Hoje faz exatamente quatro anos desde que me mudei para a Coreia do Sul. Quatro anos desde que embarquei em uma jornada de descobertas, desafios e autoconhecimento em uma terra distante, que inicialmente conhecia apenas superficialmente, mas que acabaria por me conquistar completamente.
Lembro-me vividamente do dia em que recebi aquela proposta que mudaria o curso da minha vida. Era uma manhã ensolarada de primavera quando meu telefone tocou, interrompendo minha rotina habitual de maquiar clientes em um dos estúdios mais requintados em São Paulo, o Golden Star. Do outro lado da linha, uma voz familiar, embora um tanto distante, proferiu as palavras que ecoariam em minha mente por dias a fio: uma oferta de emprego para trabalhar como maquiadora na Coreia do Sul, mais precisamente para uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, que na época, se chamava BigHit Entertainment.
A decisão não foi fácil. Ao longo dos meus vinte anos de vida, enfrentei desafios e obstáculos, mas nada se comparava à magnitude dessa escolha. Deixar para trás minha família, meus colegas e tudo o que conhecia para me aventurar em uma terra desconhecida, onde a língua, a cultura e os costumes eram completamente diferentes dos meus, parecia uma tarefa assustadora demais para ser realizada.
No entanto, havia algo dentro de mim que ansiava por essa aventura, por esse desafio. Desde os meus treze anos, quando descobri minha paixão pela maquiagem e comecei a transformar rostos com cores e texturas, sabia que meu destino estava além das fronteiras do familiar. A oportunidade de trabalhar com algumas das maiores estrelas do entretenimento sul-coreano, de aprender e crescer em um ambiente tão dinâmico e vibrante, era simplesmente irresistível.
E assim, com o coração apertado de saudade e a mente repleta de expectativas, tomei a decisão de embarcar nessa jornada rumo ao desconhecido. E agora, quatro anos depois, olhando para trás, não posso deixar de sorrir ao lembrar de todas as experiências que vivi, das amizades que fiz e do quanto cresci como pessoa e profissional.
Sim, a Coreia do Sul pode não ser o lugar que eu chamei de lar desde o nascimento, mas é onde encontrei uma nova versão de mim mesma. E por isso, mesmo com todas as adversidades e desafios pelo caminho, não trocaria esses quatro anos por nada neste mundo.
Ouvir palavras de julgamento era algo comum quando eu ainda estava no Brasil. "Conseguiu o emprego na Golden Star só por causa dos contatos dos pais", diziam alguns. Talvez houvesse um pouco de verdade nisso, afinal, meus pais ocupam posições de destaque na sociedade brasileira. No entanto, nunca foi meu objetivo depender do sucesso ou da influência deles. Para mim, era importante conquistar meu lugar no mundo com base no meu próprio mérito.
E foi exatamente isso que fiz quando cheguei à Coreia do Sul. Aqui, ninguém me conhecia. Não havia nome de família ou conexões poderosas para abrir portas para mim. Comecei do zero, como qualquer outro estrangeiro em um país distante. E foi através do meu trabalho árduo, dedicação e talento que construí minha carreira na indústria da maquiagem.
Comecei maquiando trainees, os artistas iniciantes que sonhavam em se tornar as próximas estrelas do K-pop. Era um trabalho humilde, longe dos holofotes e do glamour que eu eventualmente viria a conhecer. Mas eu estava determinada a aproveitar cada oportunidade e mostrar meu valor. Com o tempo, minha habilidade e paixão pela maquiagem chamaram a atenção dos meus superiores, e fui promovida a maquiadora de artistas mais estabelecidos.
Agora, aqui estou eu, maquiando algumas das maiores estrelas do K-pop e do K-drama. Cada pincelada é uma expressão do meu talento e dedicação, uma prova de que eu consegui chegar até aqui também por meu próprio mérito. E embora as palavras de julgamento no Brasil ainda possam ecoar em minha mente de vez em quando, sei que conquistei tudo que tenho hoje também por conta do meu esforço e habilidade.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Still With You - Jeon JungKook
FanfictionEm "Still With You", mergulhe na história envolvente da brasileira Margot Castellani, uma herdeira que recebe a oportunidade de maquiar para a Big Hit Entertainment na Coreia do Sul. Longe de ser uma decisão simples, Margot precisa enfrentar os desa...