava dela, o que utilizei foi:

- Pesquisa de mercado literario: O que os leitores gostam, o que está em alta, quais sãos os tropos e arquétipos populares neste genero e o que é atualmente clichê.
- Histórias reais da historia do mundo, pessoas reais e exemplos de arcos narrativos vistos em outros materiais que gostei, não necessáriamente sendo do mesmo genero.

Com estes pontos moldei todos os exemplos que tinha e fui trabalhando o enredo para ficar original, caracteristicas novas, unidas a arcos e temas populares, no entanto trabalhados de uma forma inovadora. Subverti os cliches mais massantes para uma inovação, utilizando os cliches mais populares, independente de gênero. 

Estruturando o Enredo
A estruturação é o que define os climax, plot twists, arcos dramaticos, afinal é ela que trabalha o desenvolvimento do enredo. Para ela só precisamos de uma ideia, que é o que tratamos no trecho passado. Após definir a base do que você quer passar, parta para a estruturação.

A sua base deve ser possivel de se descrever apenas com uma frase, nada a mais. No meu caso era "Uma rainha jovem que se tornaria rainha da escócia, mas que também herdaria o reino da frança (por sangue) e o reino da inglaterra (por casamento)".  Com isso em mente, defini que eu precisaria saber em quantos atos a obra iria se passar, e para começar, defini como 4 atos. Os atos podem ser trabalhados como você achar melhor, no meu caso, escolhi 4 atos, mas temos a estrutura da jornada do herói (como O Hobbit), três atos (como Romeu & Julieta), 5 atos (como as obras de William Shakespeare ou o filme O Poderoso Chefão). Todos são bons exemplos, mas não são os unicos. Você pode criar 2, 4, 7, 9 atos, o importante é saber montar uma estrutura que funcione, pois na escrita não há regras, mas é essencial se conhecer o padrão para saber como molda-lo. 

Para uma estrutura funcionar, você não precisa de ideia, criatividade, estrutura é puramente Fórmula. É uma formula que quando bem estruturada funciona. Você precisa de um incidente inicial que leve ao problema principal e então inserir conflitos e problemas que se diluem pela história, intercalando com pontos de virada (plot twist), climax para mudar de um Ato para outro e de pontos de respiro, que são as esperanças que são dadas ao leitor em certos pontos de cada Ato para instiga-lo a não desistir e continuar lendo. 

Para me ajudar, usei um aplicativo de board de ideias para organizar minha obra e o moldei da seguinte forma:

Para me ajudar, usei um aplicativo de board de ideias para organizar minha obra e o moldei da seguinte forma:

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Criei uma linha horizontal onde no começo há o incidente iniciador e o final é a resolução de tudo. Ao decorrer da linha inseri pontos ligados a blocos onde eu descrevo o que acontecerá em cada capítulo. Cada bloco descreve um trecho importante para a história, por exemplo: "Romeu encontra Julieta morta e por sua profunda dor se mata com veneno". Quando era apenas progressão da história eu incluia blocos em tom bege, em roxo são eventos que vão impactar em atos futuros, que são vitais pra progressão do conflito principal e em vermelho os conflitos de cada ato. É bom ver que, no começo, não há a necessidade de grandes conflitos.

No meu primeiro ato eu atribui alguns conflitos iniciais e fui os trabalhando nos eventos dos capitulos seguintes. Em verde ficam os blocos que são o ponto de respiro, ou a esperança do leitor, é onde ele é levado a crer que algo se resolveu ou que terá esperança para a resolução do conflito no futuro. Normalmente são pontos onde o protagonista se da bem, mesmo que provisóriamente. "Mas uma troca de Ato não precisava de um climax?" Sim, no entanto, não necessariamente ele precisa ser negativo! Você precisa criar eventos impactantes em cada ponto de virada para que o leitor continue lendo, uma obra em que nada acontece não funciona. 

E chegamos ao ponto principal deste capítulo!

Criar o Enredo
"Mas Karla, como vou criar um enredo se não tenho ideias?" Com formula! No meu caso eu também estava cansada e sem inspiração, mas não esperei ela vir para criar pois ela só surge da sua ação, logo, coloquei uma musica classica, que combina com meu enredo e pensei na minha proposta base. Eu sabia como eu queria começar e o que eu queria que ela deveria passar, mesmo sem saber como ela terminaria. Então deixei fluir. Em um painel em branco fui jogando todos os pontos importantes, como ela iria começar a obra, o que eu queria que a obra ensinasse ao leitor, qual seria o principal antagonista, quais seriam os principais conflitos da minha protagonista. Com esse painel, fui na minha timeline da imagem acima e criei blocos descrevendo cada capítulo com as ideias do que eles precisavam passar e eu sabia que; Nos capítulos iniciais é preciso apresentar o universo ao leitor, logo, eu precisava que o leitor entendesse a obra, o mundo, suas leis, personagens e conflito principal logo de cara. Quando acabei de definir os capítulos em que isso iria acontecer, eu sabia que precisaria de capítulos que levassem minha protagonista do seu estado inerte à ação, ou em palavras mais claras, que fizessem minha protagonista andar e se mover em direção ao problema. Com isso, criei capítulos em que ela ia se ambientando ao universo e começando a mostrar sua personalidade e a conhecer a personalidade dos personagens mais cruciais, enquanto eu estabelecia a importancia do seu objetivo inicial e do conflito que a impede disso. Alias, não esqueça que o personagem PRECISA de um objetivo inicial, mesmo que de forma inconsciente, ele precisa querer algo, mesmo que ainda não saiba o que quer. 

A dado momento notei que ela estava inerte, então usei as informações que eu tinha até o momento e, pensando em como ela precisaria estar para chegar ao plot twist, criei um conflito que a fizesse se mover. Neste ponto você já terá ideia do de onde seu personagem tem que chegar para mudar de um ato para outro, pois isso ja foi trabalhado. No meu exemplo eu sabia que, para ela se casar com o principe da inglaterra eu precisaria que isso fosse atingido com dificuldade, pois tudo que vem fácil não cria impacto no leitor, então, coloquei alguns eventos e personagens que começaram a dificultar seus planos. Lembre-se que os conflitos devem começar lentos e leves e irem aumentando e ficando mais frequentes com o tempo, como um gráfico, portanto, é de extrema importância que você leia e veja obras e estude suas narrativas.

(...)

Por enquanto ficamos por aqui. Está muito boa esta aula, mas vou dividi-la em duas partes. A segunda parte sairá amanhã, então coloque esta história na sua biblioteca e recomente a outros que você sabe que podem se beneficiar destas dicas. Se tiver duvidas a respeito, deixa abaixo, assim já as respondo no próximo capítulo!

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Mar 02 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Melhore A Escrita - Dicas para escrever melhorOnde histórias criam vida. Descubra agora