Capítulo III

1K 135 89
                                    

Leucemia, um tipo de tumor que afeta a medula óssea, responsável pela produção das células sanguíneas, como os leucócitos, plaquetas e hemácias, as células- tronco são produzidas na medula óssea, Na leucemia mieloide aguda, as células- tronco mieloides, que originam as células sanguíneas (leucócitos, hemácias e plaquetas), sofrem algumas mutações genéticas, esse processo forma os blastos, que são células que não conseguem amadurecer, e começam a se multiplicar descontroladamente, o que atrapalha o desenvolvimento das células saudáveis, ou seja, a medula fica cheia de células doentes, as mutações podem ser genéticas hereditárias, quando a pessoa já nasce com elas, ou adquiridas durante a vida. Era isso que o doutor havia explicado a família Min, Yoongi permanecia em silencio absorvendo as informações jogadas no seu colo, sua mãe ômega chorava baixinho e a alfa olhava os exames junto ao médico, talvez, se recusando a acreditar, mas não tinham erros, o diagnostico era claro e preciso, o alfa mais novo suspirou brincando com a barra da camisa, perdido demais em sua mente para fazer perguntas ou acalentar sua mãe, câncer, ele tinha câncer, não era o tipo de notícia agradável de se receber.

— Quais... quais os tratamentos disponíveis? — Quem perguntou foi Yoongi, mantendo o tom de voz baixinho, sua mãe e Seojoon lhe encararam.

— Os principais tratamentos disponíveis dependem da idade do paciente e fatores de risco citogenético e molecular... no seu caso começamos pela quimioterapia, injetamos alguns medicamentos na veia que atacam as células doentes, mas também agem nas células saudáveis, o objetivo é eliminar as células leucêmicas ou interromper a formação de novas células doentes. A quimioterapia normalmente ocorre em duas fases, a primeira é a indução, neste momento, espera-se eliminar completamente a doença e atingir o período de remissão, a quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas volta ao normal e não há mais sintomas, como o tratamento elimina a maior parte das células doentes e saudáveis talvez você precise ficar internado alguns dias — O médico começou, explicando gentilmente sobre o tratamento o qual o alfa mais novo passaria — A segunda fase é a consolidação, após o período de indução, a produção de células saudáveis deve voltar ao normal, no entanto, pode haver um número pequeno de células doentes que não alterará o desenvolvimento das células do sangue, mas que podem crescer e gerar uma recaída da leucemia mieloide aguda, portanto, a consolidação destrói qualquer residual de células doentes no corpo, se isso não é feito, a doença pode retornar em pouco meses.

— E se isso não funcionar? — Yoongi encarou o médico, esse que lhe olhou surpreso e receoso ao mesmo tempo.

— Não vamos pensar por esse lado Yoongi-ah, vamos começar pela terapia de indução, este é o nome que se dá para a fase inicial do tratamento com quimioterapia, o resultado esperado neste momento é a remissão completa, a contagem de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas volta ao normal e o paciente não apresenta mais os sintomas. A intensidade do tratamento depende da idade e saúde da pessoa, o regime mais comum de indução inclui a citarabina e a antraciclina. A citarabina costuma ser oferecida por sete dias, enquanto a antraciclina é dada por 3 dias, na primeira semana de tratamento. A terapia de indução destrói a maior parte de células doentes, assim como as células saudáveis, geralmente, devido aos efeitos colaterais o paciente pode ficar hospitalizado de 2 a 4 semanas, para obter o suporte médico, acesso a antibióticos e transfusões de sangue, isso vai depender do seu organismo, entre 3 ou 4 semanas após completar a terapia de indução, as células saudáveis da medula óssea devem voltar e o paciente será submetido a novo estudo de medula óssea, geralmente, as células blásticas ainda são evidentes após o primeiro ciclo de quimioterapia de indução, é dado um segundo ciclo de quimioterapia, geralmente usando drogas diferentes. Os pacientes devem ser avaliados antes de cada ciclo de tratamento para determinar como a doença está respondendo à terapia e para avaliar possíveis complicações relacionadas ao tratamento e à doença, a lógica para monitorar a resposta à doença é modificar a terapia, se necessário, ajustar as doses com base na resposta — Seojoon terminou, a princípio era apenas aquilo, logo se despediram, Yoongi voltaria em dois dias para iniciar o tratamento.

[Yoonkook] Eu desejo... ABOOnde histórias criam vida. Descubra agora