"Os mais corajosos são certamente aqueles que têm a visão mais clara do que está diante deles, glória ou perigo, e mesmo assim, saem para seu encontro."
Tucídides
Jogado em um banco de praça da universidade, observando o simples cotidiano paulistano, o garoto havia mandado a mensagem que mudaria sua vida, horas antes não sabia sequer se queria comparecer a tal reunião, tinha acabado de terminar seu mestrado e ia se enfiar em outra pesquisa? Porém, a breve possibilidade de Amaury ser seu orientador fez com que Diego levanta-se da cama animado.
A manhã foi corrida, o metro que deveria estar às 07:00h na estação para que chegasse a tempo na reunião atrasou vinte minutos. Quando adentrou ao auditório, todos os presentes se viraram para ele, como se um furacão tivesse passado pela porta velha que rangia.
Sentou envergonhado e pediu desculpas pelo atraso, querendo que o sentimento de se enfiar cada vez mais para dentro da cadeira passa-se. Observou que o reitor, no entanto, não tinha dado muita bola para o ocorrido, como todos ali sabiam, ele estava apenas ocupando tal cargo pelo dinheiro e status proporcionados.
Assim que recebeu a notícia que em meio a tantos professores ele iria realmente ser orientado por Amaury Lorenzo, seu coração palpitou, era como se o mundo tivesse parado, o que ele teria feito para que o universo tivesse de tão bom humor?
Precisou respirar e contar até dez para que finalmente conseguisse olhar a sua volta, buscando pelo olhar daquele que teria que conviver por um ano em uma cidade desconhecida, percebeu depois de alguns segundos que ele não estava ali. Sabendo que precisaria confirmar se o historiador realmente estaria no projeto, Diego se dirigiu ao seu antigo professor da graduação, Ignacio.
- Oi professor, como está? – perguntou um Diego aflito.
- Oi Martins, a quanto tempo! – virou-se o professor animado – está contente de ter caído com o Amaury? Confesso que no fundinho fiquei com ciúmes, você sabe que é meu pupilo – Deu uma gargalhada.
- Sei professor, sei sim – disse ficando vermelho e lembrando quantas cantadas horríveis já tinha proferido a Ignacio – eu só queria saber se o professor Lorenzo realmente vai participar do projeto? Não vejo ele por aqui.
- Claro que vai Martins – respondeu com dúvida – vou mandar uma mensagem para ele avisando das novidades, algo deve ter acontecido para ele não estar aqui.
- Ótimo professor, só queria fazer um pedido, será que posso? – deu uma risadinha desconfortável.
- Sim? – um olhar curioso surgiu.
- Você pode me passar o número do professor Lorenzo? Quero que seja eu a contar a novidade, que serei seu aprendiz na pesquisa – Veio um sorriso de orelha a orelha.
- Ah sim, posso sim... de qualquer maneira você terá o número mesmo, só não prometo que ele vá responder rápido, ele mal liga aquele celular, é mais fácil ele ver um sinal de fumaça – mais uma gargalhada surgiu.
- Obrigado professor.
E foi assim que Diego conseguiu o número de Amaury, quase ninguém o tinha, até mesmo alunos que ele tinha orientado... o que pareceu mais estranho ainda ter conseguido tão facilmente e com a frase "de qualquer maneira, você terá o número mesmo".
Os pensamentos foram longe e só voltaram quando o celular apitou, era uma mensagem em resposta - "Oi Diego, que surpresa receber uma mensagem tão animada para trabalhar comigo, espero realmente que a gente se de bem... acredito que foi Ignacio que te passou meu número né? Ele sabe das coisas".
"Ele respondeu rápido". Seu corpo estremeceu como nunca, a sensação consumia o ruivo, uma queimação começou em seu torço indo direto ao estomago, que esquisito. Ficou imóvel por uns cinco minutos, o que parecia uma eternidade, aquilo realmente estava acontecendo?
- Terra chamando Diego, alooou! – Biancca, uma de suas melhores amigas parava a sua frente.
- Ah, oi... esqueci que tinha marcado com você para contar as novidades – ele realmente tinha esquecido, muitas coisas o distraíram naquele dia.
- Que ótimo que você gosta tanto de mim que até me esquece – disse em um tom de drama.
- Aí, não começa garota, é que eu estava pensando em como a minha vida vai mudar 360°, em uma semana estarei em Santos e não conheço ninguém por lá...
- Pera, calma, recapitula... você não vai fazer a sua pesquisa por aqui?
- Não, fui designado para uma pesquisa em Santos com o Amaury e... – Ele ia tentar completar o raciocínio e foi interrompido por um grito – Que foi?
- Amaury? Amaury Lorenzo? O professor com maior renome na nossa área? Aquele que você sonha em trabalhar e que...
- Isso, esse mesmo – falou como se fosse nada, mesmo que seu coração quisesse sair pela boca.
- Esse mesmo? Esse mesmo... Diego, eu achei que você surtaria e na verdade está levando numa boa? – um olhar de dúvida estava nitidamente estampado no rosto de Biancca.
- E você quer que eu faça o que? Saia pulando pela universidade como se estivesse em um musical da Broadway?
- Sim????
- Aí, me poupa vai... eu estava falando que vou ficar um ano longe de vocês e nem um "vou ficar triste" recebi – falou com um biquinho seguido de uma risada histérica.
- É, você realmente vai estar longe... e se eu te visitar todo final de semana? – cutucou o braço do amigo.
- Talvez, talvez...
- DIEGO... – dessa vez Biancca deu-lhe um empurrão que quase o fez cair do banco.
VOCÊ ESTÁ LENDO
AMPULHETA
FanfictionAmaury é um historiador bem sucedido no campo da pesquisa, porém já perdeu as motivações de quando era jovem e entende que tudo deve ser baseada no cético, nutrindo nem um pingo de uma vida feliz e plena. Diego é um jovem historiador regado de sonho...