NOME DO AUTOR(A): John Boyne
NOME DO AUTOR DA RESENHA: Rosana Aparecida Mandelli (RosanaAparecidaMande)RESENHA:
O menino do pijama listrado é um enredo que carrega em seus capítulos uma história de amizade improvável entre um garoto judeu e um menino alemão, cujo pai trabalha para as forças militares nazistas.
Entre os escombros da guerra, ódio e extermínio, essas duas crianças inocentes e livres do preconceito que a nação alemã nutre pelo povo judaico, conseguem transformar um sentimento destrutivo e corrosivo que circula ao redor deles em uma lição de vida incrível.
Bruno é um garoto de nove anos, que se muda para uma área afastada de seu antigo lar. Sentindo-se sozinho, ele acaba por conhecer Shmuel, um garotinho que sempre se senta do outro lado da cerca de sua casa, vestindo um pijama listrado, cujo significado escapa da compreensão infantil de Bruno.
Com o passar do tempo, ambos se tornam grandes amigos, sem entender em sua inocência de criança, o que se passa além daquele espaço, onde se encontram para brincarem todos os dias, ignorando os perigos que tal amizade pode colocá-los, justamente por estarem em lados opostos da guerra.
Quando o avô de Shmuel desaparece do campo de concentração para o qual foram enviados, Bruno se oferece para ajudar o amigo a procurá-lo, vestindo também um pijama listrado, sem o qual não seria possível sua entrada no campo, causando assim uma tragédia na qual a família do garoto alemão é diretamente afetada.
Utilizando uma linguagem envolvente, o autor nos abre as portas de um mundo onde a guerra é o personagem principal, mostrando-nos que todo o ato tem uma consequência, pode ser bom ou ruim, dependendo de como agimos em relação aquilo que nos cerca.
Bruno e Shmuel são o exemplo de que a amizade sincera e verdadeira não enxerga barreiras para florescer, mesmo que, aos olhos do mundo, seja totalmente equivocada. Um amigo de verdade não tem religião, nacionalidade ou cor de pele diferente da nossa, pois em nossos corações e almas somos todos iguais e carregamos conosco nossa própria bagagem de vida, que pode ser partilhada com todos que nos querem bem.
A tragédia que se abate sobre Bruno e Shmuel também nos prova que às vezes é pela dor que as grandes mudanças se iniciam, e a vida usa como instrumento o sofrimento alheio para fazer com que a sociedade consiga enxergar além de seu preconceito velado e não justificado, as enormes injustiças que se escondem por trás de suas falsas boas intenções.
A mensagem que fica dessa obra trágica, mas necessária, é que enquanto o mundo girar em torno de coisas repulsivas e totalmente absurdas, a sociedade sofrerá as consequências da causa e efeito, e quanto mais cega se tornar em relação ao que é desumano, toda a sua maldade e conivência se voltará contra aqueles que a praticam.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Concurso de Resenhas - 1° EDIÇÃO
Não FicçãoMergulhe no emocionante universo literário do "Concurso de Resenhas", onde os participantes são desafiados a expressar sua paixão pelos livros favoritos em resenhas curtas e envolventes. Nesta competição literária única, uma banca de especialistas m...