✨🥈CONCURSO DE RESENHAS: DOCE VITÓRIA✨

17 13 0
                                    

NOME DO AUTOR(A): Taylor Cadwell
NOME DO AUTOR DA RESENHA: Rosana Aparecida Mandelli (@RosanaAaprecidaMande)

RESENHA 2:

    Doce Vitória se passa no final da Segunda Guerra Mundial, quando um pastor protestante volta deste conflito no qual participou como capelão, trazendo consigo cinco crianças, vítimas do Holocausto, onde experiências terríveis foram realizadas contra elas, deixando-as em um estado lastimável.

    Penalizado pelas condições dessas crianças, órfãs da guerra, Johnny Fletcher os adota como filhos e os leva para viver em uma cidade industrial, cujo principal meio de vida é a mineração de carvão.

    Hostilizado pelo dono do jornal local MacDonald Summerfield, Johnny tenta dar uma vida digna aos seus cinco filhos adotivos. Impulsionado por sua fé comovente e seu amor pelo ser humano, ele acredita que encontrou o lugar perfeito para que as cinco crianças possam ser reabilitadas na sociedade e, desta forma, possam encontrar paz para crescerem como pessoas de bem e sadias. Mal sabe ele que esses órfãos não serão bem aceitos pelos moradores locais, que os vê como uma ameaça à integridade moral e física da cidade de Barryfield.

    O que é incrivelmente comovente nessa história é como a fé de Johnny nos inspira. Ele crê na bondade divina e na do seu semelhante e, mesmo tendo visto o pior do ser humano na guerra, ele traz consigo uma esperança que faz com que nossos corações creiam como ele, em uma vida melhor e mais feliz.

    A maneira como ele sente Deus dentro de si, como uma luz que ilumina sua alma e o enche de felicidade, nos faz pensar em nossa própria fé e no que Deus representa em nossas vidas. Muitas vezes não conseguimos compreender qual é o propósito de nosso sofrimento ou de nossa tristeza, e acabamos por atribuir a Deus uma culpa que não lhe cabe.

     A condição na qual nos encontramos, na maioria das vezes, é o produto de nossas próprias ações. Assim, como um dito popular sabiamente nos fala que colhemos o que plantamos, pagamos por nossa ignorância, pela nossa falta de discernimento, pela nossa soberba e orgulho, como uma lição que deve ser aprendida, e nos mostrando que esta é a lei da evolução.

     Em alguns momentos deste livro, assim como nós, Johnny também tem suas dúvidas e perde sua fé, quando um ato cruel de pessoas que são incapazes de ter empatia pela dor do outro, acaba por ceifar a vida de Emily, uma de suas crianças e a quem ele mais amava por ser a mais frágil. A morte da garotinha causa uma escuridão dentro de Johnny, que se pergunta constantemente, por que uma criança de três anos e inocente, teve que pagar com a vida pelo ódio alheio.

     Em uma linguagem simples, mas profunda, a autora nos faz percorrer com Johnny os caminhos da alegria e da tristeza, as suas dúvidas e certezas até que ele finalmente reencontra sua fé perdida em um ato de amor inesperado, nos mostrando que a luz sempre será maior que a escuridão.

Concurso de Resenhas - 1° EDIÇÃOOnde histórias criam vida. Descubra agora