capítulo um.

200 15 17
                                    

★

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Quando me perguntam por que eu me mudei tão radicalmente da minha terra natal para uma cidade "grande", eu apenas digo que lá eu não encontrava trabalho e aqui eu me sustento bem.

Em partes não minto, mas não conto a verdade toda. Minha vida inteira sonhei com o momento que eu poderia me afastar mais de minha família e respirar fundo, tentando resolver apenas meus problemas. Minha vida não gira mais em torno deles. É bom.

Tudo mudou quando me mudei para a capital, eu vim quando soube de uma vaga de emprego por uma amiga daqui, fiz minhas malas me despedi e sem rumo caí de paraquedas. No início foi bizarro, o choque de cultura, o dinheiro que ainda não havia, até que em dois anos estou bem estabilizado aqui, vivendo consideravelmente bem falando de modo financeiro.

É uma cidade agitada, daquelas que a movimentação de carros e motos começam cedo. Assim que o despertador me acorda, me espreguiço e começo minha rotina de dias da semana.

Sou professor em uma escola do fundamental, leciono lá há dois anos. Trabalho com o fundamental I e II, sendo o professor de ciências.

Com o colete da escola por cima da camisa, uma calça e uma crocs confortável de costume, desço o apartamento com os materiais didáticos em mãos e a chave do carro no bolso.

Dirijo até a escola, o trânsito horrível, cheguei na escola faltando dez minutos para tocar o sinal dos alunos entrarem na sala.

Passo pelos corredores com os alunos me cumprimentando e vou acenando e sorrindo, até a sala dos professores. Assim que chego lá, falando com alguns outros colegas de trabalho, olho meu horário e vejo que sala entrarei agora. Seria o 7° ano, revejo as anotações da aula passada e é esse o momento que o sinal toca. Me preparo mentalmente para mais um dia.

[...]

- Vamos recapitular a aula de hoje! Quando o gelo passa de sólido para líquido, ou seja, para a água que bebemos, ocorre uma mudança de estado. Alguém saberia me dizer qual é o nome dessa mudança? - Falo em alto e bom som, olhando para meus alunos preciosos.

- Fusão! - Escuto meu aluno preferido falar de seu assento - sim, eu tenho um preferido e a maioria dos outros professores têm também -, sorrio para ele e levanto o polegar.

- Certo, agora quero todo mundo falando com o titio aqui, repitem todos o que o coleguinha Sunghoon acabou de falar. A mudança de sólido para líquido é?

- Fusão!

- Beleza, já temos do sólido para o líquido, ou seja, o gelo para a água que bebemos. E quando a água se transforma em vapor?! Essa é fácil.

- Vaporização. - A maioria da sala fala e eu sorrio.

- Ótimo, essas sãos as fases indo, e as voltando? Alguém poderia me dizer? Quando o vapor vira líquido e o líquido vira sólido?

Bonfire • MINSUNGOnde histórias criam vida. Descubra agora